De acordo com a Associação Brasileira de Indústrias de Máquinas e Equipamentos – ABIMAQ, o empresário brasileiro sabe que precisa investir em equipamentos para indústria, pois, assim, consegue estar mais competitivo no mercado.

Desta forma, em uma unidade fabril ou planta industrial, há diferentes tipos de equipamentos, cada um cumprindo um papel específico.

E auxiliando no processo industrial. Muitos deles, são complexos, no entanto, essenciais para dar andamento na cadeia industrial.

Equipamentos

Quando se fala no segmento industrial, muitos são os aparatos disponíveis no mercado. As peças para esses equipamentos também cumprem papel importante no momento de realizar a manutenção.

Podemos citar, como exemplo, a rosca transportadora. Esse equipamento tem a finalidade de deslocar o fluxo de granulados, sólidos ou pós.

Podendo ser utilizado nos mais diversos segmentos, seja farmacêutico, alimentício ou químico. Sendo produzido com materiais especiais e resistentes, podem suportar abrasão e corrosão.

Esse aparato, pode operar tanto na horizontal, quanto na vertical, adaptando-se às necessidades da indústria. Outra vantagem, é que possuem capacidade de vazão e opções de velocidade.

Facilitando os sistemas de dosagem e pesagem, podendo ainda, operar dentro de padrões diferenciados de resfriamento e aquecimento, sempre de acordo com a forma de manipulação de determinado produto.

A inspeção, montagem e limpeza também são facilitadas, uma vez que são feitas em estrutura tubular ou calhas com tampas removíveis.

No entanto, ao adquirir uma rosca transportadora, é ideal que o empresário faça uma boa pesquisa entre as fabricantes, verificando a qualidade do material.

Outro equipamento muito utilizado nas indústrias, é o analisador de gases, que realiza o controle, monitoramento e medição de gases, em determinado local, especialmente em ambientes industriais.

Ele possui uma memória interna que armazena todas as informações, como a leitura dos gases. Há diferentes modelos, utilizados de acordo com a necessidade de cada local.

Esse aparato é muito importante, pois monitora e controla a combustão, meio ambiente, além do controle de emissões em fornos de fundição de alumínio.

Ele mede também os gases, emitidos por incineradores de resíduos, refinarias, na produção de biogás, entre tantas outras.

Outro aparato que deve ser citado, é a esteira transportadora. São elas que fazem a movimentação de cargas com agilidade, estando presentes nos mais diversos segmentos da indústria.

O equipamento possui duas ou mais roldanas, que movimentam uma superfície. Esta superfície move os objetos.

Para a fabricação das correias, há inúmeros materiais que podem ser utilizados, dentre eles destaca-se o couro, poliuretano, PVC, borracha de silicone, aço, poliéster, entre outros

Já a cremalheira helicoidal, é muito utilizada em sistemas de direção de automóveis, ferrovias e em veículos rodoviários em geral.

O equipamento é um dispositivo mecânico, constituído por um trilho dentado ou uma barra, que ajustam-se em uma engrenagem. Assim, tem o papel de converter movimentos retilíneos, em rotacional e vice-versa.

A cremalheira influencia a pressão e também a força, com a qual o equipamento irá movimentar-se, fazendo com que eles virem-se de um lado para o outro.

A cremalheira helicoidal costuma ser fabricada com material muito resistente. Sendo intensamente durável e com boa vida útil.

No entanto, alguns cuidados devem ser tomados, como por exemplo, fazer revisões, lubrificando as engrenagens, evitando, desta forma, que a peça se desgaste ou enferruje.

Na indústria, utiliza-se muito ainda, o medidor de pressão, que faz leituras locais da pressão e geralmente possui um display ou ponteiro, para que a pressão local seja facilmente lida.

Esses equipamentos são de baixo custo, muito utilizados quando a pressão não precisa ser enviada para um sistema de controle.

Nem necessita de exatidão, como as pressões de uma bomba, por exemplo. As peças, costumam possuir características como:

  • Estabilidade;
  • Calibração fácil de realizar;
  • Fácil de instalar;
  • Muito confiáveis.

Importância das ferramentas

Ao ler este artigo, você compreendeu um pouco mais sobre a importância dos equipamentos, seja nas grandes indústrias, seja em ferramentas automotivas, utilizadas no cotidiano das pessoas.

O certo é que sem equipamentos e peças tão importantes, ações que as pessoas consideram simples, poderiam simplesmente não ocorrer ou então ser mais demorada.

Ocasionando perda de tempo, prejuízos ao setor e também ao consumidor final. Para quem é empresário, sabe os custos elevados que a maioria dos componentes têm.

No entanto, os valores compensam, frente ao ótimo desempenho e funcionalidade que agregam para a empresa.

Além disso, é de suma importância o cuidado com eles, capacitando os funcionários para a operação dessas máquinas e ainda fazendo a manutenção preventiva.