As chapas são materiais sustentáveis e se forem usadas de forma correta pode trazer vantagens para a indústria pois é um material que pode ser reaproveitado ao invés de ser descartado no meio ambiente.

A prática de reciclagem ajuda na economia e criação de novos produtos e novas linhas de produção, como pias, fornos, calhas, fogões, placas, portões, entre outros.

Para as indústrias e empresas que buscam aderir a esse material recomenda-se tomar cuidado e conhecer de onde o material veio.

É importante entender a procedência para ter certeza que o produto é certificado e de qualidade, caso contrário você pode ter futuros prejuízos irremediáveis. No artigo a seguir você vai conhecer tipos de chapas e entender a função de cada uma.

Chapas expandidas

A chapa expandida tem a matéria-prima de metal de ótima qualidade, disponibilizando resistência, economia, durabilidade, versatilidade e produtividade durante o uso.

Além disso, o produto se torna diferenciado por redes em até 10 vezes mais para a criação de produtos devido ao seu tamanho e leveza, facilitando o transporte e deslocamento. As principais aplicações das chapas expandidas são:

  • Escadas;

  • Rampas;

  • Mezaninos;

  • Portões;

  • Parapeitos;

  • Passarelas;

  • Portas.

Além dessas, é possível encontrar diversos produtos feitos com o uso dessa matéria-prima.

De modo geral, o material é feito por meio de uma chapa laminada que pode ser galvanizada, além disso o produto é blindado por um dos produtos mais nobres do mercado: o zinco.

A blindagem deixa a peça resistente a corrosão e evita danos devido a exposição de sol ou chuva.

Aço inox e seus benefícios

O aço inox é mais conhecido como inoxidavel, ele é composto por uma liga metálica feita em ferro, carbono e cromo resiste ao calor e corrosão, ideal para peças que precisam ficar expostas ao sol, chuva ou próximo ao mar.

Dependendo do produto em que for criado, é possível acrescentar algumas matérias-primas como, nióbio, boro e nitrogênio que podem melhorar em alguns aspectos e elementos para novos produtos.

Os aços comuns sofrem danos e ferrugens com o passar do tempo, o produto em inox é resiste a qualquer tipo de corrosão devido ao uso do cromo e oxigênio. Dependendo da quantidade aplicada o produto cria uma película protetora sobre o aço tornando-o impermeável.

Aplicações

Atualmente é possível criar diversos materiais com o aço inox, cada um para atender a uma demanda e com uso em específico, como, instalações hospitalares, talheres, panelas, elevadores, corrimões, pias, automóveis, construções civis, entre outros.

Além disso, o produto destaca diversos benefícios para esses usos, pois tem facilidade de limpeza, é um material higiênico, possui uma aparência brilhante e tem um custo de manutenção acessível comparado a outros materiais.

Chapa de aço e seus fornecedores

Atualmente existem diversas áreas e setores industriais, os fornecedores de chapas de aço distribuem seus materiais a todos os setores industriais que necessitam e se encarregam de realizar a fabricação dos produtos, é importante que as indústrias sigam as demandas e todo o processo de fabricação.

Chapa de ferro

A chapa possui um papel importante para a indústria siderúrgica e todos os setores que trabalham a sua volta.

Os produtos feitos em chapa de ferro são versáteis e resistentes devido ao seu processo de fabricação, como laminação, conformação, corte e dobra, que facilita na aplicação nas áreas industriais.

Além disso, o ferro pode ser galvanizado trazendo um melhor custo-benefício no mercado.

Chapas galvanizadas

As chapas galvanizadas são chapas de aço que passaram por um processo de galvanização.

Quando uma chapa passa pelo processo de galvanização ela recebe um revestimento feito com metal nobre o que deixa o produto mais resistente comparado as chapas comuns.

Geralmente a galvanização é feita com zinco, quanto mais zinco maior a sua durabilidade. A chapa galvanizada passa por diversas etapas para receber o resultado final tão esperado, iniciando com a mineração, transformação do ferro em aciaria, laminação, bobinagem ao ar quente e em seguida frio, entre outros.

Chapas de alumínio

O alumínio é um material químico, ele é um dos produtos mais utilizados do mercado atual devido a sua resistência, leveza, maciez e durabilidade ao ficar exposto a mudanças climáticas, evitando corrosão.

A chapa de aluminio é formada por lâminas que passa por um processo mecânico, o produto é muito econômico devido a sua versatilidade e customização podendo fazer qualquer aplicação e alteração desejada.

Além disso, o material é indicado por ser um ótimo acabamento para texturas, principalmente fosca ou brilhante podendo melhorar com manutenções como polimento e lixamento.