Hoje em dia não é difícil visualizar a quantidade de itens que consumimos e que são produzidos nas indústrias, sendo, atualmente, os produtos industriais um dos mais consumidos.

Exemplos desses insumos são o computador, celular, suas roupas, calçados, seus eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis, entre outros.

Sendo assim, as pessoas estão utilizando produtos que são confeccionados em indústrias. Cada um desses produtos é produzido em um determinado tipo de indústria, mas, independentemente disso, todos fazem parte desse amplo campo que é o setor industrial.

É muito difícil falar qual segmento industrial é o mais importante. Cada tipo de segmento trabalha para levar um produto específico para a população, e portanto, todos têm suma importância na montagem da sociedade que temos hoje em dia.

Dessa forma, falaremos de práticas amplas, que ocorrem em diferentes setores industriais, mas também abordaremos detalhes mais específicos que ocorrem em alguns segmentos particulares.

Práticas de construção

Como dissemos, o campo industrial é muito amplo. Existem inúmeros tipos de indústrias, com produções distintas, máquinas que se diferem, profissionais especializados em cada setor e tudo mais.

Um dos campos industriais mais comuns, são as indústrias de base. Essas indústrias são responsáveis pela produção de itens para o crescimento das próprias indústrias.

Neste certame, temos, por exemplo:

  • Industrias metalúrgicas;
  • Indústrias siderúrgicas;
  • Indústrias químicas;
  • Indústrias petroquímicas;
  • Indústria de cimento.

As metalúrgicas, por exemplo, são das mais importantes. São nessas fábricas que as peças e as ferramentas metálicas são produzidas. É um segmento bastante diversificado, com práticas diferentes que ocorrem simultaneamente.

Entre essas práticas, o corte e dobra de chapas, por exemplo, ocorre com frequência, produzindo chapas metálicas de qualidade para serem utilizadas na montagem de máquinas e estruturas de outras fábricas.

Além dessas chapas, as máquinas industriais são compostas por outras diversas peças e componentes. Como a maioria das composições são formadas por elementos metálicos, algumas práticas, como a soldagem de materiais, são fundamentais.

A soldagem ocorre para juntar dois elementos metálicos e são muito utilizados, tanto na produção, como na manutenção de equipamentos. Existem diferentes tipos de solda industrial, cada uma operando em certos tipos de operações, com diferentes materiais.

Nas metalúrgicas, por exemplo, a soldagem de materiais é determinante para a qualidade desse setor, até porque estamos falando de um espaço que depende da utilização de elementos metálicos para conseguir produzir.

Nessa vasta classificação das soldas industriais, temos, por exemplo, a solda aço inox, que como o próprio nome já diz, é utilizada para soldar o aço inox, que é um metal bastante usado nas indústrias.

Os tipos de soldagem também podem se modificar de acordo com a característica de cada metal. No caso de metais condutores de eletricidade, por exemplo, são usadas soldas específicas que funcionam para esses elementos e não funcionam para outros.

Nesse caso, as soldas exotérmicas são as mais indicadas, pois são recomendadas para trabalhos com metais condutores de eletricidade, tais como:

  • Aço;
  • Inox;
  • Bronze;
  • Cobre.

Gravuras em peças de madeira

O acabamento nas peças produzidas, seja nas indústrias metálicas ou em outros segmentos, é uma prática bastante comum, principalmente, em indústrias de empresas privadas, que precisam marcar o nome da empresa em alguns materiais.

Além das gravuras, são feitos diversos tipos de detalhamentos, como modificação nas bordas, desenhos e outras aplicações. Todas elas são feitas para dar uma cara diferenciada para as peças produzidas, se destacando em cima das demais no mercado e chamando a atenção para possíveis clientes.

Em peças metálicas, por exemplo, a gravação em metais é uma prática que ocorre através de raios laser, até por que esse é um dos poucos materiais que consegue realizar gravuras detalhadas em uma peça tão robusta e dura sem que o metal perca sua qualidade durante esses processos.

Apesar de parecer uma prática que prejudica a estrutura dos metais, a gravura a laser é uma forma segura e eficiente.

Em outros materiais, como a plástica ou a madeira, as formas de gravura e de detalhamento podem se diferenciar. Mas, em alguns tipos de madeira, as máquinas a laser também podem funcionar, principalmente nas mais duras e robustas.

Nesse caso, a gravação a laser em madeira se torna uma opção bastante interessante, pois permite que essa gravura seja feita de forma limpa, criando uma peça bastante elegante e interessante.