Algumas indústrias têm a necessidade de transferir líquidos e fluidos, para isso é importante possuir tubulações e bombas que se adéquem as suas carências.

Essa precisão se dá por diversos motivos, por exemplo, a interligação de tubulações para a efetivação de diversas etapas de processamento ou então para ser colocada em um tipo de reservatório e entre outros.

Para que seja feito esses procedimentos, é preciso muito controle em muito dos casos, principalmente relacionando-se com a vazão dos fluidos. Também é preciso que os equipamentos permitam o bloqueio do fluxo quando necessário, fazendo isso de maneira eficiente e também segura.

As bombas e aalguns tipos de válvulas são responsáveis por esse sistema de transferência de líquidos e fluídos.

De maneira genérica, as bombas são muito usadas para que os líquidos sejam transferidos em ambientes industriais ou também emergenciais. Já as válvulas, por exemplo, servem para auxiliar no sistema de controle, tanto de fluxo como de pressão e nível.

As bombas são compostas geralmente com um motor eletrico que ajudam no processo. Elas podem ser usadas em sistemas grandes de bombeamento, como usadas de formas independentes.

Cada válvula e bomba possuem modelos diferenciados dependendo das viscosidades como água, hidrocarbonetos, águas residuais, esgoto e outros tipos efluentes.

Mecânica das bombas

Quando se trata de bomba hidraulica, estamos falamos de equipamentos que transportam fluidos de um ponto a outro. São muito usadas para:

  • Bombear água de poços artesianos (tendo filtro em seu corpo);
  • Drenagem de terrenos;
  • Captação de água de lençol freático;
  • Drenagem de piscinas.

Há alguns modelos de bombas, entretanto há duas mecânicas de funcionamento diferentes, as bombas chamadas volumétricas e as bombas centrífugas.

As volumétricas (também chamadas de deslocamento positivo) fazem a movimentação dos líquidos por impulso obrigando o fluido a ocupar ou desocupar lugares.

Já a bomba centrífuga é composta por um motor com a rotação de um eixo a partir do seu centro, fazendo com que o fluido saia pela ação dessa força.

Tipos de bombas

Bombas centrífugas

A Bomba centrífuga tem como finalidade a transferência ou transporte de diversos tipos de fluidos, por meio de um processo chamado de sucção e são usadas para aplicações gerais.

É possível encontrar elas com diversos tipos de rotores, abertos, fechados, de vórtex ou unicaldal. Os rotores pode ser elétricos ou a diesel.

Bomba centrífuga submersa

A Bomba centrífuga submersa é uma bomba com mesmo funcionamento que uma centrífuga, a grande diferença está na sua estrutura que é feita para suportar grandes profundidades.

São operadas geralmente de forma remota por meio de uma unidade de força hidráulica. Pode trabalhar com altas vazões, baixas pressões e também em altas pressões com baixas vazões.

São usadas para transferência de água oleosa, líquidos viscosos com sólidos, lodo e água limpa.

Bomba centrífuga horizontal

A Bomba centrífuga horizontal é um equipamento para uso geral, e tem um rotor fechado, composto para sucção horizontal. Também é formado para uma descarga vertical que vem atrelado a um motor elétrico, trazendo eficiência ao produto.

Esse tipo de bomba é usada para transporte de energia e também de fluidos, e serve para sucção de alguns elementos dentre eles água, esgoto, petróleo, e também na implementação de aspirador de pó.

Bomba autoescorvante

Não precisam de líquidos para que a sucção comece (processo de autoescorva) e podem ficar secos por tempo indeterminado. É ideal para a transferência de diversos tipos de líquidos, como efluentes, água oleosa, resíduos em tanques e em cenários temporários.

Bomba parafuso

Esse tipo de bomba é formado por um eixo central que tem uma chapa em formato helicoidal, em que os líquidos preenchem os espaços formados pela espiral. São usados em tratamento de esgoto, onde os volumes são elevados ou recirculados.

Cuidados e importância das bombas

As bombas são importantes para as indústrias e empresas que precisam mover grandes massas de líquidos ou fazer drenagem de grandes espaços líquidos.

Para que as bombas funcionem de forma adequada é necessário alguns cuidados na manutenção como:

  • Nunca deixar uma bomba principal ou reserva sem uso por mais de 30 dias;
  • Ter sempre peças de reposição em estoque;
  • Inspecionar as válvulas com periodicidade;
  • Inspecionar sempre o motor a fim de evitar problemas com o gasto de energia elétrica.

Com todos esses procedimentos a bomba funcionará de forma adequada e correta.

A bomba é uma das principais ferramentas para diversos tipos de indústrias e uso doméstico, e portanto saber qual a bomba a ser utilizada e a feitura de manutenção é necessário para que ela funcione adequadamente.