Para que as máquinas e equipamentos industriais funcionem devidamente, suas peças devem estar com alta qualidade. Sejam elas peças para máquinas pesadas ou não, é necessário que haja manutenção periódica e cuidado a todo o momento.

Para tratar um pouco mais sobre esse assunto, hoje vamos falar sobre o motor.

O motor elétrico possui uma importância extrema para o funcionamento de quase todos os equipamentos. Isso porque hoje em dia, a maioria deles funciona ligado à energia.

Assim, com a função de fazer a transferência dessa energia para a máquina, o motor é o que dá vida àquela ferramenta.

Existem diversos tipos de motores elétricos, desde aqueles que funcionam dentro das nossas casas até aqueles que são necessários para a utilização de tratores e colheitadeiras. Alguns dos aparelhos comuns que utilizam motores são:

  • Máquina de lavar roupa;
  • Geladeira;
  • Ventilador;
  • Liquidificador;
  • Transportes (ônibus, barco, trator, carros) etc.

Já na indústria, as máquinas que normalmente utilizam motores são:

  • Compressores;
  • Bombas;
  • Veículos elétricos;
  • Misturadores;
  • Discos de corte;
  • Estações de saneamento;
  • Transportadores;
  • Polias automáticas;
  • Guinchos, etc.

Assim, existem dois tipos de motores que são os mais importantes: de corrente alternada e o trifásico.

Motor de corrente alternada

O motor de corrente alternada (CA), assim como o motor elétrico comum, tem a função de transformar energia elétrica em energia mecânica, que é utilizada para dar vida às máquinas e equipamentos.

Há, também, uma energia rotacional que atua nesse sentido. Essa última é gerada por campos magnéticos que são produzidos pelo CA.

Esse motor é utilizado tanto para pequenas ferramentas como para grandes maquinários. Em geral, ele tem de componente o estator – anel de metal com fios, por onde a corrente passa – e o rotor – haste com pilhas condutoras. Esse último interage com o campo magnético e gira, produzindo torque.

Existe mais de um tipo de motor elétrico CA. Eles são:

  • Motor elétrico de indução (assíncrono / trifásico);
  • Motor elétrico síncrono;
  • Motor elétrico universal.

Motor elétrico trifásico

O motor elétrico trifásico é, também, um motor de corrente alternada. Assim como o CA, contém um rotor e um estator. Porém, a diferença é que o rotos pode ser de dois tipos: gaiola de esquilo ou enrolamento. Já as bobinas do indutor ficam no estator e são elas que possuem três fases.

Assim, quando a corrente circula em volta das bobinas, um campo magnético é induzido (por isso o motor também leva esse nome) em volta do rotor. Assim, ocorrerá uma tensão que terá função de um gerador.

A importância da eletricidade na indústria

Além do funcionamento dos motores, a eletricidade é de extrema importância para o setor industrial. Isso significa que, sem ela, muitos trabalhos e serviços não aconteceriam. É que a eletricidade não envolve apenas os maquinários, mas também a estrutura e a segurança do local.

Sistemas como alarmes e luzes necessitam da eletricidade para funcionar. Além disso, é a indústria a área que mais utiliza energia elétrica no Brasil. Em geral, o setor utiliza 40% de toda energia produzida no país. Por isso, a necessidade de motores elétricos de qualidade é tão grande: tudo depende disso.

Mas, por causa do grande uso de energia, é necessário saber economizar e cuidar. Realizar manutenções no sistema elétrico periodicamente e contratar um eletricista de plantão são algumas dicas importantes.

O ideal é que toda indústria tenha um gerador, para momentos em que a energia elétrica comum faltar.

Normalmente, são utilizados geradores à diesel. Isso porque eles proporcionam a geração ininterrupta de energia, pelo tempo necessário, até a fonte original ser consertada.

Por causa disso, hospitais, empresas e indústrias escolhem essa opção. Além disso, geradores à diesel precisam de menos manutenções do que outros tipos de geradores.

Assim, investir em um sistema de segurança de qualidade e em geradores é essencial, inclusive, para uma melhor situação financeira. Quando uma empresa para em razão de falta de energia, pode ser perdido muito dinheiro nesse momento.

Compreender melhor sobre como funcionam os sistemas e os motores elétricos de uma indústria lhe garante mais ferramentas para cuidar melhor de uma empresa.

Sabendo sua importância, fica mais fácil fazer um planejamento de cuidados e manutenção. Além disso, tendo conhecimento sobre esses assunto, é possível contratar profissionais e cobrar exatamente o que se quer.