De modo geral, as indústrias desempenham um papel fundamental para o crescimento econômico social de qualquer país. São nesses ambientes que basicamente tudo aquilo que consumimos são confeccionados.

Os automóveis, os alimentos que encontramos no mercado, utensílios de cozinha, ferramentas, eletrodomésticos, móveis, roupas e calçados. Tudo isso é produzido em ambientes industriais, de diferentes segmentos.

Para que todos esses itens sejam produzidos, é fundamental que as fábricas se desenvolvam e se atualizem constantemente.

Além disso, existem algumas práticas que são fundamentais, e que muitas vezes não são debatidas em textos como esse que você verá a seguir. Nesse artigo, você encontrará aspectos interessantes das indústrias, práticas que são fundamentais para que as fábricas sejam funcionais e bem organizadas.

Segurança industrial: o que você precisa saber?

A segurança, por exemplo, é um aspecto fundamental para que os profissionais consigam executar suas funções dentro de uma indústria.

Todo mundo quer se sentir seguro dentro do seu ambiente de trabalho, sabendo que você vai conseguir trabalhar sem sofrer acidentes e vai terminar o dia voltando normalmente para a casa.

O problema é que, as indústrias são ambientes propícios para diversos tipos de acidentes, entre eles:

 

  • Cortes;
  • Explosões;
  • Incêndios;
  • Queimaduras;
  • Quedas.

Para evitar que isso possa acontecer com os profissionais, as indústrias precisam montar estruturas, aparatos e utilizar de planejamento técnico qualificado para garantir a segurança dos profissionais em todos os setores das suas instalações.

Além disso, outro fator que conta muito para aumentar a proteção, são as vestimentas e utensílios manuseados pelos profissionais no dia a dia.

Por conta desses problemas que podem ocorrer dentro de um ambiente industrial, é fundamental que todos os profissionais utilizem as vestimentas adequadas para cada trabalho que será executado.

As luvas de proteção, por exemplo, são vestimentas fundamentais de um profissional industrial, principalmente aqueles que trabalham em instalações elétricas ou em contato direto com o maquinário.

Esse utensílio pode proteger de diversos problemas, como choques e altas cargas elétricas. Cada trabalho deve utilizar a vestimenta adequada para aquele processo que será executado, portanto, podem existir diferentes tipos de luvas que protegem os profissionais, como a luva EPI (Equipamento de Proteção Individual), muito encontrada em ambientes fabris.

Controle das operações

Apesar de as máquinas serem os principais aparatos de qualquer fábrica, pois são elas que trabalham ativamente nos procedimentos de montagem e construção de itens, existe ainda uma série de composições que trabalham em segundo plano, ajudando na parte produtiva.

Para controlar melhor as operações, os computadores são fundamentais, tanto no comando das máquinas, como em sistemas de gestão, integração e outros.

Nesse sentido, o Switch industrial é um dispositivo que ajuda na conexão da rede de internet de uma indústria, fazendo com que os equipamentos computadorizados possam ser utilizados por todos.

Outro aspecto importante no controle das operações, é a forma como as peças produzidas devem se movimentar nos ambientes industriais, chegando até seus destinos mais adequados. Nesse sentido, existem máquinas e estruturas que fazem esse processo de transporte, como as esteiras.

Para que as esteiras industriais possam se movimentar da maneira adequada, elas precisam ter, em sua composição, correias dentadas, que são os aparatos que fazem essa movimentação constante das esteiras, permitindo que os itens se locomovam de maneira mais rápida e eficiente.

Condução e separação

Para finalizar, existem duas práticas que ocorrem com frequência em diferentes segmentos industriais, como a condução de correntes elétricas e a separação de insumos químicos.

A condução de altas correntes elétricas, por exemplo, é uma prática frequente em diversos tipos de indústrias. Mas, para que essa técnica seja funcional e segura, é preciso encontrar os aparatos que proporcionem isso, como o eletroduto galvanizado.

Já a separação de insumos químicos, é um procedimento que ocorre muito, principalmente nas indústrias química e petroquímica.

Muitas vezes, os profissionais têm de separar dois elementos químicos, dois gases ou dois líquidos, por exemplo. O problema é que, caso esses elementos entrem em contato direto com a pele das pessoas, podem causar sérios acidentes.

Por isso, é fundamental que os profissionais utilizem ferramentas para garantir que esse processo de separação seja bem feito, evitando acidentes e assegurando maior tranquilidade para os trabalhadores, como é o caso da centrífuga Decanter, que é um instrumento que atua exatamente nesse procedimento.