A capacitação dos profissionais ainda será essencial para a próxima revolução industrial, que se aproxima cada vez mais, de uma realidade que não terá volta.

Assim como a primeira revolução industrial, com a aplicação da mecânica nos processo de fabricação. A segunda, com o uso da energia elétrica nas linhas de produção.

E a terceira, com a automação ocupando o espaço de profissionais braçais, a quarta revolução será uma união de diferentes conhecimentos.

Estes conhecimentos, que estarão presentes na revolução industrial 4.0, vai englobar a biologia sintética, a internet das coisas, a manufatura aditiva, a inteligência artificial e os sistemas ciber-físicos.

Cada um destes conhecimentos vai depender de um profissional, um pesquisador, que irá dedicar anos de estudo para integrar o processo de trabalho realizados nas indústrias.

A transformação do setor industrial

A forma como a matéria-prima será utilizada também será um grande diferencial, tendo a sustentabilidade e o respeito à natureza como pontos de estudo primordiais, para a aplicação e instalação de uma nova indústria, em qualquer parte do globo.

Alguns princípios já foram apresentados, e podem ser destacados, a seguir:

  • Coleta de dados em tempo real;
  • Monitoramento virtual de uma planta fabril;
  • Descentralização de informações técnicas de uma máquina;
  • Flexibilidade na realização de tarefas.

A conectividade de setores, à realização de tarefas, que a princípio parecerão desnecessários, se mostrarão eficientes, quando todas as máquinas utilizarem um mesmo software de automação industrial.

Para disponibilizar soluções conjuntas, para problemas adversos, e que podem ser resolvidos de maneira simples e direta, sem a atuação de terceiros.

As inovações tecnológicas não param de surgir, e estão encaminhando todo o futuro das empresas para um novo horizonte, que vai se vislumbrar tão logo, em todos os setores de criação.

As empresas de automação industrial devem estar preparadas, com equipes técnicas responsáveis por novas transformações dentro do chão de fábrica, com a capacitação em novos conhecimentos, englobando as áreas humanas, biológicas e exatas.

As mudanças estarão presentes em todos os segmentos da sociedade, com diversas vantagens para a civilização, que devem se adaptar a novos tempos, tanto nas zonas urbanas, quanto nas zonas rurais.

A industria brasileira, fornecedora de produtos alimentícios para países que são parceiros comerciais, terá novos desafios pela frente.

A biogenética é um dos fortes pontos de estudo de países emergentes, e estes podem se transformar em parceiros de pesquisas, ou concorrentes comerciais, no intrincado mercado consumidor mundial.

Fornecimento de energia é essencial

Apesar de toda a evolução tecnológica observada dentro do campo industrial, o fornecimento de energia elétrica ainda é essencial, para o pleno funcionamento de uma planta fabril.

Por isso, ter à disposição um conjunto de equipamentos, como modo de segurança, para manter os equipamentos elétricos funcionando de forma eficiente, é essencial.

O mercado oferece diversos equipamentos de geração de energia, que são abastecidos por combustível fóssil, e tem grande capacidade de produção, suportando grandes cargas de consumo, dependendo de sua robustez e produção de energia por hora.

Para que não haja nenhum problema, durante o uso destes equipamentos, é preciso estar com a manutenção preventiva em dia, pois o conserto gerador pode ser dispendioso, em tempo e verba orçamentária.

Para as empresas, como centros de compras, fábricas e indústrias, escolas, hospitais, faculdades, universidades e condomínios, que contam com este tipo de equipamento instalado, este tipo de manutenção pode ser realizado por empresas especializadas, que oferecem um serviço completo, englobando:

  • Equipe capacitada e devidamente treinada;
  • Ferramentas e acessórios para atendimento imediato;
  • Localização estratégica, próximo ao cliente;
  • Preço por serviço ou contratual.

Manter um grupo de gerador de energia devidamente funcional, com a manutenção regularizada, permite maior vida útil do equipamento, e com todos os itens devidamente inspecionados, inclusive as engrenagens mecânicas, elétricas e eletrônicas.

Na indústria, o fornecimento de energia elétrica também fica sob responsabilidade das concessionárias, que chegam de forma única ao painel de distribuição.

Como muitas máquinas trabalham em diferentes tensões elétricas, é preciso que seja instalado um transformador isolador 220v, para atender a equipamentos específicos.

Este equipamento elimina ruídos nas fases, com uma tecnologia aplicada para o rastreamento em todos os procedimentos de atuação de uma fábrica, ou uma indústria, para eliminar qualquer problema no fornecimento de energia, garantindo um trabalho eficiente das máquinas e ferramentas elétricas, ligadas ao sistema elétrico geral.