Existem diversas formas e componentes para levar mais praticidade, conforto e segurança para o setor industrial, contribuindo para procedimentos e montagens mais eficientes no cotidiano produtivo.

Uma dessas maneiras é contando com a otimização dos espaços desde o projeto, o que vai garantir a elaboração de ambientes de trabalho mais qualificados e adaptados.

Tudo isso sem falar na possibilidade de economia que muitos recursos oferecidos no setor podem fornecer, como é o caso dos galpões.

Não é por acaso que muitos segmentos dentro das fábricas e indústrias contam com os galpões e os armazéns, não só para finalidade de logística, como também para a viabilização de ambientes laborais.

Mas quais são os componentes que devem ser empregados na construção de um galpão para garantir o seu uso prolongado e seguro? Além disso, como contribuir para a otimização interna dos departamentos e nichos em um espaço tão grande e vasto?

No artigo que você acompanha a seguir saiba mais sobre as respostas para essas e outras perguntas, além de conhecer também os benefícios oferecidos pelos galpões no que diz respeito a eficiência, segurança e agilidade de produção.

O que é um galpão?

Em primeiro lugar, vale a pena esclarecer que os galpões são aquelas estruturas onde é possível realizar o armazenamento de máquinas, veículos, materiais e entre outros, com cobertura de metal e uma montagem bastante espaçosa, pensada diretamente para contribuir com o melhor aproveitamento possível do ambiente como um todo.

Por isso, os galpões e também os grande armazéns são todos de cobertura mais elevada, feita em estrutura metálica, geralmente com telhas galvanizadas.

Com a modernização da jornada de trabalho, os galpões são também utilizados atualmente como edificações de escritórios, pois existem diversas possibilidade no setor da construção civil para a ambientação correta de um galpão comercial.

Materiais importantes

Os materiais metálicos são os mais importantes quando estamos falando dos galpões. Um exemplo são as vigas, que são essenciais para os canteiros de obras, justamente por sua eficiência em estruturação de segurança e qualidade, ainda mais quando o assunto são as coberturas metálicas. As vigas podem ser:

  • W;
  • U;
  • H;
  • L;
  • I.

A viga I é um dos tipos mais empregados, fabricada em aço carbono de alta qualidade e moldada na forma da letra I com flanges para força instaladas em suas partes superiores horizontais.

As vigas são tão fortes e potentes que podem ser encontradas em estradas, pontes, rodovias e até mesmo em viadutos. Afinal, o seu formato facilita com que sua capacidade de carga seja elevada.

Outro item que não podem faltar é o perfil metálico, que também pode ser classificado de acordo com a letra correspondente ao seu grupo.

O perfil U, por exemplo, é o mais indicado quando há demandas por mais robustez e resistência, sendo um componente muito comum em máquinas industriais.

Tipos de galpão

Existem diferentes tipos de galpão e eles podem se diferenciar, não só pela questão do tamanho, como também pela composição da construção.

Isso porque, é possível contar tanto com galpões absolutamente metálicos quanto com aqueles que foram levantados em alvenaria tradicional para depois ser instalada uma cobertura mais prática e de ágil aplicação.

Uma das alternativas mais recomendadas é o galpão pré moldado, que possibilita a montagem facilitada, eficiente e, claro, muito mais rápida. Isso sem falar na preservação do meio ambiente, que também é um importante aspecto a ser levado em consideração.

Comprar, construir ou alugar galpões?

Muitas pessoas, especialmente os empreendedores do setor industrial, se questionam qual o modo mais vantajoso e benéfico de se contar com o espaço de um galpão.

No geral, isso depende diretamente do tipo de demanda, mas vale a pena ressaltar que alugar galpão pode ser a melhor solução em muitos casos.

Isso se dá pelo fato de que, ao locar um espaço desse porte, é possível arcar com um custo muito mais reduzido, já que a compra pode apresentar a necessidade de um investimento consideravelmente maior.

Além disso, a construção, por mais que se busque métodos que agilizam o procedimento, leva um determinado período de tempo para ser concluída.

Portanto, a locação de galpão industrial é uma maneira de garantir a obtenção do espaço que você precisa sem demora e com os benefícios econômicos que você espera.