A indústria da borracha é um segmento onde se trabalha, somente, com o melhor látex, que é o natural. O Brasil sempre foi pioneiro desse elemento, fazendo muito sucesso tanto dentro quanto fora do país com essa descoberta.

Após isso, muitos países, principalmente, do oriente começaram também a comercializar esse tipo de matéria-prima, que pode se transformar em muitos elementos, como em borracha, que é utilizada em variados locais e objetos.

Hoje muitos países produzem todos esses produtos, porém, o nosso sempre se manteve muito acima em relação a venda, produção e exportação, justamente pela demanda e pelo nosso clima, que possibilita o trabalho ser feito com mais rapidez e quantidade.

Enfim, para que seja possível entender um pouco mais desse material e todas as suas possibilidades, principalmente no meio industrial, acompanhe este artigo, pois iremos contar um pouco mais sobre o que essas fábricas especializadas fazem e quais os objetos e elementos que são proporcionados pela borracha.

Fábrica de borracha

Primeiramente, iremos falar um pouco mais sobre a fábrica de artefatos de borracha, que possui muita tecnologia e cada vez mais procura inovar. Ela possui uma disposição de matéria-prima para que a produção possa ser completa e de qualidade.

Há dois tipos de bases para o desenvolvimento da borracha: o látex natural – que é extraído da seringueira – e as sintéticas. As naturais não são muito resistentes a variações de temperaturas, já as sintéticas, que são derivadas do petróleo, são mais resistentes.

Sempre inovando, essas empresas desenvolvem muitos testes e novos tipos de produções de borracha. O controle de todos os processos é totalmente rigoroso e é possível fazer variados tipos de produtos.

Essas fabricantes produzem e desenvolvem peças específicas – ou não -, para todos os tipos de locais e segmentos, como os industriais, para pessoas físicas e outros tipos de fabricantes que necessitem.

A seguir, iremos falar mais um pouco sobre alguns dos mais importantes e também principais tipos de peças que são feitas por meio de todo o trabalho das empresas fabricantes de borracha aqui do Brasil.

Juntas

Um dos mais conhecidos materiais é a junta de borracha, que ajuda na junção de dois tipos de estruturas e acoplamentos mecânicos. Elas podem ser irregulares ou regulares e são conectadas com parafusos. Além disso, elas devem ser adaptadas sempre pelo espaço que irão preencher.

Sua aplicação costuma ser feita em locais como engenharia mecânica, pois elas ajudam também na proteção de possíveis vazamentos ou de escapes. Ou seja, ela é uma aliada em relação a todos os tipos de maquinários e ambientes desse meio.

Elas são produzidas por diversos materiais, porém o mais conhecido é a borracha de silicone, pois ela possui algumas vantagens e características, como:

  • Compressibilidade;
  • Resistência;
  • Constância;
  • Firmeza;
  • Vida útil longa.

Além disso, ainda é possível evitar danos que podem ocorrer nas juntas pelas passagens de substâncias tóxicas ou químicas. Sendo que a silicone faz com que esses problemas desapareçam sem nenhum esforço.

Cilindro

É possível encontrar também as fabricações de cilindro de borracha, pois ele é muito utilizado em setores industriais para que seja possível a produção de embalagens, móveis, couros, roupas, papéis, plásticos e muitos outros elementos.

Suas funções são muito amplas, pois as propriedades ajudam na preservação de maquinários, aumentando assim o seu rendimento e também sua eficiência como um todo.

Anel

O anel de vedação é um elemento usado em produtos que necessitam de passagem de água. Ele ajuda a evitar vazamentos possíveis e faz com que o desperdício seja bruscamente diminuído.

Seu formato, como podemos imaginar, é circular e suas matérias-primas são feitas de borracha e elastômeros, com propriedades plásticas, fazendo com que o anel possa suportar deformações bruscas antes de ser rompido.

Lençol

Por fim, iremos falar sobre o lençol de borracha, que é um elemento feito em variadas medidas e tamanhos padronizados, sempre em espessura e largura. Ele pode ou não ter uma telha em seu corpo para melhorar a apresentação, além de cores que diferenciam suas funções.

Ele pode ser usado como arruelas, como revestimentos ou isolantes de ruídos, pois possui uma dureza que ajuda em resultados de processos industriais e pode estar no meio de guarnições até na produção de aventais.

Enfim, essas são basicamente algumas das possibilidades que a borracha e suas fábricas proporcionam. Existem outros inúmeros, porém os mais procurados, e também utilizados, são esses.