Existem alguns equipamentos que são usados para medir e controlar os processos que são realizados dentro de uma indústria, como micrometro digital, paquímetro, entre outros.

O principal objetivo dessa medição e controle é melhorar o resultado da produção, otimizando as atividades industriais e reduzindo gastos que são desnecessários.

Normalmente, a medição dentro da indústria está ligada a algumas variáveis como a vazão, nível, temperatura, pH, pressão, densidade, viscosidade, condutividade, vibração mecânica, etc.

Essas variáveis são sempre medidas durante várias etapas do processo industrial, independentemente do segmento em que determinada indústria atua.

Um calibrador é um tipo de padrão geométrico corporificado que é muito utilizado pela indústria de metais e mecânica.

Durante o processo de fabricação de peças que podem precisar de ajuste, as respectivas
dimensões possuem tolerâncias de fabricação que o projeto determina de forma fixa.

Para que seja possível qualificar essas peças de forma mais rápida, são usados os calibradores do tipo
passa/não-passa.

Como são equipamentos que possuem uma forma simples de uso, além de um custo acessível, os calibradores, que podem ser um calibrador de rosca, por exemplo, são usados nos processos de medição na indústria, como para verificar furos, eixos e roscas, e checar se há o enquadramento ou não na faixa de tolerância.

Como é realizado o processo de medição nas indústrias?

Os parâmetros de controle são medidos por grandezas químicas e físicas, como em:

  • metros cúbicos;
  • amperes;
  • volts;
  • metros por segundo;
  • gramas por centímetro cúbico;
  • pascal segundo;
  • ácido;
  • básico;
  • neutro;
  • litros quilograma;
  • newton.

Cada grandeza se relaciona com um determinado aspecto que é observado durante o processo produtivo. Esse tipo de monitoramento, normalmente, é feito em prensas hidráulicas, refrigeradores, fornos, aquecedores, caldeiras, compressores, bombas, reatores, além de outros equipamentos amplamente usados por uma indústria.

O rugosímetro preço é um instrumento de medição que serve para verificar a rugosidade na superfície de peças e ferramentas.

Sendo assim, sua principal função e objetivo é fazer a análise dos problemas que possuem relação com a rugosidade, que são as variações de relevo de superfícies.

Esse instrumento apresenta resultados bastante precisos, que permitem, assim, resolver os problemas envolvidos no mapeamento dessas rugosidades.

Um exemplo prático de medição acontece no processo de empacotamento. No caso de uma indústria alimentícia que produz salgadinhos de milho, é necessário que ela estabeleça os padrões de quantidade de salgadinho que vai dentro de cada pacote.

Além disso, para que o produto seja comercializado, são necessárias as especificações técnicas nutricionais e de saúde exigidas por lei.

Para que não haja diferença entre cada pacote, hoje em dia, os equipamentos industriais possuem uma programação, por meio da instrumentação, que visa desenvolver uma forma linear e constante para que todas as quantidades sejam medidas e, então, sejam iguais.

Todos os tipos de indústria utilizam esse processo. A indústria automobilística, por exemplo, precisa se preocupar com detalhes como espessura da tintura durante o processo produtivo. Essa espessura depende da temperatura em que a tinta é aplicada, assim como da densidade do produto.

Além disso, esse tipo de indústria precisa fornecer todas as especificações técnicas relacionadas a motor e segurança. Dessa forma, é possível perceber que o processo de medição auxilia muito nos processos industriais.

Para que serve a calibração de balanças

A calibração de balanças é imprescindível na obtenção resultados de pesagem precisos e, normalmente, é um processo realizado durante a manutenção.

Fazer a pesagem de itens em uma balança que não está calibrada não adianta, pois tudo vai ser uma suposição. Isso pode até ser considerado como negligência.

Com o passar do tempo e o uso constante, além de fatores externos como impactos mecânicos, a balança de precisão pode apresentar algumas falhas.

Sendo assim, a calibração da balança, de forma periódica associada a testes de rotina, faz com haja o aumento da durabilidade da balança, além dela ficar mais precisa.

A calibração pode ser caracterizada como uma comparação quantitativa e funciona da seguinte forma: para confirmar a leitura de uma balança, um peso de referência é colocado no prato.

O erro é estabelecido então como sendo a diferença entre o valor medido, ou seja, a leitura, e o valor real que é o peso usado como referência. O processo de calibração gera um certificado com todas as leituras da balança e sua comparação com o valor de referência.