Uma indústria possui diversos elementos, e um desses elementos é o uso de peças em máquinas e de ferramentas. E para a produção desses componentes são utilizados alguns tipos de processos de produção, entre eles a usinagem e a injeção de plastico ou conhecida também como injeção de polímeros.

Esses dois processos permitem que uma indústria desenvolva diversos produtos de auxílio à outros procedimentos, como peças para máquinas que quebraram, ferramentas específicas, moldagem de gabaritos e moldes entre outros elementos.

No decorrer desse artigo trataremos sobre alguns processos realizados por empresa usinagem que consiste na moldagem e produção de peças metálicas e sobre os processos de moldagem e produção por meio da injeção de plástico.

Processos de usinagem

Os processos de usinagem são bastante conhecidos pela indústria, afinal, são procedimentos realizados para retirada de excesso de materiais de uma peça e metal para que então ela seja moldada.

Existem alguns tipos principais também conhecidos como métodos convencionais de usinagem e os processos ditos não convencionais. E todos esses procedimentos tem características únicas.

Assim, abaixo falaremos sobre alguns desses processos de usinagem de moldes e matrizes utilizados dentro da indústria para peças metálicas.

Os serviços convencionais de usinagem metálica são:

1. Torneamento

O torneamento é feito por uma máquina conhecida como torno mecânico. Esse torno pode ser manual e o automático, em que o controle é realizado por um Controle Numérico Computadorizado (CNC).

O torno trabalha em dois eixos afim de criar cortes com profundidade e diâmetros bem definidos. O torneamento pode ser realizados dentro e fora do material, sendo o torneamento no interior do material realizado para criar componentes tubulares.

2. Fresagem

A usinagem em americana que utilizam a fresa tem como objetivo o corte do material de forma precisa. Utiliza-se de cortadores rotativos para remoção do material e sua moldagem.

A fresadora trabalha de forma diferente da do torno. A fresa é uma ferramenta estacionária em uma mesa. E o material é movido no corte. Os serviços de fresagem são:

  • Aplainamento;
  • Roteamento;
  • Fundição;
  • Rebatimento.

Os serviços não convencionais de usinagem metálica são:

1. Usinagem à laser

É um dos processos não convencionais mais difundidos. É feito com um feixe de luz de alta temperatura (laser) que possibilita a eliminação do material e a sua moldagem por meio da fusão e da vaporização.

Esse tipo de usinagem possibilita a criação de geometrias altamente corretas.

2. Usinagem por jato d’água

É um processo de usinagem bastante utilizado na moldagem de perfis metálicos em chapas. Essa usinagem utiliza um jato d’água sob alta pressão ajuda na produção de cortes limpos e precisos.

E por conta de não usar calor permite a não produção de elementos contaminantes.

Injeção de plásticos

A industria de injeção plastica trabalha na produção de moldes e também de peças plásticas, diferentemente da usinagem, que lida com os metais. O objetivo da injeção de plástico é derreter o polímero (plástico) e esculpi-lo de maneira com molde e finalidade do material.

Esse procedimento utiliza uma máquina injetora e aplicado então em um molde específico. O polímero antes de ser injetado no molde é derretido, e por conta das suas características como a versatilidade, é possível a criação de peças e materiais diferentes.

Abaixo entenderemos como o processo de injeção de plástico acontece em uma empresa de injeção plastica.

Etapas da injeção de plásticos

O processo de injeção de plástico é altamente eficiente e qualitativo. E iremos entender como acontece as etapas principais desse procedimento.

O primeiro ponto é o aquecimento dos grânulos de plástico, que é a matéria-prima para o plástico. Esse aquecimento permite o derretimento dos grânulos à temperaturas de aproximadamente 200º C a 250º C, chamado no processo de plastificação.

O aquecimento é feito com o suporte de um cilindro de uma máquina injetora. Assim, o plástico é mesclado com corantes na área da máquina conhecida como canhão.

O material então “plastificado” é injetado no molde com o suporte de uma rosca plastificada. Depois de injetado o bico da máquina fica no molde até o resfriamento (que acontece de forma rápida) completando o ciclo do processo de injeção de plástico.

O intervalo de um molde para o outro é de aproximadamente 20 segundos, ou seja, bastante rápido e eficiente.

Assim, conseguimos entender que a usinagem e o procedimento de injeção de plástico é importante para o desenvolvimento e suporte das atividades industriais.