Investir em Equipamentos para automação industrial é buscar uma indústria mais produtiva e competitiva diante da concorrência.

Não é à toa que existem empresas terceirizadas e especializadas somente na oferta desse tipo de solução.

Como o próprio nome sugere, os processos ligados a automação são aqueles que encurtam o trabalho braçal por meio do uso da tecnologia, com softwares e soluções específicas.

Para estudiosos da área, aliás, a automação industrial é a capacidade que a empresa possui para implementação de projetos e soluções que tragam resultados com menos esforço humano.

Órgãos que monitoram a competitividade do setor, inclusive, associam essas mudanças ao conceito de indústria 4.0, que entre outros princípios busca na tecnologia uma resposta para os problemas de rotina.

Mas, afinal, quais são os Equipamentos para automação industrial que já existem no mercado? Como dar os primeiros passos rumo à visão de indústria 4.0? Se você também tem essas dúvidas, saiba que esse artigo foi feito para te ajudar!

Equipamentos para automação industrial

Dentro da indústria, há funções muito específicas dentro de uma operação industrial. Por isso, uma das grandes forças que movem as indústrias é o maquinário industrial.

Obviamente, as máquinas funcionam por causa de configurações pensadas por sistemas inteligentes, mas é preciso reconhecer que a tecnologia transforma as relações de trabalho.

Por isso, os Equipamentos para automação industrial surgem como uma resposta à soluções que não precisam mais ser executadas manualmente.

A calibração de instrumentos de medição, a correção de falhas mecânicas, a transmissão de informações de uma máquina para outra são algumas possibilidades que podem ser transformadas por meio do que se entende pelo conceito da chamada automação industrial.

São exemplos de equipamentos: painéis eletrônicos, instrumentos de medição, esteiras de transporte, plataformas de elevação.

Além da redução dos esforços humanos o uso desse tipo de equipamento proporciona outros benefícios para o setor da indústria. São eles:

  • Mais agilidade na operação industrial;

  • Maior produtividade para o setor;

  • Redução de perdas operacionais;

  • Mais segurança para os colaboradores na realização de tarefas.

Entre as possibilidades dessa área, alguns dispositivos se destacam. Continue lendo os tópicos abaixo e saiba mais detalhes!

Esteira transportadora inclinada

As esteiras são ótimas aliadas em uma operação industrial. A Esteira transportadora inclinada, por exemplo, é um equipamento versátil, usado nos mais diversos segmentos industriais e que otimiza as operações.

Na prática, a esteira é usada para transportar itens como sacolas, caixas, parafusos e outros dispositivos.

Um grande destaque deste modelo de esteira é sua capacidade de inclinação – que auxilia na regulagem ideal para trabalhos em altura.

Devido à essa característica, aliás, pode-se dizer que a Esteira transportadora inclinada é um item de automação, pois oferece vantagens como:

  • Auxilia no trabalho em altura;

  • Pode ser usada no ramo têxtil, cosmético e outros setores;

  • É um item que facilita o manuseio de mercadorias;

  • Reduz o esforço físico dos funcionários;

  • Serve para evitar acidentes de trabalho.

Ou seja, vale a pena investir nesse produto. Além desse modelo de esteira, é interessante pesquisar as plataformas elevatórias usadas na indústria e outros elementos que facilitam a produção e tornam o ambiente mais seguro.

Sistema de visão

Ainda no contexto da indústria 4.0, o Sistema de visão é um grande investimento.

Como o próprio nome sugere, esse é um conceito voltado à ações estratégicas para ampliar a visão industrial com técnicas que são bastante específicas na parte de controle de qualidade, visão e automatização.

Esse sistema é um conjunto de todas essas técnicas, que juntas servem para a coleta de dados operacionais que vão influenciar no controle de falhas de fabricação e inspirar mudanças positivas no setor.

Não há como pensar em um Sistema de visão sem unir os conhecimentos do quadro técnico da indústria ao setor de soluções tecnológicas. Resumidamente, esse tipo de ação serve para:

  • Identificar necessidade de melhorias industriais;

  • Inspirar inovações;

  • Corrigir falhas;

  • Automatizar processos.

Paineis

Seja por meio dos sistemas ou de equipamentos específicos, a presença de um painel eletrico é algo com bastante significado no universo industrial.

Os painéis são dispositivos que fornecem dados em tempo real e que podem ser configurados para medir diversas situações de temperatura, peso, produtividade e risco.

Por isso, essas peças também são requisitadas em processos de automatização. Gostou das dicas? Continue acompanhando os conteúdos e entenda mais sobre o universo industrial!