O setor industrial é muito importante para o desenvolvimento do país. Por meio dele, diversos segmentos existem, como os setores alimentícios, agropecuária, metalúrgico, dentre outros.

Mas, para uma indústria funcionar corretamente, existem alguns equipamentos que são utilizados para facilitar a locomoção de produtos e equipamentos, assim como cargas. Confira alguns destes equipamentos neste artigo!

Equipamentos de transporte: o uso de esteiras e plataformas

Em complexos industriais muito grandes, para um produto ser refinado até chegar no seu momento final, são necessários muitos procedimentos.

Imagine uma empresa que fabrica suco de laranja na caixinha. Precisará de um mecanismo para espremer as laranjas, utilizar ou não a casca e bagaço, levar aquele suco para um refinamento, ou ele pode ser adoçado, os processos de resfriamento, de controle de qualidade, até chegar no processo final, onde ele entra na caixinha e é lacrado.

Imagine também o tamanho que esta empresa precisa ter para conseguir dar conta de todos estes processos. Se este trabalho fosse manual, com certeza, a empresa iria falir.

É por isto, que os complexos industriais se utilizam de equipamentos para o transporte destes materiais. Isto otimiza o tempo e traz maior segurança ao produto, no que se refere aos processos de qualidade.

Por exemplo, a esteira transportadora. Este equipamento tem as seguintes funções:

  • Transportar;
  • Separar elementos;
  • Mover objetos para outros locais;
  • Auxiliar em procedimentos.

Além disto, a Esteira industrial é considerada um material resistente com alta qualidade. No momento de adquirir uma esteira, é possível solicitar uma que se encaixe dentro das medidas de sua empresa.

Estas esteiras conseguem se locomover por conta da ponte rolante, mas, por falta de manutenção e uso intenso, esta ponte pode acabar se danificando, afetando o funcionamento da esteira.

Por isto, é fundamental realizar serviços de manutenção dos equipamentos utilizados na indústria, com o objetivo de evitar problemas e reduzir custos por conta da esteira acabar danificando.

Um dos serviços que pode ser feito na manutenção é o Alinhamento de trilhos para ponte rolante, pois eles podem acabar saindo do lugar e afetando o funcionamento da máquina.

Esta manutenção preventiva, garante que estes problemas sejam vistos desde o começo, tornando a solução muito mais rápida e eficaz.

O uso de plataformas

Em uma indústria as plataformas são muito importantes para realização de várias atividades, principalmente, quando o assunto envolve altura.

Este equipamento é considerado muito versátil e eficaz, realizando movimentos na vertical. Existem vários tipos de plataforma elevatória.

Sua utilização vai depender do local e o tipo de segmento industrial. De modo geral, é muito comum ver a presença de plataformas em empresas, mas é fundamental que seja feita uma manutenção período do uso deste material.

Por exemplo, a Plataforma elevatória tesoura que é indicada para locais mais estreitos, tanto no âmbito interno como externo.

Geralmente, sua capacidade de carga também é elevada (cerca de 300 kg) tornando este equipamento muito importante no segmento industrial.

A importância da Segurança do Trabalho em uma indústria

O setor de Segurança do Trabalho é fundamental dentro de uma indústria, com funcionários que realizam um trabalho intenso de produção e que lidam diariamente com o manuseio de várias máquinas.

Este setor tem a função de evitar acidentes no ambiente de trabalho, protegendo os funcionários e a imagem da empresa. Isto proporciona maior credibilidade e confiabilidade em relação à empresa.

Existem os chamados EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), que são regulamentados e obrigatórios por lei. Os mais comuns são:

  • Capacetes;
  • Luvas;
  • Protetores auriculares;
  • Máscaras;
  • Equipamentos de proteção para a perna e altura.

A Segurança do Trabalho orienta os funcionários sobre o uso destes equipamentos e como eles devem proceder dentro da empresa.

O setor é regulamentado por normas e leis do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Além disto, ele é regulamentado também pelo Ministério do Trabalho e Emprego (TEM).

Além de orientar sobre os equipamentos de segurança individual, o setor tem a função também de cumprir com a qualidade das sinalizações de segurança.

Os benefícios de ter um setor de Segurança do Trabalho dentro da empresa é evitar multas (presentes nas normas e leis trabalhistas que visam proteger a saúde do trabalhador), além de deixar o funcionário mais empenhado em relação ao seu trabalho e o cliente mais confiante acerca do serviço prestado.