O setor industrial é formado por segmentos diversificados, com máquinas, equipamentos e ferramentas que são preparados para atender as finalidades e objetivos das empresas que atuam na área de transformação de matéria-prima em bens de consumo.

Para atender as metas de cada empresa, os profissionais que trabalham na área de montagem industrial desenvolvem projetos únicos e exclusivos para cada cliente, atendendo as diversas demandas às quais são solicitadas.

Além de máquinas e equipamentos apropriados, os projetos precisam contar com profissionais que atuam em áreas específicas, para operar as ferramentas de maneira apropriada.

Tudo isso seguindo as normas de segurança das linhas de produção e todas as tarefas envolvidas no entorno.

Captação de água para reaproveitamento próprio

A proteção ao meio ambiente e melhor aproveitamento dos recursos naturais está entre os processos que visam empregar a sustentabilidade em todos os setores, principalmente, no campo industrial.

Dessa forma, a construção de uma estrutura de captação de água utilizada nos processos de manufatura é obrigatória, de acordo com o tamanho da empresa e o uso desse recurso natural tão presente em diferentes segmentos.

As estações de captação e tratamento da água fazem parte do cenário industrial, com elementos específicos, como a presença da bomba diafragma com reforço pneumático para direcionamento correto, até os espaços de evaporação e separação de sedimentos.

Para atender a legislação que protege o meio ambiente, as empresas que realizam a montagem industrial identificam a necessidade de construção de um laboratório de pesquisas dedicado à verificação constante da qualidade da água.

Como o reaproveitamento está dentro do planejamento estrutural, o armazenamento em cisternas precisa passar por avaliação técnica em um ambiente adequado.

Assim é possível levar a água captada e tratada para tarefas específicas, entre elas:

  • Lavagem de pátios;
  • Resfriamento de máquinas;
  • Tubulação de vasos sanitários;
  • Jardinagem e paisagismo.

Os profissionais que trabalham no laboratório realiza procedimentos apropriados, utilizando um meio de cultura simples para identificar a presença de agentes microbiológicos que podem ser prejudiciais ou não causam nenhum problemas se quando retornam à natureza em condições peculiares.

Esse cuidado atende às demandas de segurança promulgados por meio de normas e leis vigentes e que são exigidas por marcos regulatórios.

Projetos prontos para recepção de equipamentos

A preparação dos setores de um ambiente industrial devem seguir protocolos de segurança, atendendo as normas regulamentadoras de órgãos de fiscalização, que sempre estão envolvidos na montagem de uma empresa.

Desde a entrada e acomodação da matéria-prima até o encaminhamento, por parte de um planejamento de logística implementado por profissionais da área técnica, é preciso observar alguns pontos pertinentes.

A instalação de grades de segurança, comunicação visual de solo e em pontos estratégicos, saída de segurança, prateleiras e equipamentos de combate a incêndio são primordiais para qualquer empreendimento imobiliário industrial.

A montagem de prateleiras, balcões e mesas de apoio podem contar com materiais apropriados, como as barras de ferro perfilado 19×38 centímetros, que oferecem um espaço adequado, conforme os trabalhos realizados.

Essas barras de ferro possuem como característica principal, além da resistência e possibilidade de adaptação, a facilidade para a passagem de fios e cabos elétricos.

Por isso, é comum observar sua presença em suportes para aparelhos de ar condicionado, televisores, luminárias e estruturas de gesso.

A própria estrutura imobiliária conta com elementos metálicos em sua formação, como o apoio de telhas leves com suporte formado por tubo quadrado de aluminio por toda a extensão interna.

A escolha por esse tipo de material está na facilidade de instalação e manutenção preventiva e corretiva facilitada. Os projetos estruturais voltados para a ambientação industrial escolhe como material principal o metal por outras razões.

Além da resistência e facilidade de adaptação aos projetos, é possível ampliar os espaços acompanhando o desenho proposto desde o início. A capacidade de resistir ao fogo também é celebrada entre os engenheiros e arquitetos.

O uso do tubo retangular de aluminio também está relacionado às obras sustentáveis, já que esse material é reciclável e pode retornar em forma de chapas ou outros elementos estruturais, caso seja necessário, sem perder suas características originais.

Oferta de aperfeiçoamento profissional

Uma montagem industrial não está completa até a ocupação dos profissionais que atuarão no dia a dia da empresa.

Basta oferecer aos contratados especialização em áreas específicas, como o curso de atmosfera explosiva, para atender às normas regulamentadoras, neste caso a NR 10.

Nesse caso, especificamente, o profissional é responsável por verificar se todos os regulamentos estão sendo seguidos à risca quanto ao trato de substâncias inflamáveis, como combustíveis fósseis e vegetais.

Estando tudo em ordem, a empresa pode funcionar a todo vapor, levando em consideração que os órgãos fiscalizadores estarão sempre presentes, para verificar se está tudo dentro dos conformes.