As conexões hidráulicas possuem a função de unir linhas e meios de transmissão de fluidos a bitolas e pressão.

As conexões devem ser desenvolvidas para que consigam suportar valores de pressão diferentes, consequentemente apresentem vazamento zero.

Essas conexões hidráulicas são utilizadas nos sistemas de máquinas interligando as mangueiras, cilindros, atuadores rotativos, acumuladores, motores, bombas, válvulas, direcionais e cartucho.

De modo geral, compõem todas as peças ligadas a um sistema de máquinas que transportam fluidos, por isso existem diversas conexões hidráulicas industriais utilizadas pelas fábricas.

Os segmentos industriais que mais fazem uso destas conexões em seus processos produtivos são as áreas médica, mineradora, automobilística, alimentícia, indústrias de embalagens, borracha, desenvolvedoras de máquinas e ferramentas.

As conexões hidráulicas industriais são peças de grande importância, pois estão ligadas diretamente às máquinas e suportam fluidos e pressão.

Dessa maneira, a qualidade dessas conexões é fundamental para não comprometer o processo produtivo e manter a segurança do local sem vazamentos.

Entenda pra quê serve o engate rápido hidráulico

O engate rápido para mangueira possibilita a conexão imediata e a desconexão em um determinado ponto do circuito hidráulico sem a necessidade do uso de ferramentas, apenas com o uso das mãos (operação manual).

Todos os modelos são fabricados com válvulas de retenção no lado macho (pino) e no lado fêmea (acoplador), desta forma, evitando a perda de fluido e impossibilitando que o ar entre quando o engate for desconectado.

Havendo a possibilidade de se solicitar um dos lados do engate rápido hidráulico sem a válvula de retenção (fabricação especial).

O sistema de acoplamento é feito por meio de esferas auto travantes, muito utilizado para a troca rápida de mangueiras e comandos de forma segura, evitando assim vazamentos indesejáveis.

Suas tampas são fabricadas com material plástico e são utilizadas apenas quando o engate estiver desacoplado, tendo como opção de uso com vedação em Viton que é normalmente utilizada no engate que irá trabalhar em fluxos elevados.

As diferentes aplicações e segmentos industriais

Esse tipo de material é geralmente aplicado em:

  • Circuito fixo ou móvel dos equipamentos rodoviários;
  • Máquinas para terraplenagem;
  • Máquinas de transporte e elevação;
  • Máquinas operatrizes e injetoras;
  • Indústria química, petroquímica, elétrica, alimentícia e siderurgia;
  • Equipamentos militares, construção civil, indústria naval e em circuitos de instrumentação;
  • Refrigeração;
  • Ferramentas industriais.

Quanto a Bomba hidráulica Parker é amplamente usada na indústria e faz parte de um sistema ainda maior, trabalhando em conjunto com outras peças para melhor funcionamento.

Esta unidade é responsável por converter a energia potencial dos maquinários em energia cinética (movimento) e pressão (força), que por sua vez, são enviadas a um fluído bombeado dentro de um sistema.

Esta transmissão pode aumentar a pressão, velocidade, altitude ou combinações das várias opções.

Há também as bombas de engrenagens e de palhetas fixas. Projetadas para lidar com uma ampla gama de aplicações, são fabricadas com os melhores materiais sob rigoroso controle de qualidade.

A mangueira hidráulica é um item utilizado no transporte de fluídos de um ponto a outro.

São utilizadas tanto para transportar produtos químicos, em alta temperatura ou inflamáveis, funcionando assim como um meio de levar aquele produto em segurança, como também para transportar itens comuns.

Sendo assim é usado para substituir tubulações, visto que é flexível, o engate rápido hidráulico é uma peça feita geralmente em metal, utilizada para poder fazer a ligação entre o local onde está o fluído, destino e a mangueira hidráulica.

Há ainda a opção de utilizar uma mangueira hidráulica para transportar utilizando baixa, média, alta ou super alta pressão, normalmente a mangueira de polietileno é um dos materiais mais utilizados para o equipamento.