De modo geral, as engrenagens são responsáveis por possibilitar o funcionamento de ferramentas e ainda transmitir potência aos itens por meio de sua rotação.

Isso ocorre porque essas peças são rodas dentadas ligadas por meio de eixos, o que possibilita a transferência de movimento, força e potência aos equipamentos por meio de processos mecânicos.

Assim, esse item têm grande usabilidade e importância para o meios industriais, de forma que compõem grande parte dos itens que desse segmento.

Quer saber mais informações desse item, sua fabricação e importância para as indústrias? Então continue com a leitura desse artigo e entenda como uma engrenagem é feita.

Engrenagem helicoidal, um item diferenciado

Engrenagem helicoidal tem como objetivo fazer a transmissão de rotações de uma forma fixa, ou seja, padroniza em altas rotações.

Essa engrenagem consegue fazer um trabalho silencioso, devido a moldagem dos seus dentes serem de forma axiais de força. Assim, caso haja muito esforço em cima dessa peça, isto pode ser compensado por um rolamento ou um mancal.

Este modelo também pode ser usado para casos de transmissão entre eixos que se formam em ângulos.

Este tipo de engrenagem é muito procurada no mercado pois é capaz de proporcionar ótimos resultados de desempenho, gerando mais produtividade, pois tem importantes características de aplicação.

De modo geral, ele tem funcionamento graças aos seus dentes, cortados de forma que geram ângulos com a face da engrenagem.

Usinagem

A usinagem é um processo de fabricação utilizada para a criação de vários tipos de objetos de metal. Nessa fabricação, trabalhadores cortam materiais para alterar a forma e a aparência de um item, seguindo um projeto ou uma demanda recebida.

Assim, a usinagem serve como uma ótima alternativa a outras formas de sistemas de produção, incluindo assim a moldagem e a fundição.

De modo geral, esses são processos muito eficazes para criar peças muito finas e objetos com formas bem detalhadas.

Com isso, e o trabalho minucioso e preciso, a usinagem pode criar qualquer item desde parafusos até peças mais sofisticadas como a Usinagem de engrenagens e peças mais detalhadas, pode criar objetos grandes, como por exemplo ferramentas manuais e componentes automotivos.

Como visto, esse processo é essencial para a criação de vido funcionamento das engrenagens. Afinal, o item precisa apresentar dentições com medidas precisas de forma a se encaixarem e permitir o funcionamentos dos equipamentos que as tem como base.

Como existem várias empresas de usinagem, deve-se verificar bem o trabalho final deles antes de escolher uma para encomendar suas peças. Isso porque, como pode ser percebido, tal trabalho deve apresentar peças de ótima qualidade e de um acabamento impecável.

A usinagem envolve metalúrgica de muitos tipos e processos, que são usados para dar a forma e o acabamento desejados.

De modo geral, a usinagem é separa em categorias que especificam os processos que podem ser realizados para desenhar e produzir a peça, seja ela uma engrenagem ou não.

Nesse contexto, também é possível contar com mais de um desses processos para torná-la ainda mais completa e eficaz.

Entre os processos é possível destacar:

  • Fresamento;
  • Brochamento;
  • Furação;
  • Eletroerosão.

Moldar por meio de um torno, é outra forma fazer com que o metal chegue a sua forma final.

Durante o torneamento, os metalúrgicos colocam o material sobre um torno, que gira o metal de modo que ele possa ser moldado ou até mesmo cortado.

Também existe um método chamado moagem, esse processo é bem simples e usa uma roda de pedra de moagem, para poder moldar o metal.

Fresamento de engrenagens

O Fresamento de engrenagens é realizado por maquinários modernos, que podem produzir diversas engrenagens variadas. As fresadoras são constituídas por diversas partes/setores.

São elas:

  • Base;

  • Coluna;

  • Console;

  • Sela;

  • Mesa;

  • Torpedo;

  • Árvore.

No fresamento os métodos mais utilizados são o concordante e o discordante.

O método concordante é quando a rotação da fresa possui sentido igual ao do ponto que existe o contato. Nesse tipo de fresamento, a força da máquina é exercida em sua instância máxima.

Já a fresadora discordante realiza um sentido de corte diferente. De modo geral, esse processo vai no sentido de avanço das peças, a fresa nesse caso trabalha com a espessura mínima, até chegar ao ponto desejado.

Não importando o tipo de fresa, vale comentar, que só profissionais preparados devem operar a máquinas chamadas de fresadoras, pois pessoas que não possuem o conhecimento necessário podem vir a sofrer graves acidentes.

Cremalheira

A cremalheira é um item mecânico que consiste em um aparato que possui uma barra ou trilho dentado, um detalhe é que os dentes do trilho e da engrenagem devem ser compatíveis, para que possa haver movimentação da engrenagem.

Para este produto funcionar de forma correta, é necessário que a engrenagem esteja sem nenhum dano ou problema. Se a peça não estiver em sua forma perfeita, não é possível que ela funcione.

Ferramentaria

A ferramentaria faz parte do sistema metalúrgico e serve para criar e produzir variados tipos de ferramentas para diversos setores da indústria.

Atualmente, este tipo de empresa está relacionada aos segmentos de corte, dobra e repuxo, também envolvendo moldes plásticos, vulcanização, entre outros procedimentos.

O profissional que trabalha nesse ramo é chamado de ferramenteiro, mas pode ser nomeado de outras formas, dependendo em qual ramo da indústria estiver atuando.