O conceito de içamento deriva do grego que corresponde ao ato de erguer, levantar, elevar algo.

É importante saber que existem diversos tipos de içamento de cargas, levando em consideração o tipo de transporte que fará essa função, sendo ele um guindaste, um caminhão munk, ponte rolante, empilhadeira ou até mesmo uma grua.

        Antes de tudo, para iniciar o processo de içamento independentemente do transporte de carga é imprescindível que seja realizado um procedimento de segurança que envolva o cuidado com o funcionário, com a carga e com a sociedade ao redor.

        Na proteção do funcionário são necessários alguns materiais, como por exemplo, capacete, calçado específico, luvas, creme protetor (não só contra o sol, mas com proteção contra produtos químicos), óculos de proteção e protetor auricular.

        Já no equipamento deve conter o cinto de segurança para o funcionário, de modo que evite quedas. No seu exterior, também deve incluir instrumentos de sinalização como cones e telas.

A segurança precisa ir desde o interior da máquina

        Além disso, há ainda a importância de se fazer manutenção nos equipamentos, um desses exemplos é averiguar o motor hidraulico, visto que ele é uma das principais peças na função desse tipo de procedimento. Sua função principal consiste na transformação da energia de um líquido, seja ele água ou óleo em energia mecânica. Em sua composição envolvem válvulas, mangueiras, bomba hidráulica e bomba de engrenagem.

        Outra etapa importante é na escolha de qual transporte que será usado, para isso é importante que se faça distinções:

  •       Caminhão munck: equipamento de grande porte pode alcançar até 20 metros de altura, capacidade de carregar até 12 toneladas e muito usado em construções civis, devido ao seu porte;
  •       Guindaste: geralmente possui painéis com alta tecnologia que determina as medidas de uma carga, sendo a principal função de locomoção de materiais;
  •       Grua: também chamadas de guindastes com torres, são excelentes para movimentar estruturas pré fabricadas, como banheiros, em caso de mudanças residencias de prédios;
  •       Ponte rolante: possuem movimentação aérea para o transporte de carga no sentido vertical, sua capacidade pode chegar a 300 toneladas e é geralmente usada em instalações de indústrias.
  •       Empilhadeira: possui um mecanismo próprio para o carregamento de itens mais leves, em paletes, por isso são encontrados em mercados.

A parceria com a tecnologia promove benefícios

Para exercer com responsabilidade essas funções de escolha do transporte adequado, verificação do material de segurança, manutenção de equipamentos é ideal a contração de empresas de automação, pois possuem funcionários especializados no controle e aplicação de técnicas especifica.

A automação industrial trouxe para esse ramo diversos benefícios, pois com a tecnologia de ponta, reduz a quantidade de manutenções, proporciona mais agilidade e ainda atende as normas de segurança propostas pela ABNT (Associação brasileira de normas técnicas).

Portanto, o içamento de cargas consiste em um processo de elevação de material, podendo chegar até a tonelas e ainda sendo de extrema importância para construções de todos os modelos, pois possuem equipamentos abrangentes, como o guindaste, caminhão munck, grua, ponte rolante e empilhadeira. Visto isso é notável a relação com a automação, pois a tecnologia proporciona segurança e agilidade nesses processos.