A área que corresponde a indústria possui diversas empresas, de segmentos diferentes e que trabalham todos os dias buscando novas ideias para produzir objetos, produtos e serviços de qualidade para atender as urgências da sociedade.

A elaboração de mercadorias só é possível graças a presença de máquinas e equipamentos que as empresas realizam investimentos para criarem um ambiente de produção em suas propriedades.

O maquinário e a utilização de boas ferramentas ajudam os funcionários a realizarem as tarefas diárias da empresa, com qualidade, segurança, eficiência, visando o objetivo de redução de tempo na produção, economia de recursos e energia, ajudando as empresas a cumprirem os prazos e demandas com eficácia.

A importância do aço na indústria

Os serviços de produção de objetos e produtos necessitam de matéria-prima e peças em grande quantidade.

Nesse contexto, existem diversos tipos de materiais e elementos que podem ser utilizados como insumos. Os elementos metálicos, por exemplo, são frequentemente procurados pelas companhias industriais devido as suas qualidades.

Um dos elementos que é muito usado no setor industrial é uma mistura entre ferro e outros elementos que podem ou não ser metálicos, que juntos dão origem ao aço.

O aço é uma matéria-prima utilizada na fabricação de peças importantes para muitas empresas da indústria, porque é com essas peças que a criação de objetos, produtos e estruturas podem ser feitas

Existem variações na fabricação de aço, possibilitando opções para s empresas no momento de fazer a aquisição da matéria-prima ou peças. Os tipos de aço disponibilizados no mercado são:

  • Aço carbono;
  • Aço inoxidável;
  • Aço temperado;
  • Aço damasco;
  • Aço rápido;
  • aço corten;
  • aço sintético;
  • aço duro;
  • aço galvanizado.

Existem ainda outras opções que podem ser usadas para a fabricação de peças, na construção civil, etc.

O papel das peças em aço na indústria

O aço é muito usado nas empresas, pois, está presente em peças que são essenciais em vários serviços em diversos setores.

A chapa de aço, por exemplo, é um material útil para a fabricação de telhas, tubos, tanques, engrenagens e sistemas de máquinas e automóveis. Sua resistência, versatilidade, praticidade e o baixo índice de manutenção fazem das chapas de aço um excelente produto, sendo muito utilizado no setor automobilístico, construção civil, produção de telhas, etc.

A barra redonda de aço é um produto fabricado com aço carbono, com formato redondo e transversal circular, que é muito empregado na criação de eixos, ferramentas e máquinas.

Podem ser laminadas, trefiladas, forjadas ou retificadas, de acordo com a necessidade do produto ou processo de fabricação.

As barras em aço oferecem: durabilidade, excelente soldabilidade, tenacidade, proteção contra corrosão e resistência a pesos e alta pressão, sem causar danos ao material.

Algumas companhias do setor industrial, se dedicam a criação de molas especiais, que são objetos elásticos com alta flexibilidade e capacidade de armazenamento da energia mecânica.

As molas são produzidas com aço temperado e arames especiais, nos seguintes formatos: espiral, lâmina, helicoidal, gás, torção, faixa de borracha, tração, pneumática, tipo prato e demais formas.

Essas molas são usadas em máquinas, equipamentos e no setor automobilístico, sendo muito empregadas em suspensão a rosca. Esse elemento possibilita modificar a altura dos carros, porém a sua regulagem deve ser feita de forma manual. São resistentes contra corrosão, calor e possuem robustez.

Durante o processo de fabricação de peças em aço, as empresas usam uma tabela de aço, para identificarem a temperatura da têmpera de cada aço, ou seja, existe um valor exato para a manipulação desse material, pois, dependendo do calor, pode sofrer derretimento, estragando a matéria-prima.

Por isso, verificar os valores da tabela é muito importante para que a fabricação de peças em aço aconteça de forma segura e sem desperdício de material.

As empresas que atuam como fabricante de parafusos especiais, usam o aço para a elaboração de parafusos, porcas e arruelas, com formatos cônicos, sulcados ou cilíndricos.

Parafusos sextavados em aço inox, diferencial, allen, de pressão, de chamada, prisioneiro, franceses, de alvenaria e outros modelos, com um design diferenciado também podem ser produzidos.

As fábricas de parafusos realizam produção em grande quantidade e usam diversos materiais, como o bronze, aço inoxidável e titânio.

Sendo assim, pesquisar informações e referências de empresas que produzem peças em aço com qualidade, eficiência e bom custo-benefício é uma forma de conseguir fazer uma boa aquisição de peças e garantir os processos produtivos da sua empresa com excelência.