A indústria é uma área muito importante na sociedade, pois corresponde a produção de mercadorias, produtos e na realização de serviços. Diversos segmentos atuam diariamente para criar itens que atendam as demandas de empresas e clientes. Os métodos de produção são essenciais para realizar todas as atividades com qualidade e segurança.

O investimento em contratação de colaboradores experientes, a compra de máquinas, equipamentos e o uso de matéria-prima de excelência podem ser o caminho para o sucesso das companhias que atuam na produção de componentes, moldes e peças.

A implementação de sistemas para melhorar a rotina de trabalho é essencial para conseguir resultados positivos.

O papel da automação industrial nas empresas

Utilizar a tecnologia na linha de produção é um jeito interessante de aumentar a produtividade e a quantidade de itens elaborados. A automatização industrial é um sistema que permite o controle e precisão dos processos, por meio da utilização de máquinas automáticas e eletromecânicas.

O principal objetivo conseguir programar os equipamentos e ferramentas para otimizar a produtividade nas empresas. Quando mencionada a automação industrial, as pessoas pensam que o processo se resume apenas aos robôs.

Os sistemas de digitalização na cadeia produtiva, agrega muitas vantagens para as empresas nos últimos anos, permitindo que a automação seja implementada em diversas áreas: produção, marketing, estoque, financeiro, recursos humanos, comercial, entre outras.

Usinagem e automação

A usinagem é um método produtivo muito executado para fabricação de componentes, engrenagens, moldes e peças. Com o uso de máquinas-ferramentas, o processo de desgaste mecânico acontece, dando o formato e tamanho preciso para que no momento de utilizar o item o encaixe perfeito com qualidade.

A obtenção de peças em série, em muita quantidade e com custo baixo fazem do ato de usinar muito vantajoso para as empresas. A criação de qualquer objeto através da transformação de uma bloco sólido de matéria bruta, permite desde a fabricação de peças até uma simples cópia de chave, fator que proporciona bons resultados nas empresas.

Em um centro de usinagem as técnicas mais utilizadas para a criação de peças são: aplainamento, afiação, brunimento, brochamento, eletroerosão, furação, fresamento, mandrilamento, retificação, serramento, trepanamento, torneamento e usinagem de precisão. Com as máquinas específicas para cada processo, o trabalho pode ser feito com eficiência e segurança.

As máquinas e equipamentos de automação podem ajudar muito na usinagem, permitindo maior produtividade, otimização de tempo e principalmente a programação do maquinário para diminuir o índice de falhas e desperdício de matéria bruta.

Os equipamentos de automação industrial mais utilizados são:

  • CLP (Comando Lógico Programável);
  • Microcontroladores;
  • Robôs;
  • CNC (Comando Numérico Computadorizado);
  • Computadores;
  • SDCD (Sistema Digital de Controle Distribuído);
  • PCP (Planejamento e Controle da Produção).

Estes são alguns dos mais utilizados nas empresas para conseguir automatizar os processos e ter impactos positivos.

Na usinagem, um torno CNC automático é uma máquina muito utilizada pelas fábricas de usinar na produção em grande quantidade. A vantagem deste maquinário é a capacidade de controlar as operações, ou seja, definir o número de peças, com um sistema de coordenadas X (vertical) e Z (longitudinal).

O desempenho da máquina proporciona um acabamento de excelência, redução do tempo de serviço, economia de recursos e a possibilidade de produzir peças com os materiais como: madeira, alumínio, plástico e metal.

As funções de corte e acabamento podem ser bem aproveitadas para aperfeiçoar os componentes.

Os itens que podem ser criados pelo método de torneamento são os seguintes:

  • Cones;
  • Esferas;
  • Cilindros;
  • Roscas;
  • Polias;
  • Eixos;
  • Parafuso;
  • Válvula;
  • Engrenagem.

A fundição de aluminio é um procedimento muito executado na indústria. Pode ser feito por gravidade, com um apoio de areia ou molde metálico usando alta e baixa pressão.

As peças criadas neste processo são usadas na área automobilística, transportes e fabricação de máquinas. Os componentes produzidos nesta técnica são: cabeçotes, motores, carcaças, entre outros.

Vantagens da automação industrial

Implementar um sistema de automatização proporciona muitos pontos positivos para as empresas: flexibilidade na linha de produção, diminui o tempo de serviço, mais segurança no ambiente de trabalho, maior volume de produtividade, vantagem competitiva, possibilidade de monitoramento remoto, manufatura operando 24 horas e aumento da qualidade.

Deste modo, a automação é uma maneira de melhorar o desempenho das empresas de fabricação de peças usinadas e de outros segmentos, proporcionando excelentes resultados, lucros e oportunidades de crescimento na área de atuação.