Para manter o bom funcionamento de fábricas e empresas do ramo industrial é necessário cumprir uma série de serviços relacionados aos processos internos e externos do local, como a administração, mão de obra e demais pontos importantes.

Por exemplo, as instalações elétricas industriais são indispensáveis em qualquer prédio, no entanto, é preciso ter em mente que o projeto de elétrica industrial também deve ser elaborado, para que tudo saia nos conformes, com muita segurança e confiabilidade.

Para ter uma ideia, uma instalação mal feita pode implicar num aumento considerável do consumo de energia elétrica, além de propiciar acidentes e causas mais graves, como incêndios, no caso.

Por conta disso, separamos uma lista com os principais serviços de alta importância para o ramo industrial. Continue com a leitura a partir do próximo tópico.

Controle de qualidade

O controle de qualidade de materiais e produtos no setor industrial se tornaram essenciais para as fábricas, principalmente em decorrência da competitividade de mercado, e os ensaios não destrutivos fazem parte disso.

Os ensaios mantém a qualidade de serviços e bens, uma vez que também preservam o meio ambiente, reduzindo custos para a empresa. Neste caso, os processos são amplamente usados nos seguintes setores:

  • Químico;
  • Naval;
  • Petróleo e gás;
  • Eletromecânico;
  • Siderúrgico;
  • Entre outros.

Esse tipo de ensaio consiste em um conjunto de técnicas de análise, comumente usadas na ciência e no setor da indústria, justamente para avaliar as propriedades de um determinado produto.

A inspeção não causa nenhum dano nos produtos e, por isso, é tão rentável para as empresas.

Os procedimentos acontecem com base em fenômenos físicos, como ondas eletromagnéticas, elasticidade, acústica, capilaridade, absorção e emissão de partículas subatômicas.

Em poucas palavras, os ensaios envolvem qualquer teste que não danifique o material analisado, garantindo assertividade, qualidade e cuidado com o produto.

Além disso, os ensaios são procedimentos completamente importantes para o setor industrial, especialmente por causa da economia gerada em grande escala, pois economiza tempo e dinheiro durante os processos.

No entanto, para conseguir resultados válidos e satisfatórios, os seguintes pontos devem ser levados como elementos necessários para a realização dos ensaios:

  • Mão de obra treinada e qualificada;
  • Empresas especializadas no fornecimento;
  • Equipamentos devidamente calibrados;
  • Procedimentos de execução de ensaios qualificados.

Cuidados com a elétrica

Existem diferentes tipos de instalações industriais. No entanto, o principal fator que difere uma das outras é a complexidade da instalação e a potência do local.

Em uma instalação elétrica industrial, por exemplo, serão usados diversos sistemas que vão medir e controlar o consumo energético em cada fase de produção.

Além disso, vários relés para proteção e controle de maquinários e equipamentos também serão usados, bem como sistemas de controle de automação e comandos elétricos.

Ainda assim, a potência de cada equipamento em uma instalação é maior no contexto da indústria, se comparada às potências residenciais e de estabelecimentos menores. Por isso, é necessário o uso de sistemas de proteção, medição e controle.

Sistemas de incêndio

A melhor maneira de combater um incêndio é evitá-lo.

Por conta disso, toda e qualquer empresa do setor industrial deve investir no sistema de alarme de incêndio, principalmente se o nicho de atuação da empresa em questão envolver materiais inflamáveis.

O alarme de incêndio foi desenvolvido para detectar, por meio de sensores especiais, como detectores de fumaça, de chamas ou de temperatura, propiciando a ativação do alarme, que possui um toque sonoro muito característico.

Feito isso, quem estiver no local pode tomar as devidas atitudes contra o foco de incêndio, lembrando que a ação principal consiste em ligar para o Corpo de Bombeiros.

Cabe destacar que o alarme possibilita acabar com o foco de incêndio durante seu princípio, em que é mais fácil combatê-lo.

Para ter uma ideia, a ausência de um bom alarme pode implicar em grandes tragédias no setor industrial, principalmente por conta das máquinas e equipamentos.

Os sistemas de alarme de incêndio contam também com a iluminação de emergência, itens obrigatórios na maioria dos estabelecimentos coletivos.

Além do mais, os sistemas de segurança são indispensáveis para manter a integridade de cada funcionário que está presente no ambiente industrial.

Por isso, escolher os equipamentos adequados, principalmente de uma empresa que preza pela qualidade e credibilidade, é fundamental para o sucesso de qualquer indústria.

Portanto, os itens citados neste artigo são de extrema importância para o setor industrial, pois envolvem a segurança, praticidade e economia para os gestores da indústria.

Ou seja, investir nesses itens é sinônimo de evolução, liderança de mercado e lucro progressivo.