É de suma importância que todo o ciclo de produção de uma indústria esteja funcionando de maneira uniforme e programada, pois a demanda de trabalho é enorme e uma peça em mau funcionamento pode atrasar toda produção e acarretar em uma série de prejuízos.

Tais prejuízos podem ser tanto financeiros quanto para o consumidor final que pode, por exemplo, sofrer com a ausência de um produto importante na prateleira do supermercado.

As ramificações da indústria estão presentes em todos os setores sociais, tanto na produção de alimentos quanto insumos, ou no fornecimento de materiais para que outras empresas possam manter-se trabalhando e produzindo.

Mas, nem só de grandes máquinas vive a indústria. Às vezes, pequenas peças são indispensáveis para o bom funcionamento do maquinário, que pode, por exemplo, precisar sofrer manutenção constantemente e, às vezes, necessitando até ser desmontado. Como é o caso do parafuso prisioneiro.

Peças que facilitam os processos de trabalho na industria

Essa peça chamada parafuso prisioneiro é uma peça muito usado em flanges, rolamentos ou peças internas que possuem um movimento em ambas as pontas.

Esse parafuso permite que as peças se movimentem sem que se soltem umas das outras, conectadas por esse parafuso. Ele é roscado nas extremidades e fixado por porcas ou arruelas.

Além disso, ele permite que peças possam ser desmontadas para manutenção ou outras situações, sem que elas se soltem. Veja alguns segmentos em que esse tipo de parafuso está presente nos aparelhos e maquinário:

  • Automobilística;
  • Implementos Agrícolas;
  • Linha Ferroviária;
  • Linha Hospitalar.

A facilidade que esse pequeno objeto proporciona para quem trabalha na indústria, principalmente com manutenção de maquinários e outros aparelhos é muito grande. Pois a facilidade que ele proporciona resulta em economia de tempo e mão de obra.

Ainda sobre facilitadores de trabalho, a construção civil conta com a ajuda de um maquinário que tem auxiliando na velocidade da realização de tarefas importantes, além de diminuir o desgaste dos profissionais que atuam em obra e construções e, também,está economizando muito tempo. Tal aparelho é chamado de Projetor de argamassa.

Esse aparelho consiste, unicamente, em distribuir argamassa nas paredes da obra durante a construções. Entretanto, essa máquina tem reduzido o tempo necessário para a realização dessa atividade em quase metade do tempo, fazendo com que o profissional consiga realizar o dobro de trabalho que faria se estivesse realizando o processo manualmente.

Basicamente, ele é um projetor pequeno para médio, portátil e de fácil condução pelo profissional, já que a máquina possui pequenas rodas acopladas a sua base, fazendo com que possa ser conduzido com facilidade para qualquer ponto da obra em que é necessário.

Maquinários na indústria farmacêutica

O botijão de gás já é um velho conhecido das famílias brasileiras. Antigamente, quando não se usava gás encanada muito presente em cidades como Rio de Janeiro, Vitória, entre outras, era o bom e velho botijão que sempre estava presente na cozinha das casas de família.

Muitas famílias ainda utilizam em suas casas. Restaurantes também possuem cilindros de gás muito maiores em suas cozinhas.

No entanto existe um modelo específico de extrema importância para a industria farmacêutica: o Botijão criogênico.

Na prática, esse é um equipamento muito utilizado nos laboratórios para estoque e armazenamento de materiais genéticos como sêmen animal ou humano.

A indústria agropecuária se vale fortemente desse aparelho para conservar o sêmen das espécies para realizar procedimentos de inseminação artificial e aumentar o número de animais do seu rebanho.

Outro item importantíssimo em laboratórios farmacêuticos é a balança, duas em específico se destacam: as analíticas e as semianalíticas.

A primeira é usada quando se busca a precisão para determinar a massa em análises químicas com quantidades absolutas e quantidades relativas. Já a semianalítica é utilizada para mediar a massa de corpos e objetos.

A balança está presente em todas as áreas da industria, também na agropecuária, bem como no comércio, em prestadores de serviços, hospitais, farmácias e outros lugares; sempre com a função de trazer a informação exata sobre a massa de um determinado corpo ou objeto.

A indústria é um mundo de tecnologia e informações que, ao ser explorado, traz uma gama muito nova de conhecimentos em todas as áreas de atuação.

Sempre com novas tecnologias sendo desenvolvidas para facilitar a vida dos trabalhadores e melhorar a produção, mesmo quando se trata de pequenas peças.