A metrologia é um sistema que estuda as variadas medidas. Esse sistema também é conhecido como Sistema Internacional de Unidades e traz um padrão metrológico para comparação de dados.

Atualmente, esses dados são aceitos mundialmente. O objetivo desse sistema é padronizar os valores além de tornar mais uniforme os procedimentos de medição.

Esses instrumentos, inclusive, estão presentes na sociedade, com o uso do termômetro, balança, aferidor de pressão, uso da régua, calibrador dos pneus de um veículo, dentre outros. Mas, também está presente na indústria, onde é preciso monitorar de forma ativa a temperatura, a pressão, peso, dentre outros aspectos para garantir uma produção adequada, segura e padronizada.

O que são instrumentos de medição afinal?

Esses instrumentos foram desenvolvidos pelos cientistas com o objetivo de facilitar a medição de algumas propriedades como o peso, temperatura, pressão, profundidade e índice de pH.

Dentro da indústria, esses instrumentos atuam no controle de processos industriais, realizando diversas leituras de interpretação.

Esse sistema trabalha para aumentar a produtividade industrial, evitar acidentes, fazer com que a indústria funcione de forma máxima, mas sem riscos de acidentes, trazendo mais segurança às maquinas e aos equipamentos.

Esses instrumentos precisam funcionar de forma correta, com o objetivo de oferecer precisão ao procedimento realizado, evitando transtornos. Existem vários instrumentos de medição, com funções diferenciadas.

Confira mais informações sobre alguns deles nos tópicos a seguir:

Quais são os principais instrumentos de medição?

É fundamental que a indústria invista em instrumentos de medição, que são regulamentos e seguem normas de segurança quanto ao seu uso e calibração, porque isso é um elemento fundamental para o desenvolvimento industrial.

Nesse processo podemos destacar vários aparelhos de medição, como os transmissores.

Basicamente, eles são considerados aparelhos de pressão que atuam verificando as medidas que variam em processos industriais. Esse aparelho capta, registra, controla e verifica os resultados. Mais ainda, esse material é considerado de baixo custo para a indústria.

Também podemos destacar os vacuômetros, que também atua na pressão, só que quando ela está menor que a pressão da atmosfera (1atm).

Geralmente, ele é utilizado para verificar a vazão de fluidos, podendo ser analógico ou digital. Esse material pode ser utilizado na indústria, assim como em hospitais.

Outro material é o termopar, que atua como um sensor de inteligência, que realiza a medição só que de equipamentos da indústria.

Ele é focado na verificação da temperatura nas máquinas. Como o atrito é grande e a produção é intensa, esse aparelho precisa verificar a temperatura, visando constatar se não existe um superaquecimento ou ainda risco de explosão.

Existem também os manômetros, que são materiais que leem a pressão, atuando em compressores de ar e em tubulações.

Além disso, existem outros instrumentos que são utilizados de forma especifica, visando constatar a situação da máquina, do ar, da temperatura ambiente, entre outros.

Outros destaques

Um destaque importante nesse processo de medição é a Medição tridimensional, que é um método utilizado para aferir aspectos de proporção.

Ou seja, esse aparelho avalia a forma, o tamanho, qual é a posição geométrica, dentre outros aspectos de um item. O objetivo do uso desse aparelho é evitar acidentes na produção. Esse material ainda:

  • Apresenta alta precisão;
  • É considerado altamente tecnológico;
  • Atua por sensores e dimensões;
  • Ajuda a evitar erros na fabricação de peças;
  • Aumenta os lucros da empresa, pois reduz gastos com perdas.

Outro material importante é o Medidor de radiação.

A radiação é um elemento bastante perigoso, principalmente para humanos, pois não é vista nem sentida.

Seu impacto vai diretamente às células, sendo que algumas radiações conseguem atravessar os tecidos do corpo.

Medir a radiação de um local é fundamental para verificar o nível no ambiente. Esse aparelho consegue trazer um dado seguro, verificando as seguintes radiações: alfa, beta, gama, raio-x e nêutrons.

Esse material ainda emite um sinal de emergência por meio de um alarme sonoro.

O medidor de vazão também merece destaque, pois a indústria trabalha com vários fluidos e é importante verificar a vazão, ou seja, o escape deles, de um ponto para outro, para que a lubrificação seja feita de forma correta e para que não haja sobrecarga nos tubos, dentre outros motivos.

Realização da manutenção: cuidado básico

É importante ressaltar também a importância de realizar a Manutenção desses aparelhos, pois com o passar do tempo e uso constante eles podem acabar danificando ou perdendo a precisão.

Aí é que mora o perigo, porque a precisão é fundamental nesse processo, pois um erro pode causar um acidente grave, afetando a qualidade industrial e a vida dos funcionários. O prejuízo pode ser imenso, por isso é fundamental ter esse cuidado e precaução.