Arruelas são, basicamente, apoiadores para suportar a carga de um parafuso. Para ilustrar, é um disco fino com um furo no meio. Elas são utilizadas na distribuição de carga, mas, também, para isolar, vedar e proteger superfícies ou passagens de corrente elétrica, como uma engrenagem, por exemplo.

Podem ser utilizadas, também como espaçadores – arruela ondulada, além de serem usadas como um dispositivo de bloqueio, o que evita o escape do parafuso com a trepidação. Existem diversas famílias de arruelas, como as arruelas lisas, as arruelas de pressão, etc.

As aplicações da arruela ondulada

A arruela ondulada tem formato circular, sem cantos vivos, com um furo no meio, assim como a maioria das arruelas, mas ela tem ondulações em sua espessura. São fabricadas a partir de aço mola, que é um aço que possui grande maleabilidade e retorna com muita facilidade à sua forma original. A arruela ondulada também é conhecida como arruelas de mola. Sua forma permite uma ação semelhante a da mola para fixadores, exercendo pressão e amortecimento entre as partes, isso só serve para cargas de leve porte. Em aplicações com grande vibração, a arruela ondulada permite uma redução das folgas de espaços entre os componentes.

Conector profibus, um importante conector para conhecer

O conector profibus permite a integração de diversos equipamentos, mesmo que não sejam do mesmo fabricante, na mesma rede, ou seja, com ele, é possível integrar equipamentos de fabricantes diferentes na mesma rede. O mecanismo pelo qual o conector funciona é denominado mecanismo mestre, que impede que o comando seja barrado quando dois ou mais pólos desejam transmitir uma mensagem. O que permite que isso aconteça, é a composição do material do conector profibus, que é feito a partir do metal, o que eleva a qualidade da ligação do equipamento, fazendo-a com que seja de alta qualidade. A conexão ocorre por borne e parafuso.
O profibus possui uma série de vantagens, sua carcaça é 100% de metal, o que lhe confere rigidez e maior proteção eletromagnética. Além disso, sua construção metálica garante que a durabilidade dele se estenda por mais tempo. A conexão em borne também garante uma proteção melhor contra as vibrações e pode ser remontada diversas vezes, sem perda de qualidade.
No profibus, os dados digitais são transmitidos pelos condutores chamados de A e B. Caso ocorra algum tipo de interrupção nessa conexão, é mandado um protocolo detectando essa interrupção. Apenas em alguns casos mais críticos onde a conexão dos cabos é interrompida que esses os diagnósticos dos protocolos podem ser acessados.

Outro importante avanço em termos de conexões e arruelas foi o desenvolvimento das conexões ermeto

As conexões ermeto surgiram com a finalidade de resolver os problemas de ligações de circuitos de fluído. O sistema de conexões ermeto se caracteriza por permitir qualquer ligação entre as partes de um circuito de hidraulica, garantindo que tudo fique estancado dentro do sistema.
As conexões podem ser feitas a partir de materiais como aço carbono, aço inoxidável e latão, permitindo assim que elas possam ser aplicadas das mais variadas formas. O desenvolvimento das conexões ermeto foi extremamente útil para as indústrias, já que sua estrutura suporta grandes níveis de temperatura e pressão. Além disso, foram desenvolvidas ferramentas que podem melhorar ainda mais o sistema hidráulico de uma indústria, como a valvula de retenção, que tem a função de fazer com que o líquido siga em apenas uma direção no circuito, evitando o fluxo de retorno, dessa forma ajudando ainda mais as indústrias a cumprirem suas funções.
Ao contrário de outras válvulas, ela é muito simples de ser utilizada por ser uma válvula automática, que não requer assistência nem para abrir nem para fechar. A válvula de retenção irá manter o seu funcionamento independente de houver uma queda da corrente elétrica, ou caso uma pessoa interfira no sistema. Ela também tem como função proteger o circuito contra danos e fornecer um alívio de pressão ao sistema.
É necessário salientar que, principalmente para as indústrias, é essencial contratar empresas que garantem a estanqueidade do produto caso se queira adquirir tal sistema de conexões, ou seja, é necessário um material que não permita nenhum tipo de vazamento e uma conexão assegurada por um anel de dureza.