Polias e engrenagens são usadas para transferir o movimento rotativo de um lugar para outro, mecanismos muito utilizados na indústria. Polias sincronizadas são rodas com ranhuras nas jantes, nas quais um cinto ou corda pode correr. Elas podem transferir o movimento rotativo de um eixo para outro ou podem ser usadas para elevar cargas pesadas.

Já as engrenagens são rodas com dentes espaçados uniformemente ao redor das jantes. Várias engrenagens podem ser colocadas, de modo que seus dentes se entrelaçam. Quando duas ou mais engrenagens são usadas juntas, elas formam o que é chamado de trem de engrenagens.

As engrenagens podem ser usadas para alterar a velocidade e a direção em que algo gira. Quando são usadas correntes para conectar as engrenagens, um sistema de corrente e roda dentada é formado, por exemplo, em bicicletas e motocicletas.

Os sistemas de polias usam uma correia para transmitir movimento e força do eixo acionador para o eixo acionado.

As mudanças de velocidade são feitas usando diferentes tamanhos de polias no eixo acionador e acionado, respectivamente. Ao comparar os tamanhos das duas polias, você pode calcular a taxa de velocidade do sistema.

Blocos, polias e cordas trabalham juntos

As muitas combinações possíveis de polias, blocos, cordas e outro hardware para o seu sistema podem tornar o processo de seleção e montagem do equipamento ideal assustador, mas isso não significa que seja menos importante.

Se você descascar cabos de aço com roldanas de acetal ou componentes elétricos com contrapeso rápido com blocos triplos de compra de movimento lento, reduzirá a eficiência, a longevidade e, possivelmente, até a segurança do seu sistema.

Cada uma dessas tecnologias tem um objetivo e compatibilidade de materiais a serem considerados.

A seguir, estão alguns termos para estilos de polias com uma finalidade especializada, como:

  • Alta capacidade;
  • Polia de corda;
  • Polia de arame;
  • Polia de corda e fio;
  • Mancal liso;
  • Rolamento de esferas.

Uma polia bem projetada pode incorporar várias vantagens simultaneamente. Para tanto, as polias e blocos são otimizadas para cargas dinâmicas e estáticas, com classificação de carga para tensões intensas e fabricada com materiais e rolamentos que reduzem significativamente o atrito prejudicial.

Força total em uma polia

Lembre-se de que uma única polia carrega sempre o dobro da carga de um objeto que está levantando, pois uma força igual ao peso do objeto deve ser aplicada à outra extremidade do cabo para movê-lo. Isso significa que o peso do objeto fica pendurado em um lado da polia e um peso equivalente é exercido no lado da linha de tração.

Pesos intensos são difíceis de gerenciar com uma proporção de força de 1:1 aplicada ao cabo para a força exercida para içar o objeto na indústria — se a polia puder suportá-lo. É por isso que as polias são frequentemente colocadas em mecanismos de bloqueio e travamento.

Embora um bloqueio e equipamento possa, teoricamente, incluir quantas polias você desejar, a quantidade de atrito nos eixos das polias acabará se tornando uma fonte significativa de atrito e resistência no sistema. Isso pode desacelerar o sistema, reduzir algumas de suas vantagens e desgastar as cordas.

Para atenuar isso, várias cordas podem ser incluídas na montagem de blocos, criando um equipamento composto. Esses sistemas compõem a vantagem mecânica de dois dispositivos em conexão, conectando um sistema à linha de tração de outro sistema.

Um equipamento que serve para puxar a linha de um segundo equipamento fornece uma vantagem mecânica de 4 na carga anexada ao segundo equipamento (2 x 2).

Acoplamentos de aço carbono

As polias são comumente desenvolvidas utilizando um alto grau de segurança no dimensionamento dos flanges, no dimensionamento e penetração da soldagem e na montagem entre a carcaça e o disco final da polia com conexões aço carbono sch 40.

Os invólucros da polia transportadora são laminados em uma peça com uma única solda de costura. A fabricação é precisa em concentricidade e todos os invólucros são balanceados com estática. Eles também podem ser balanceados dinamicamente, se necessário.

Oficinas bem equipadas com instalações avançadas de usinagem garantem acabamento de alta qualidade de todos os componentes da polia transportadora.

Todos os invólucros da polia transportadora são soldados por processo MIG às Conexões grooved. Alimentações contínuas de arame são empregadas durante o processo de soldagem, utilizando uma atmosfera de gás inerte, o que garante a máxima uniformidade e resistência da solda.

As polias podem ser cilíndricas ou coroadas à máquina para ajudar no rastreamento de correias.

Se necessário, todos os componentes podem ser normalizados após a usinagem ou a soldagem, para eliminar tensões internas e facilitar a montagem e desmontagem, além de eliminar os motivos de rachaduras ou deformações sob carga.