A construção de tanques de armazenamento, é a melhor opção para se conservar uma matéria-prima líquida em grandes quantidades. Os tanques industriais, podem variar de estrutura e tamanho e podem suprir as diferentes necessidades de consumo do setor industrial.

Não são somente os fluídos que podem variar, pois as estruturas dos reservatórios também podem possuir diferentes formatos, tais como o esfenoidal, o cônico e o curvo.

Tanto os reservatórios de água quanto os reservatórios de combustível, devem ter uma manutenção periódica para manter a qualidade dos fluidos armazenados, sem vazamentos.

No caso do reservatório de água potável o PH (potencial hidrogeniônico), deve estar sempre em 7 (em uma escala que varia entre 0 e 14), nem muito ácido e nem muito alcalino.

Por que a manutenção dos tanques é importante?

A manutenção de um tanque de água, deve ser feita periodicamente e tem o importante objetivo de eliminar os microrganismos de sua estrutura.

Desta forma, apresentando uma água inodora e incolor, principalmente se houver uma distribuição em escala, de consumo populacional.

Se a água do reservatório apresentar partículas de sujeira ou qualquer indício de sabor e cheiro diferentes, da qualidade considerada potável.

É um sinal importante de que deverá ser feita uma manutenção do tanque de armazenamento. Para que não haja desperdício de centenas de metros cúbicos de água.

E possíveis danificações à estrutura, é necessária a contratação de uma equipe especializada em manutenção industrial para tanques e reservatórios, para a execução da limpeza dos tanques de armazenamento de água.

Importante lembrar que o uso de produtos, como o sabão, por exemplo, detergente ou qualquer outro produto químico pode ser prejudicial.

Portanto, a opção mais viável para remover o excesso de sujeira que será usado pela equipe de manutenção, é eliminar ou reutilizar a água armazenada.

E, em seguida, executar a limpeza com o uso de antibactericidas de uso industrial. Para maior controle da manutenção, as limpezas precisam ser periódicas.

E devem ser controladas, através de relatórios contendo dia e mês, assim como o último resultado da visitação.

Isso é importante pois, mesmo não aparentando estar suja, a água e o reservatório podem esconder algo que fará mal à saúde dos usuários.

Os tanques de água podem variar de tamanho, podendo chegar a armazenar até meio milhão de litros cúbicos de água em seu interior.

Para segurar toda essa quantidade, eles precisam ser fabricados com materiais resistentes, como:

  • Poliéster reforçado;
  • Polietileno;
  • Fibra de vidro.
  • Aço carbono;
  • Concreto.

Como a estrutura do tanque deve ser mantida?

De acordo com a Conama (conselho nacional do meio ambiente), as instalações de sistemas de armazenamentos de derivados de petróleo.

Que são capazes de poluir o meio ambiente, devem possuir em suas instalações o sistema separador de óleo. A fabricação de tanques de armazenamento, deve seguir as normas da Conama.

Além dos equipamentos, que integram o sistema de abastecimento do tanque, devem ser aprovado pelo INMETRO, para que não prejudique sua composição química e nem causem acidentes ambientais.

O tanque de armazenamento de combustível, assim como os reservatórios de água, tem a finalidade de armazenamento em grandes quantidades para o abastecimento em larga escala.

É um dever das empresas de montagem e manutenção industrial, seguir as normas da Lei nº 6.938 regulamentada pelo Decreto no 99.274.

Que cita a precaução de possíveis contaminações de solo, por ocorrências de vazamentos. Por isso, segundo as normas técnicas da ABNT, um sistema de armazenamento de combustível deve ter quatro tipos de manutenção:

  • Manutenção operacional;
  • Manutenção técnica;
  • Manutenção preventiva;
  • Manutenção corretiva.

O momento ideal para a substituição do aferidor (aparelho que permite visualização da quantidade de combustível injetado pela bomba), de acordo com especificações das normas é de exatamente 1 ano.

De acordo com a CONAMA: “considerando que a ocorrência de vazamentos vem aumentando significativamente nos últimos anos em função da manutenção inadequada ou insuficiente, da obsolescência do sistema e equipamentos e da falta de treinamento de pessoal”.

Quando os tanques de um sistema de abastecimento apresentarem pequenas rachaduras, é um sinal para que haja uma manutenção, a fim de precaver qualquer vazamento que possa prejudicar o meio ambiente.

A substituição dos equipamentos de abastecimento, deve ser feita assim que apresentarem falhas mecânicas ou elétricas. As bombas de combustíveis, também apresentam sinais de manutenção.

Quando há um acúmulo de líquido muito grande, há riscos danificar a qualidade do combustível, deve ser feito periodicamente a sucção do excesso de líquidos, proveniente das bombas para que não prejudique o sistema de abastecimento.