As indústrias são parte importante na economia e por um motivo bem simples, elas transformam diversos tipos de matéria-prima em produtos que são utilizados no cotidiano, que vão desde os automóveis, utensílios domésticos entre outros.

Contudo, para que todos esses elementos sejam produzidos com qualidade são usados muitos elementos, como tarugo de bronze, bombas hidráulicas, usinagens e muitos outros processos.

Neste artigo falaremos sobre alguns componentes que formam a indústrias e garantem que a produção tenha segurança e eficiência.

As manutenções industriais

As manutenções industriais são um conjunto de ações que possuem um objetivo que é restaurar qualquer peça, máquina ou sistema que tenha sofrido alguma falha e também permitir que estes equipamentos e ferramentas tenha uma vida útil longa, seja bomba submersível para água suja, seja sistemas a laser, esteira de produção e outros.

Por muito tempo as indústrias não aderiram ao uso das manutenções como parte de uma estratégia de gestão de equipamentos. Quando falamos dessa manutenção, nos referimos às manutenções preventivas que são realizadas antes de ocorrer qualquer falha.

No entanto, com o passar do tempo percebeu-se que a falta de investimento em manutenções preventivas tornavam o gasto muito alto.

Portanto, as manutenções industriais hoje visam evitar problemas futuros, garantindo dinamismo e possibilidade de economizar.

Os equipamentos que mais precisam de manutenção e permitem o controle da produção são os instrumentos de mensuração como o voltímetro e amperímetro digital.

Além das manutenções preventivas há outros tipos de manutenção, como a preditiva que consiste em um monitoramento constante das máquinas evitando que estas apresentem falhas.

Portanto, as manutenções industriais garantem a todo processo da fábrica:

  • Segurança;
  • Qualidade;
  • Alta produtividade;
  • Maior vida útil dos equipamentos.

Usinagem de peças industriais

Os processos de manutenção são fundamentais para o desenvolvimento da indústria, porém, outro processo que garante a eficiência desses espaços e permite que a produção seja mais qualificada e mais rápida é a usinagem de peças industriais.

As usinagens consistem em qualquer procedimento de desgaste mecânico que tem como objetivo transformar a matéria-prima em uma peça.

Quase sempre a usinagem utiliza o metal para construção de tubos, motobomba diesel, molas e parafusos, porém podem ser usados outros tipos de materiais como a madeira.

Há várias metodologias de usinagem que podem ser usados e elas são: serramento, fresamento, eletroerosão, brochamento e outros.

Hoje, as usinagens industriais têm o suporte da tecnologia, principalmente o CNC (Comando Numérico Computadorizado) que garante a precisão mínima de até 1 mícron.

Dessa maneira, muitos setores industriais dependem das metodologias de usinagem, como as petroquímicas, as de utensílios industriais como termostato ambiente, equipamentos eletroeletrônicos, e muitos outros.

As bombas industriais

Um equipamento que permite que o ambiente industrial funcione de forma adequada e correta é a bomba industrial. Ela é fundamental, pois permite que fluidos sejam transportados de forma mais eficiente de um lugar para outro, de acordo com suas características.

Há muitos tipos de bombas industriais que podem ser usadas, e a maioria consiste no uso do trabalho mecânico em energia. Entretanto, existem diversos tipos de bomba sendo cada uma com características próprias.

1. Bombas de engrenagens

As bombas de engrenagens são as mais usadas devido à sua grande versatilidade de uso, podendo operar nos mais diferentes líquidos, como os corrosivos, tóxicos, ou então de alta, média ou baixa viscosidade. Portanto, podem ser aplicadas em muitos setores industriais como têxtil, metalúrgica, petroquímico, alimentício entre outros.

2. Bombas centrífugas

Esses tipos de bombas são capazes de transferir grandes volumes de fluidos, e elas dependem da força cinética para que toda a operação funcione.

O uso das bombas centrífugas é indicado para a transferência de líquidos mais limpos, com densidades pequenas ou próximas da água, e que não tenha grande agressividade química.

3. Bombas pneumáticas

As bombas pneumáticas são utilizadas em sistemas sanitários e operações de fluidos com difíceis bombeamentos. Essas bombas atam em líquidos de diferentes densidades, e de líquidos que possuem substâncias sólidas, além de líquidos químicos, inflamáveis, viscosos, sensíveis e abrasivos.

Portanto, esse tipo de bomba é usado em setores industriais específicos, como cosméticos, alimentos, bebidas e outros.

Assim, conseguimos entender que para que um ambiente industrial funcione é necessário a junção de muitos componentes e estes atuam no sentido de preparar o ambiente para produção de qualidade e com bastante eficiência e segurança.