Para que possamos entender como funciona a manutenção das cabines primárias, primeiro precisamos entender o que são esses equipamentos e para o que eles são utilizados.

A cabine primaria é responsável por ajustar toda energia elétrica, que é fornecida diretamente da rua para as empresas.

Elas permitem que a voltagem chegue calibrada para os equipamentos, evitando danos para a empresa, trabalhando com média tensão.

Por que realizar os reparos e manutenções?

As cabines são distribuidoras de tensão, um conjunto de equipamentos que transformam, medem e protegem a energia que uma empresa recebe.

Por conta disso, ela fica exposta, diversas vezes, à alta tensão, o que pode causar desgaste do material, exigindo que seja feita uma manutenção nas cabines.

Primeiramente, a manutenção de cabine primaria deve ser feita de forma preventiva, para evitar problemas mais graves, que possam surgir e interromper o seu funcionamento.

Esse trabalho atende, principalmente, a matriz que liga todas as operações das cabines. O serviço deve ir além de consultas.

Por se tratar de um aparelho que requer muitos cuidados, é necessário que se façam análises de funcionamento e uso apropriado do material.

O mais indicado é que se faça uma manutenção preventiva mensal, para checar todos os dados das cabines e seu funcionamento.

É importante que se faça a contratação de técnicos especializados e que possuam conhecimentos das normas exigidas, quando o assunto é eletricidade.

Há empresas que fazem esse tipo de serviço e oferecem até mesmo planos mensais para realizá-lo, permitindo que, em caso de uma emergência, a correção seja feita de forma mais rápida e eficaz.

Como a manutenção é realizada?

A manutenção é realizada com alguns serviços de reforma geral, medições elétricas, aterramento, correção do fator de potência, revisão dos barramentos e dos quadros de distribuição, verificação de para-raios e chaves selecionadas.

Esses são só alguns dos trabalhos que são feitos durante uma prevenção, além disso, também ocorrem os procedimentos de limpeza completa, que dão mais um auxílio para o bom funcionamento das cabines.

Caso a cabine apresente uma falha, o mais provável é que aconteça a corretiva, daí, somente com consertos e talvez a troca de equipamento.

Em casos de correção, pode ser necessário a troca de disjuntor, transformadores, circuitos, sistemas e outros materiais em que consistem as cabines.

Esse é o tipo de problema que deve ser evitado, pois uma parada no equipamento, pode afetar a produção e, até mesmo, a segurança da empresa e dos funcionários.

A diferença entre a as cabines primárias e secundárias

Mas não há apenas as cabines primárias, existe também a secundária. A cabine secundária lida com tensões mais baixas, por isso é mais encontrada em casas, pequenos comércios e outros lugares que não recebem tensões tão altas.

Há diferença na manutenção de cabines primárias e secundárias, ambas necessitam de prevenção, mas alguns cuidados são diferenciados devido às diferenças de tensão elétrica nas quais estão diretamente ligadas.

Assim como todo equipamento é importante, deve-se ter certeza de que se está tendo os cuidados corretos para que não haja nenhum tipo de problema.

Em casos de equipamentos que lidam diretamente com eletricidade, é preciso uma atenção redobrada, pois um acidente elétrico pode ser fatal.

Invista na otimização dos equipamentos

A contratação dos serviços também deve ser feita de forma consciente, a fim de garantir a segurança da empresa e o funcionamento dos aparelhos.

O uso das cabines primárias é muito utilizado em empresas de automação industrial, pois são empresas que precisam de voltagens maiores para seus procedimentos.

Os preços também são uma vantagem para as empresas, já que muitas vezes, não é necessário a instalação de vários cabeamentos e fiações.

Que podem ter um serviço mais caro para os empresários, dependendo do tamanho da empresa. As normas de segurança, em relação à manutenção são bem específicas.

Uma vez que, até mesmo uma aproximação indevida aos equipamentos, sem a devida proteção, pode resultar num choque oriundo de uma descarga elétrica. Como as voltagens são altas, os choques podem acabar sendo fatais.

Por isso é necessário utilizar todo um aparato de segurança, para que se possa mexer ou se aproximar das cabines.

Geralmente, usam-se luvas de borracha – para isolamento térmico –, macacão de proteção, capacete, sapato de borracha entre outros.

Existem normas de segurança, que estabelecem quais são as regras de segurança, que devem ser seguidas para o manuseio e utilização de equipamentos elétricos, como a NR10, a NBR 5410, a NBR 5419, a NBR 14039 e algumas outras.