A indústria é um dos setores mais importantes para o desenvolvimento da sociedade. No Brasil, ela representa 21,6% do PIB nacional, responde por mais de 70% das exportações, por 67,4% do investimento empresarial em pesquisa e desenvolvimento e por quase 35% dos tributos federais (com exceção das receitas previdenciárias).

Esses dados são oriundos de um estudo feito pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em julho de 2019, que ressaltou, ainda, que a cada R$ 1,00 produzido na indústria são gerados R$ 2,40 na economia brasileira.

Ou seja, a indústria faz a economia andar, além de fornecer grande parte dos bens de consumo, materiais e produtos utilizados pelas pessoas no dia a dia.

Mais do que isso, com o investimento em pesquisa, o setor industrial anda lado a lado com o desenvolvimento, colaborando para a criação de novas tecnologias, componentes, máquinas, peças e processos que facilitam a produção, os trabalhos e a vida em sociedade.

Principais componentes e peças utilizados no setor industrial

Para que a indústria possa atuar com assertividade, gerando empregos e contribuindo para a economia nacional, é indispensável a presença de máquinas, equipamentos, bem como peças e componentes em toda a linha de produção.

Nesse sentido, as fábricas devem sempre estar atentas às condições de funcionamento de todos os seus acessórios, para que não ocorram interrupções de produção, paradas e consequentes perdas.

Existem muitos tipos de componentes utilizados no setor industrial, com especial destaque para as peças para geradores a diesel.

Os geradores são equipamentos indispensáveis na indústria, pois eles asseguram a distribuição de energia elétrica para o estabelecimento, em casos de problemas com a concessionária ou apagões.

Além dos geradores elétricos, é possível encontrar modelos de geradores térmicos, mecânicos e químicos, dependendo do trabalho executado na indústria.

Fora isso, as peças para compressor de ar comprimido também são essenciais para os trabalhos na indústria.

A principal função dos compressores de ar comprimido é aumentar a pressão de um fluido em estado gasoso, tendo diversas aplicadas no ramo industrial, como:

  • Atuação em sistemas pneumáticos;
  • Pulverização de substâncias;
  • Serviços de pintura;
  • Trabalhos de higienização e limpeza.

Assim como os geradores, existem diversos modelos de compressor de ar comprimido. Por isso, é preciso avaliar quais são as necessidades de uso, para encontrar o equipamento que melhor se adéqua ao tipo de trabalho a ser executado.

Fora os compressores industriais, existem os compressores para uso profissional (com baixa e média capacidade de compressão) e os compressores de uso doméstico (com baixa capacidade).

O último modelo permite realizar pequenos serviços em residências, como pinturas, enchimento de pneus de bicicleta, colchões de ar e, até mesmo, envernizar móveis. Já o compressor profissional é muito utilizado para trabalhos em jardins.

Finalmente, depois das peças de compressores de ar e geradores, outros componentes essenciais são as peças para bobcat. Esses itens são usados na indústria e na construção civil, em máquinas que realizam o transporte de materiais, como mini escavadeiras.

Encontrar esses componentes é crucial para efetuar as manutenções que mantêm o trabalho em andamento.

Além de mini escavadeiras, as máquinas bobcat também recebem o nome de mini carregadeira ou mini retroescavadeira.

As peças para esses maquinários devem estar em perfeito estado de funcionamento, para que, caso haja a necessidade de substituição, os componentes atuem de maneira satisfatória para garantir a produtividade.

Onde encontrar os melhores componentes para o setor industrial?

Além das peças mencionadas anteriormente, a indústria trabalha com muitos outros componentes, máquinas, equipamentos, acessórios e dispositivos.

No entanto, a segurança de uma boa produção só é garantida quando esses itens têm qualidade, por esse motivo, é recomendável comprá-los em estabelecimentos de confiança e com reconhecimento no mercado.

Para isso, a dica é pesquisar os profissionais e os serviços. Os melhores lugares oferecem peças em diferentes modelos e das melhores marcas, com garantia de uso e assistência técnica especializada.

Assim, em casos de erros ou falhas de funcionamento, é possível acionar profissionais competentes para cuidar dos problemas apresentados pelas peças.

Mais do que isso, as empresas reconhecidas e com credibilidade têm preços acessíveis e justos, com condições de pagamento especiais aos seus clientes.

Quer dizer que, é possível negociar com esses estabelecimentos, encontrando um valor de investimento justo tanto para a empresa quanto para o cliente.