Os sistemas hidráulicos e pneumáticos dentro das industrias, bem como as suas peças, maquinas e equipamentos, são muito importantes. Isso porque, por meio deles é possível realizar a geração, o controle e a distribuição de energia.

Com isso, é possível proporcionar resultados com:

  • Alta precisão;
  • Força;
  • Controle de velocidade;
  • Controle de deslocamento.

Desse modo, proporcionando resultados mais seguros, qualitativos e funcionais.

Assim, na indústria e suas diversas ramificações, as máquinas são movimentadas em sua maioria por dois modelos de energia, pois são as classificadas como as mais eficientes em seus resultados.

Sistema hidráulico

A energia hidraulica é mais nova que a pneumática, sendo caracterizada pela geração de força, energia e movimento mecânico por meio da pressurização. Ou seja, igualando a pressão de algum fluido. Sendo que atualmente o mais utilizado é o óleo.

Esse itens possuem como característica a instalação fácil e simples. Esse sistema é capaz ainda de gerar grandes quantidades de força com precisão, também por isso esse sistema tem sido cada vez mais aplicado e adotado pelas indústrias.

Umas das desvantagens desse sistema é que por utilizarem fluidos, podem ter vazamentos que prejudicam o seu funcionamento e contribuições para sujeira e poluição do meio ambiente.

Normalmente, esse sistema é adotado em operações e máquinas que precisam realizar movimentos e ações que requerem grande quantidade de força ou suporte de cargas, como as articulações dos tratores ou elevadores de mecânicas e borracharias que precisam elevar o carro de forma segura para que seja viável a sua manutenção.

Assim, sua aplicação é maior na construção civil e na construção de veículos, aeronaves e submarinos.

Sistema Pneumático

Já a energia pneumatica é aquela produzida por meio do ar comprimido.

O seu sistema opera de forma semelhante ao hidráulico, a principal diferença está na substancia utilizada pra gerar a força que promove a movimentação e velocidade do equipamento.

Deste modo, enquanto uma utiliza fluidos líquidos a outra faz uso de substancias gasosas.

Dessa forma, por terem ar com principal agente de produção de força e energia, um peça que não pode faltar é o filtro de ar.

Em vantagem, esse sistema é menos agressivo ao meio ambiente. Entretanto, a sua capacidade de gerar força é menor que o hidráulico. Por esse motivo ele não é indicado para atividades que a força precisa ser em grande quantidade.

No entanto, com sua capacidade menor é possível a criação de sistemas e máquinas e equipamentos menores e com materiais mais leves, gerando mais praticidade no seu manuseio e transporte.

Assim, a sua aplicação está mais volta para processo de automação, em linhas de montagens para colocar, posicionar e remover os objetos.

Também podem ser aplicados em objetos como britadeiras, talhadeiras, grampeadores, lixadeira, nas áreas de pintura, pulverização, rosqueamentos e muitos outros sistemas.

Cilindros

Dentro desses sistemas, por terem composições e funções semelhantes, alguns acessórios e peças são essenciais para o seu desenvolvimento e cumprimento das atividades. Dentre eles há o cilindro que pode ser pneumático ou hidráulico.

Os fabricantes de cilindros hidráulicos fornecerem vários modelos e tamanhos a fim de atenderem todas as demandas desse setor.

O mais comum são os cilindros de ação simples, no qual a pressão do fluido é aplicada apenas em uma direção.

Já o de ação dupla consiste na pressão aplicada em qualquer direção, tendo mais controle no seu ajuste de avanço e retorno. Além desses, a indústria produz e utiliza o duplex e o múltiplo.

Já os cilindros pneumáticos também estão disponíveis em diversas versões e tamanhos e possuem nomes e funções semelhantes aos hidráulicos.

Tendo desde o modelo mais simples em uma única direção até os mais complexos em múltiplas direções e controles.

Por terem importância igual em ambos os sistemas, hidráulico e pneumático, os cilindros são agentes de conexão entre os sistemas e suas peças.

Com isso, ele se torna o elemento responsável pela geração e distribuição de força e energia, que movimenta todo o sistema.

Mais ainda, ele é um equipamento em constante evolução e aplicação de processos e produtos tecnológicos, com o objetivo de aperfeiçoar o seu rendimento e resultados.

Assim, antes de optar por um sistema ou cilindro pneumático ou hidráulico, é preciso pesquisar, pois neste caso não há o melhor ou pior e sim o mais adequado para o desenvolvimento de um determinado projeto ou trabalho.

Além da pesquisa, a contratação de uma equipe de profissionais é essencial para condução e manutenção dos sistemas.