Antigamente realizar tarefas pesadas da construção civil, indústrias de mineração, oficinas mecânicas e muitas outras era bem difícil, todo o processo tinha que ser feito manualmente, o que consumia dinheiro e tempo.

Mas com o advento da tecnologia foram surgindo ferramentas e mecanismos para facilitar estes processos, e hoje eles são muito mais práticos e ágeis, realizando uma infinidade de funções.

Um dos novos equipamentos é o motor hidráulico. As peças hidráulicas tem como princípio de funcionamento os fluidos como o óleo, que gera altos índices de força e energia para fazer com que diferentes máquinas funcionem, ou seja, ele é fonte de energia e possibilita a execução de inúmeros e variados projetos.

Juntamente com o motor, estão também os cilindros hidráulicos de dupla ação que também são aplicados nos sistemas mecânicos das máquinas usadas nas indústrias em geral, pois seu nível de energia gerada é bastante alto e ele está disponível em diferentes tipos, com diâmetros variados para atender a necessidade de cada cliente.

Já que o assunto é a versatilidade de uso, a prensa hidraulica não pode ficar de fora, aplicada em, praticamente, todos os setores, essa ferramenta produz grande pressão capaz de comprimir peças enormes.

Na reciclagem, por exemplo, os compensados de materiais que são passados pela prensa ficam mais fáceis de guardar e manusear no espaço.

Na construção civil ela funciona para moldar blocos de concreto, cerâmica, tijolos e muitos outros produtos. Em relação ao setor mecânico, a sua pressão faz o processo de encaixar peças uma nas outras e montar um sistema de funcionamento.

Conclusão, todos os itens hidráulicos são bastante eficientes e desenvolvem com exatidão e eficiência todas as tarefas a que foram designados.

Outro sistema fundamental para a indústria: o pneumático

Assim como o sistema citado anteriormente, o pneumático também é muito importante para a maior parte dos segmentos e apresenta alto nível de satisfação.

No entanto, a forma com que funciona se diferencia, enquanto o hidráulico utiliza fluido, este faz uso do gás sob pressão para gerar movimento, com isso se torna versátil e é fonte de energia para muitas ferramentas.

O grampeador pneumatico está entre estes equipamentos, com o princípio do ar por compressão ele gera grande movimentação e força, por isso é aplicado nas áreas da construção civil, moveleira, tapeçaria, logística e muito mais.

Sua função é, basicamente, grampear coisas, então serve pra montar estruturas com fixação precisa.

Outro item fundamental é a lixadeira pneumática, como sugere seu nome, ela faz o lixamento de superfícies diversas para remover imperfeições e dar um melhor acabamento como a pintura ou revestimento.

Por fim, os marteletes são máquinas destinadas, em geral, para a construção civil, eles fazem o trabalho de furar e quebrar materiais duros como paredes, pisos, concreto, cerâmica e muitos outros.

Sua atuação é eficiente, contanto que seja inspecionado com frequência para garantir total funcionamento das peças.

O ponteiro para martelete, por exemplo, é o responsável pelo trabalho em si, por isso deve estar afiado e em perfeito estado. Pensando nisso, é importante falar também sobre a manutenção dos equipamentos.

Por que a manutenção é importante?

Existem dois tipos de manutenção que podem ser feitas nas máquinas, são elas: a preventiva e a corretiva.

As duas são fundamentais para manter o bom funcionamento dos equipamentos. Lembrando que toda ferramenta deve passar por manutenção e os motivos são os seguintes:

  • Verificar possíveis problemas;
  • Consertar problemas já existentes;
  • Garantir a segurança do operador da máquina;
  • Diminuir desgastes e perda de rendimentos.

Qual manutenção é responsável por esses itens? Isso é simples de responder, a preventiva cuida do processo de análise do funcionamento, avalia se existem erros acontecendo e determina também o surgimento de uma possível falha futura de acordo com a situação atual da máquina.

Já a corretiva é, justamente, para corrigir algum problema como troca de alguma peça. Os métodos são importantes e devem ser feitos periodicamente, mas é necessário que seja por profissionais qualificados.

No mercado há muitas empresas especializadas neste tipo de serviço, elas contam com funcionários treinados e capacitados, máquinas e ferramentas de última geração para realizar o melhor atendimento.

Além de possuírem anos de experiência no setor, serem éticas e responsáveis e terem como objetivo levar sempre qualidade comprovada para o seu público.