Segmentos variados dependem de forma direta ou indireta de peças industriais.

Sendo esse um cenário diverso, onde processos distintos são empregados na produção, é preciso definir qual será o método adotado para a fabricação.

Para isso, naturalmente, é preciso considerar diferentes fatores, como as especificações do material e a finalidade do produto.

Uma alternativa amplamente aplicada corresponde a fundição, um processo baseado na conformação física de materiais e comumente empregada em metais, sendo viável para grande parte das ligas metálicas industriais.

Uma vez que há grande diversidade na produção, é possível encontrar peças de tamanhos, formatos, entre outras especificações distintas.

De forma geral, entre os processos que ocorrem para a fundição de metais, é possível citar:

  • Modelagem;
  • Fusão;
  • Vazamento;
  • Desmoldagem;
  • Rebarbação;
  • Limpeza.

Basicamente, antes de efetuar a fundição de metais, é indispensável que um modelo seja preparado, essa parte é integrante do processo de moldagem.

É indicado que o modelo seja sutilmente maior que a peça original, por causa da contração que pode ocorrer durante a solidificação do metal.

Além da contração, outros fenômenos podem ocorrer, como o desprendimento de gases e cristalização, por esse motivo, ter cautela é fundamental.

É importante citar que este molde é constituído por um material refratário e em sua composição, é possível encontrar areia.

Posteriormente, os machos são elaborados com o mesmo material para serem aplicados na formação de furos e reentrâncias na peça.

A partir deste ponto, acontece a fusão do metal, onde é direcionado para um forno específico até alcançar a temperatura ideal e derreter.

Em seguida, ocorre o vazamento, onde os moldes são preenchidos com o metal que foi derretido.

Quando este elemento se solidifica, é retirado do molde e os canais de alimentação e rebarbas são removidos. Por fim, acontece um procedimento de limpeza, em prol de eliminar as incrustações de areia.

Para o que serve o molde de borracha na indústria?

molde de borracha é amplamente aplicado principalmente para atender a indústria de decoração, brinquedos, presentes e itens artesanais.

Normalmente, é empregada a borracha de silicone por contribuir com fácil manuseio, baixa retração, dureza favorável para o tipo de aplicação a ser efetuada, além da resistência que apresenta a alta temperatura.

Os moldes de borracha também podem ser empregados para atender os setores de automóveis, construção civil e mineração.

Naturalmente, os processos elaborados podem apresentar grande distinção, porém, de forma geral, a borracha é utilizada em alta temperatura para a moldagem do material, que pode ter diferentes medidas e formas, além de espessuras que também podem ser distintas.

Onde o centro de furação é aplicado?

centro de furação é ideal para a fabricação de diferentes peças industriais, esse tipo de máquina opera realizando furos na vertical e na horizontal, ou seja, no topo e na face dos itens.

Além disso, é possível operar com serras para a efetivação de “rasgos”, que são empregados como um encaixe do fundo nos módulos.

Para realizar pequenos recortes ou para desbastar metais, a fresa também pode ser aplicada com a máquina.

Diferente do que ocorre no centro de usinagem, essa máquina não opera por meio de um sistema que exija sapatas, pois a recepção de peças é na vertical, contribuindo assim com a produtividade da operação.

O equipamento é considerado uma máquina relativamente pequena, porém, requer uma área adequada de ambos os lados para atender a saída e a entrada de peças maiores.

Embora seja um pouco restrita na largura das peças trabalhadas, trabalhando com furos em peças de no máximo 1.000 mm de largura, no que diz respeito ao comprimento, é possível usar desde peças pequenas, como de 250 mm, até peças maiores, de 2.750 mm.

Dessa maneira, a máquina é ideal para operações nas quais há a necessidade de 1 fresa.

Como o foco do equipamento é justamente elaborar a furação e não recortes especiais, esse deve ser um fator a ser considerado no momento de adquiri-la ou mesmo de utilizá-la.

As particularidades são notadas não apenas nos equipamentos e procedimentos apresentados ao longo do texto, mas em toda a indústria.

É importante que profissionais qualificados estejam a frente de cada processo realizado, principalmente para identificar o método mais adequado a ser empregado e para que seja efetuado de forma segura.