A montagem industrial se transformou com o passar dos anos, levando em consideração que o desenvolvimento de novas tecnologias tem ganhado cada vez mais espaço no chão de fábrica.

Junta-se a isso as melhorias implementadas na forma como se utiliza diferentes formas de energia dentro do ambiente industrial, tendo a eletricidade como a principal provedora. Além disso, a sustentabilidade tem se adaptado conforme a possibilidade de inclusão no setor produtivo.

Com isso, ganha a sociedade, que recebe produtos de qualidade nos mais variados ramos de atividades produtivas, e ganha a competitividade corporativa, que estimula novas maneiras de alcançar novos patamares na transformação da matéria-prima em produto final.

Distribuição de energia com qualidade e segurança

A energia elétrica que chega em uma planta fabril tem origem em hidrelétricas. Para que a produtividade não seja prejudicada, a instalação interna deve ser adequada em conformidade com os equipamentos e maquinários que fazem parte do chão de fábrica.

Ato contínuo, a manutenção em cabine primária deve ser realizada periodicamente, com atenção voltada para a capacidade de distribuição em setores específicos de um galpão industrial.

A apresentação de falhas de abastecimento de energia é um indicativo que precisa ser verificado o quanto antes, para que a segurança patrimonial esteja em dia.

A proteção se estende aos profissionais que atuam no chão de fábrica, levando em consideração que uma descarga elétrica pode causar danos irreversíveis à saúde de uma pessoa.

A manutenção preventiva em cabine primaria ocorre por meio de revisões constantes, verificando o aterramento apropriado apontado pelo SPDA (Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas) e a medição de tensão elétrica mais apropriada para cada quadro de distribuição de energia.

Os cuidados devidos impedem, e ainda, a fuga de energia por meio de fios desencapados, ou em tensão superior ao necessário dentro do projeto. Com isso, há uma economia dentro dos custos, o que pode refletir no balancete financeiro da empresa.

Produtividade garantida com apoio secundário

Mesmo com todas as garantias apresentadas por distribuidoras de energia, uma fábrica ou indústria deve se precaver contra quedas por causas alheias, como tempestades ou intervenção de terceiros.

Dessa forma, a instalação de um gerador a diesel industrial é uma solução que evita paradas de longo prazo, pois esse equipamento entra em funcionamento logo que a energia principal apresenta instabilidade ou queda repentina.

Por ser abastecido com um combustível fóssil, a continuidade dos trabalhos pode ser constante, desde que o fornecimento de energia seja o suficiente para a movimentação de máquinas e equipamentos de porte grande.

Tensão variada deve ser nivelada entre setores

A capacidade de consumo de energia entre um equipamento elétrico e outro pode variar consideravelmente, tendo em vista que um escritório utiliza computadores e impressoras e o chão de fábrica possui esteiras rolantes, elevadores e outros maquinários que dependem de eletricidade.

Para evitar o fornecimento de energia elétrica irregular, o projeto de distribuição deve contar com um transformador de média para baixa tensão, com transmissão de eletricidade entre circuitos, modificando a impedância dentro dos parâmetros de consumo.

O uso de equipamento distintos

O sistema pneumático também faz parte da condução de energia para equipamentos específicos dentro de uma planta fabril. O investimento nesse tipo de projeto pode variar de acordo com o tamanho da empresa, as funcionalidades de cada equipamento e as capacidades produtivas requisitadas.

O preço de compressor de ar pode variar conforme o tamanho do equipamento e das funcionalidades impostas dentro do chão de fábrica. Além disso, há diversos modelos disponíveis, entre eles:

  • Turbo compressor;
  • Êmbolo;
  • Rotativo;
  • Membrana.

Conforme a finalidade do trabalho proposto e o objetivo final é instalado um modelo diferente, podendo ser dividido em duas categorias de compressor: deslocamento positivo e de turbina.

O compressor de pintura schulz, por exemplo, é encontrado em linhas de produção automotivas e de eletrodomésticos. Assim as características de cores são implementadas sobre as chapas metálicas com a automação industrial prevalecendo como forma de trabalho moderno e eficiente.

Cuidados para enfrentar a concorrência

Toda essa preocupação está em garantir uma presença maciça no setor industrial, promovendo uma alteração significativa na forma como se produz, incluindo a tecnologia como fator preponderante em diversos aspectos.

A energia elétrica distribuída por concessionárias públicas e privadas deve atender adequadamente todo o setor industrial, mas novos modelos devem fazer parte do projeto de montagem industrial.

Por fim, o melhor aproveitamento de recursos naturais não se resume apenas às matérias-primas presentes nas linhas de produção, mas também da água utilizada nas hidrelétricas.

Um equilíbrio formado entre sociedade civil, poder público e industrialização permite um desenvolvimento urbano inteligente e a garantia de um futuro melhor para a humanidade.