A indústria, assim como seus produtos e processos, já faz parte do dia a dia de todas as pessoas da sociedade contemporânea, inclusive ela tem um histórico de desenvolvimento que acompanha a sociedade e tem grandes influências dela e sobre ela.

Assim, desde atividades corriqueiras como se locomover e almoçar, a processos mais complexos como pesquisar e trabalhar, processos e produtos industriais estão presentes. Desse modo, é possível identificar a indústria nas áreas da:

  • Saúde;
  • Transporte;
  • Educação;
  • Alimentação;
  • Limpeza;
  • Tecnologia;
  • Energia.

Ou seja, em todas as horas do desenvolvimento pessoal e social da sociedade. Também, por isso, é que há algumas indústrias que são mais antigas e outras que são mais atuais, pois de acordo com as demandas e o progresso, as indústrias foram desenvolvidas e criadas.

Usinagem

Dentre as indústrias mais antigas, há a de usinagem que já uma área praticada no mundo todo e consiste em dar forma a uma matéria-prima por meio de ferramentas ou máquinas. Isso ocorre tanto para produção de peças para automóveis quanto para copiar uma chave.

Por meio dos serviços de usinagem, é possível obter peças e acessórios em série por um custo baixo, além da obtenção de qualquer tipo de objeto a partir de um bloco de matéria-prima. No campo da construção civil, a usinagem é utilizada para ligar ou soldar peças e materiais.

Já na mecânica, a usinagem é utilizada como sendo uma das principais alternativas para reparações, remates de acessórios metálicos e afins.

E todos esses processos são desenvolvidos por meio da utilização do serviço de solda, que pode ocorrer com diversos materiais e produtos.

Tipos de Usinagem

Dentro dessa indústria, que é uma das mais antigas no setor, é possível observar muitos reflexos do desenvolvimento e da tecnologia aplicada, assim, foram desenvolvidas algumas técnicas e meios de realizar a usinagem, abaixo, listamos algumas de suas aplicações e processos.

Usinagem de precisão

Antes dos avanços tecnológicos, todos os processos de usinagem eram realizados por meio de processos manuais e a qualidade do serviço variava muito de acordo com o profissional que o executava.

Todavia, no mundo moderno, já é viável ter uma usinagem de peças com mais precisão. Isso, porque o processo é realizado pelo intermédio de máquinas e comandos inteligentes.

Nesse processo, os materiais podem ser diversificados como a madeira, o metal ou o plástico. Como o material determina a máquina utilizada, é preciso defini-lo primeiro. Atualmente, há cinco tipos de usinagem de precisão mais comuns e são eles:

  • Precisão química;
  • Precisão convencional;
  • Precisão por eletroerosão;
  • Precisão a laser;
  • Precisão a plasma.

A primeira é aplicada mais em processos de gravura no metal e acabamentos com processos químicos. Já a segunda é mais aplicada à usinagem manual, que é desenvolvida por um mecanico de usinagem.

Presente na automobilística eletroerosão, é utilizada para construção da tomada de bronze e outros protótipos industriais que demandam de peças específicas.

Aplicado ao mercado de formação de peças complexas e com formatos diferenciados, a precisão a laser é para uma usinagem não convencional. Por último, a plasma tem um processo de aplicação semelhante a laser, porém, ela consegue cortar metais em espessuras maiores.

Usinagem mecânica

Esse modelo de usinagem compreende a utilização de ferramentas e maquinários dentro da indústria metálica. Nelas, são utilizadas diversas ferramentas, dentre elas, a furadeira, os tornos, as fresadoras, o centro de usinagem, as retificadoras e as rosqueadeiras.

Usinagem de Campo

Esse último modelo de usinagem é aplicado e desenvolvido para reparar ou consertar as máquinas em seu local de instalação, ou seja, em processos de manutenção corretiva no local que ocorreu o dano.

Isso ocorre na maioria das vezes, pois a máquina que precisa ser arrumada possui um tamanho grande ou quando o processo de logística é complicado e custoso.

Os campos de atuação da usinagem são vastos e alguns ainda estão começando a ser explorados, mesmo sendo uma prática antiga e comum ao homem.

A usinagem pode ser aplicado em indústrias de todos os portes, desde as pequenas a grandes empresas, por meio da sua utilização, há mais facilidade, comodidade, conforto e agilidade no trabalho e na vida da sociedade como um todo, pois a produção de peças no perfil U, ou seja, com curvas e moldes, foi facilitada, bem como tantos outros serviços que demandam muito esforço físico e consequentemente mais mão de obra.