O monitoramento das fábricas e indústrias é de fundamental importância para garantir seu desempenho, assim, é possível identificar as necessidades de manutenção industrial e também de reformulação de metodologias e etapas.

Para que esse monitoramento seja feito muitos elementos e metodologias são usadas, desde sensores, até programas de alto rendimento que geram dados que depois são transformado em ações concretas.

Neste artigo abordaremos sobre a importância do monitoramento e o uso das tecnologias para tal processo e também sobre os sensores que podem ser usados para o protocolo de qualificação de instalação e segurança.

A importância do monitoramento da fábrica

O mercado tem apresentado muitas mudanças e as empresas precisam contar com uma série de ferramentas para que mensuração dos dados sejam feitas, criando processos mais flexíveis e com custos mais reduzidos.

Isso tem sido conseguido por conta dos avanços da tecnologia que tem permitido tanto a capacitação de profissionais quanto aos mais diversos quadros possíveis de acontecer, como o curso de atmosfera explosiva.

Deste modo, ter uma boa gestão de procedimentos e tarefas permitem aos colaboradores e aos gestores maiores resultados positivos. Por isso, que a indústria, atualmente, é conhecida como Indústria 4.0, e tem a intenção de garantir integração facilitada dos sistemas.

Assim, o controle da produção e dos processos permitem que os processos sejam mais qualitativos, reduzindo custos desnecessários, diminuindo erros na produção, e favorecendo a lucratividade.

Um dos grandes aliados dos monitoramentos como os programas de BI – Bussiness Intelligence e ERP.

Benefícios do monitoramento da produção

Existem muitos tipos de benefícios que o monitoramento da produção pode trazer como:

  • Qualidade das informações;
  • Potencialização da produtividade;
  • Diminuição dos custos;
  • Menos burocracia nos processos.

A qualidade das informações garantem a identificação rápida e objetiva de erros nos processos. Deste modo, itens quebrados, matérias-primas escassas não são deixados de lado, sensor indutivo faltando, não são deixados de lado e resolvidos logo.

Quando menos problemas se tem com máquinas e processos mais a produção é favorecida tendo resultados muito positivos. E a diminuição dos custos está ligado a tudo o que foi citado acima.

No tópico abaixo falaremos sobre o papel dos sensores no monitoramento de máquinas e do ambiente industrial.

O uso dos sensores na indústria

Além dos monitoramentos gerenciais e operacionais que abordamos como os sistemas de BI e ERP, é preciso também o monitoramento dos sensores nos equipamentos e ferramentas.

Os sensores são funcionam de acordo com a alteração dos ambientes sejam eles a aproximação, o calor e a luz, e portanto, podem ser de uma gama diferente de versões como o sensor magnetico, os sensores de vazão, os ultrassônicos entre outros.

Abaixo falaremos sobre alguns tipos de sensores que são tão importantes para que as máquinas e ferramentas trabalhem com segurança e eficiência evitando problemas como acidentes e falhas.

1. Os sensores indutivos

Os sensores indutivos são um dos mais utilizados e são conhecidos por serem sensores de proximidade e que auxiliam na detecção de peças metálicas de ferro ou aço, como de outros materiais, como alumínio, latão e aço inox.

2. Os sensores capacitivos

Estes sensores capacitivos permitem a detecção de qualquer tipo de massa, e portanto, são aplicados quando existe a necessidade de detecção de materiais não metálicos como plásticos, madeiras e resinas.

São usados em grande medida para detectar o nível de líquidos e sólidos.

3. Sensores fotoelétricos

Esse sensor faz a detecção de peças de máquinas automáticas como de produtos manufaturados sem contato físico.

São bastante eficientes e também está entre um dos mais encontrados nas indústrias como um todo.

4. Sensores de fibras óticas

Esses tipos de sensores são usados para detecção de problemas e modelos microprocessoados, além de detecção da fibra por barreira ou fotosensores, e possui muitas outras aplicações.

5. Sensores laser

Os sensores laser são equipamentos que possuem um alto grau de eficiência e precisão, principalmente, se compararmos aos sensores fotoelétricos que realizam o trabalho sem contato físico.

São modelos não tubulares com alta resolução e com aplicações muito diferentes.

6. Sensores transdutores lineares

Permitem a identificação do local sem a proximidade, o que elimina a usura das peças acrescentando a vida útil do transdutor.

Possui grande resistência mecânica. Assim, os sensores, ensaio potencial de corrosão e os equipamentos de gestão são necessários par ao bom monitoramento da indústria e para a construção do seu sucesso.