A segurança do trabalho é um fator importante e muito priorizado, principalmente, dentro de empresas ou serviços que ofereçam algum risco de saúde ao trabalhador. Existem profissões com alto índice de acidentes, é justamente por isso que os materiais de proteção foram criados.

Além disso, outros equipamentos que ajudam no transporte sempre estão presentes no ambiente industrial como, por exemplo, a esteira transportadora industrial.

Para que você saiba mais sobre esses assuntos, nós escrevemos este artigo. Continue coma sua leitura e tire todas as suas dúvidas a seguir.

A segurança no ambiente de trabalho

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estimou que por dia, no mundo todo, cerca de 5 mil pessoas morrem em acidentes ocorridos no ambiente de trabalho. Essa estimativa faz com que aconteçam muitos debates sobre práticas de segurança no trabalho.

É obrigatório que exista profissionais atuantes na área da segurança em todas as empresas privadas e públicas, isso é um avanço já que os índices de acidentes de trabalho são muito altos.

Para entender a dimensão da importância de tais práticas preventivas, é recomendável encarar essas práticas de segurança como um investimento e valorização do trabalhador.

A segurança no ambiente de trabalho contribui para a criação de um espaço mais humano, leve, onde quem recebe tal valorização compreende isso e se sente motivado, consequentemente, produzindo mais, o que proporciona uma relação muito melhor entre empregadores e empregados.

Priorizar o trabalhador leva a economia de gastos com acidentes como: o transporte do acidentado, o afastamento por causa de doenças ocupacionais, além da necessidade de substituir a mão de obra em caso de acidentes com maquinários.

Materiais importantes na indústria

A ponte rolante e o pórtico rolante são equipamentos que realizam complexos projetos graças a maquinários com alta tecnologia e modernidade.

A possibilidade de projetar pontes rolantes em pequenos e grandes vãos é um diferencial, levando em consideração os espaços que as empresas possuem.

A ponte rolante possibilita total aproveitamento de área útil, facilitando a mobilidade de cargas muito pesadas, fazendo com que o trabalhador não se submeta a um risco físico, pois o trabalho será realizado de forma automática.

É evidente que a ponte rolante é sinônimo de inteligência, eficiência e produtividade, existindo diversos modelos:

  1. Ponte rolante empilhadeira;
  2. Ponte rolante comum;
  3. Ponte rolante leve;
  4. Entre outros.

Com relação ao primeiro: Esse tipo de equipamento tem como foco o transporte de material paletizado. Ele é muito utilizado em transporte e movimentação de materiais cilíndricos, moldes e fardos de alta pesagem.

O segundo: É um equipamento que necessita de um espaço fixo pré-determinado, ótimo para movimentação de materiais com uma capacidade de carga variável.

Já o terceiro: Esse modelo apresenta uma capacidade menor, de 120 kg a 1,5 toneladas. Os componentes de sua estrutura são parafusados não necessitando de solda em sua operação.

As pontes rolantes são equipadas com motores de rotor cilíndrico, proporcionando pouco ruído e uma suave mobilidade no transporte da carga, garantindo o mínimo de balanço.

Outra vantagem desse motor é que ele não prejudica a saúde auditiva do operador da ponte rolante, o que observa normas importantes de segurança no trabalho.

São utilizadas pontes rolantes pelo mundo todo com a finalidade de movimentar contentores ou outros materiais para distintos locais em armazéns, pátios de trens e portos.

Existem outros materiais que facilitam o serviço do trabalhador e os preservam de possíveis acidentes. O guindaste, também conhecido como grua, é um equipamento indispensável para uma obra bem estruturada.

Além de elevar e movimentar cargas e materiais pesados, os guindastes se destacam pelo emprego de peças pré-montadas de grande porte, facilitando a montagem e desmontagem do equipamento, ocupando menos espaço no canteiro de obras, e trazendo mais agilidade no prazo de execução das obras.

Assim é o caso da esteira transportadora, outro equipamento muito importante que desenvolve um serviço semelhante. A movimentação de matérias-primas, produtos prontos ou insumos é facilitada pelas esteiras, também conhecidas como pórtico rolante.

Além de esteira industrial também é utilizado o transportador de correia, que carrega o minério extraído para seu manuseio, na construção civil é aplicada para o transporte dos materiais necessários até a construção, como, por exemplo, brita, areia e cimento.

Dessa forma, pode-se concluir a importância que investir em equipamentos de segurança do trabalho traz na vida do trabalhador, além de facilitar os serviços a serem realizados a nível de tempo e custo.