Grande parte dos insumos e produtos que usamos em nosso cotidiano saíram de fábricas e indústrias dos mais variados setores que trabalham em conjunto para possibilitar a produção.

Sendo elas as indústrias de transformação de matéria-prima como as siderúrgicas e até mesmo as fábricas de bens de consumo.

No entanto, para garantir essa importância, as fábricas precisam contar com uma série de ferramentas e máquinas, como a envasadora de líquidos ou esteiras transportadoras, e também processos que são variados que vão desde as modelagens de matérias-primas até mesmo o tipo de pintura que serão usados nas estruturas.

Neste artigo abordaremos alguns dos muitos elementos que estão presentes em variados tipos de indústrias e que contribuem de forma direta ou indireta para o bom funcionamento das operações.

As tinturas industriais

As indústrias são compostas por variadas máquinas, equipamentos e ferramentas que são feitos de diferentes materiais e que estão expostos a muitas intempéries como a corrosão, principalmente, para aqueles produtos que são feitos de metal.

Para que esses componentes e insumos sejam protegidos é preciso investir em larga escala nas pinturas industrial.

Para as pinturas industriais adequadas existem três tipos de tintas as chamadas tintas de fundo, conhecidas como primer, as tintas intermediárias e as tintas de acabamento. As tintas de fundo são aquelas que permitem que uma tinta posterior tenha mais aderência.

As tintas intermediárias possuem a capacidade de aumentar a espessura do revestimento e são conhecidas como tintas seladoras. Já as tintas de acabamento são aquelas que dão um aspecto estético e que também as que entram em contato direto com o meio corrosivo.

Para que os processos de pintura sejam feitos de forma adequada e correta é preciso contar com uma empresa de pintura industrial, que oferece os melhores serviços e os melhores produtos.

As tintas também podem ser classificadas de acordo com a sua resina como:

  • Alquídicas;
  • Epoxídicas;
  • Poliuretânicas;
  • Acrílicas.

Procedimentos de usinagem

Para que os produtos sejam transformados no que chamamos de bens de consumo é preciso a construção de peças e ferramentas auxiliares ou então em produtos adequados e bem estruturados.

No entanto, para que tudo funcione de forma adequada é necessário investir nas metodologias de usinagem. Os processos de usinagem usam muitos tipos de ferramentas, que vão de furadeira, escova aço furadeira, torno mecânicos, fresagem, dentre outros componentes.

Os serviços de usinagem foram se modernizando ao longo do tempo, contando até mesmo com a automação, como no caso das ferramentas CNC – Comando Numérico Computadorizado.

Abaixo, falaremos sobre alguns processos de usinagem que são encontrados em variados tipos e setores industriais.

Lembrando, alguns processos precisam contar com substâncias químicas para que o corte e a modelagem ocorram de forma adequada, como no caso o aditivo para óleo.

1. Torneamento

O processo de torneamento é um dos mais conhecidos da usinagem. Eles podem ser feitos tanto por meio de um torno mecânico manual como de um torno mecânico controlado e programado em CNC – Comando Numérico Computadorizado.

O torno é um equipamento de grande força e ajuda na modelagem de materiais muito resistentes e de materiais que tenham grande tensão.

2. Fresagem

A fresagem é um equipamento que usa arestas que giram em torno do próprio eixo para a realização de cortes diferenciados nas peças, sejam elas metálicas ou de outros materiais.

Com o movimento realizado a precisão da fresagem é alta. Elas garantem um processo sofisticado e delicado, de modo que também é muito usado na fabricação de placas de aço que possuem logomarcas.

3. Perfuração

Um elemento que é fundamental em algumas peças são a necessidade dos furos, afinal, são elas que permitem que uma peça encaixe ou fixe de forma adequada.

Pode parecer um procedimento simples, porém, demanda diâmetro perfeito e deve ser feito com bastante cautela.

Desse modo, entendemos que os gestores industriais devem estar atento a variados componentes que vão desde a procura por onde comprar carvão ativado até a adequação dos processos a produção, seja ela de peças, de materiais, de ferramentas ou outro elemento.

Neste sentido, o cuidado com todos os pontos que falamos aqui visam a melhor qualidade, a melhor segurança, e também que a indústria tenha os melhores procedimentos possíveis.

Somente com atenção nesses pontos é possível ter uma indústria forte, adequada e que traga bons resultados.