Uma grande variedade de peças, ferramentas e sistemas são empregados diariamente para que os variados procedimentos internos de fábricas e indústrias possam contar com o melhor desempenho e a segurança máxima, sem falar na obtenção de resultados de maior qualidade a partir da implementação de itens corretos.

Nesse contexto, conhecer mais sobre alguns dos utensílios que servem para otimizar e facilitar os ciclos de montagem e produção em diferentes segmentos é a melhor maneira de garantir aplicações corretas e satisfatórias.

Por isso, reunimos no artigo que você acompanha a seguir informações imperdíveis sobre alguns itens essenciais e sobre como eles funcionam, contribuindo para a produção de diversas formas.

Mancais

Nada mais justo que começarmos falando sobre os mancais, peças que são utilizadas em diversos tipos de maquinário para realizar a fixação segura no apoio de eixos.

No geral, esses dispositivos são compostos por estrutura de ferro e bipartida, encerrando o casquilho responsável pela sustentação e giro do eixo.

Os tipos de mancal podem variar de acordo com seu desempenho, de modo que podemos destacar:

  • Mancais de escorregamento ou deslizamento;
  • Mancais hidrodinâmicos;
  • Mancais hidrostáticos;
  • Mancais aerostáticos.

Isso sem falar no mancal de rolamento, um dos mais utilizados por segmentos diversos dentro das fábricas e indústrias que procuram garantir operações seguras e confiáveis em suas operações cotidianas de montagem e produção.

Ele é constituído por dois anéis concêntricos, entre os quais são depositados elementos rolantes, tais como agulhas, esferas ou roletes, sendo que o Rolamento de esfera se destaca.

No geral, os mancais de rolamento são recomendados para projetos que demandam menor atrito e, ao mesmo tempo, maior velocidade.

Válvulas

As válvulas são fundamentais para a qualidade das instalações hidráulicas de um espaço industrial e, ainda, para uma série de procedimentos executados todos os dias nesse setor.

Existem diferentes tipos desse dispositivo, sendo que eles se diferenciam por conta da sua estrutura e também da tecnologia que fornecem.

O tipo solenoide, que é amplamente empregado em áreas distintas, é um dispositivo eletromecânico controlado que tem em sua composição dois elementos-chave: o corpo e a bobina.

Enquanto o corpo é constituído de tampa, mola e diafragma, tendo uma importante função mecânica no desempenho das válvulas desse tipo, a bobina é composta por fios de cobre que são enrolados em volta da peça.

Por isso, a bobina é considerada a peça principal de uma válvula, apresentando centro livre e sendo responsável pelo seu desempenho de acordo com as demandas de abertura e fechamento de cada aplicação, o que também pode variar conforme o segmento em questão e o tipo de sistema no qual o dispositivo está inserido.

As válvulas desse tipo podem ser aplicadas em diversos contextos e trabalhar diretamente com diferentes tipos de materiais, sendo alguns deles:

  • Água;
  • Óleo;
  • Gases;
  • Filtros de manga;
  • GNV;
  • GLP.

Uma de suas aplicações de destaque, portanto, é na automação das práticas industriais, pois ele oferece a possibilidade de fechar, dosar, distribuir e até misturar o fluxo para a garantia de qualidade e controle das operações executadas.

Flanges

Um dos tipos de flange mais utilizados atualmente por variados segmentos industriais é o chamado Flange cego, que possui um furo central e é empregado nas extremidades das tubulações, permitindo a inspeção da linha e, ainda, sua continuação posterior.

Sendo assim, é ideal para fechar linhas e seções flangeadas. Uma de suas principais vantagens é a capacidade de resistir a diversas condições de pressão e temperatura. Esse dispositivo pode ser classificado de acordo com suas especificações.

Já o chamado Flange sobreposto não permite que seja feita uma ligação direta com a conexão tubular em questão e demanda a solda tanto no lado externo quanto no lado interno. É empregado, geralmente, em operações com condições de temperatura variadas, mas sempre em pressão moderada.

Vale lembrar que esse item tem um mecanismo extremamente prático e seguro, deslizando sobre a tubulação ainda antes de passar pelos procedimentos de solda. Isso o torna altamente indicado para aplicações de pressão reduzida. Além disso, alguns dos segmentos onde esse tipo de flange pode ser encontrado são:

  • Indústria de papel e celulose;
  • Indústria da construção naval;
  • Indústria de geração de energia;
  • Indústrias de petróleo;
  • Indústria metalúrgica.

O mais importante é sempre contar com dispositivos fornecidos por empresas que estão comprometidas com a qualidade de seus produtos e com a satisfação do cliente, pois todos os itens mencionados nesse artigo são determinantes para o sucesso e a otimização de ciclos produtivos em indústrias de diversos segmentos.