A demanda dos trabalhos produzidos nas fábrica de moldes plásticos tem sido cada vez mais tendência no ramo industrial.

Isso acontece, em grande parte, por conta da variedade de produtos que podem ser produzidos nos dias de hoje – esquecendo-se ao máximo de que apenas compostos de alumínio e metais podem ser fabricados neste segmento.

Devido a esse fator, as fábricas de moldes plásticos vêm se consolidando de modo importante no ramo da usinagem, em geral.

Basicamente, a fabricação dos polímeros fez com que a fabricação de metais e outros materiais similares pudesse ser, gradativamente, cada vez mais substituída pela presença de plástico.

Saiba mais sobre o processo de ferramentaria

Os moldes constituem-se de peças necessárias para a plena execução de projetos em molde para injeção de plástico, atendendo à demanda de produtos como utensílios domésticos, brinquedos e muitas outras peças. De modo geral, necessita-se de moldes em todos os processos.

A fabricação dos moldes para injeção de plástico conta com diversas vantagens como a possibilidade de desenho do projeto de acordo com a necessidade do cliente, maior precisão na produção de peças plásticas, garantia de adquirir peças mais duráveis e resistentes, além da flexibilidade nos projetos.

Devido ao aumento da produção de produtos plásticos que atendem à demanda gerada pelas indústrias de embalagens alimentícias, automotiva e inúmeras outras, a necessidade da fabricação dos moldes para injeção de plásticos é  extremamente significativa.

Uma empresa especializada em ferramentaria realiza o processo de fabricação dos moldes para injeção de plásticos, por meio de um trabalho de desenho e análise das peças que é realizado por um projetista.

O projetista leva em consideração o modelo de máquina injetora plastico durante a fabricação de moldes onde este será utilizado, e por meio de um software é capaz de realizar o desenho do projeto, conforme as especificações necessárias.

As cavidades e linhas são definidas antes que o projeto seja enviado a uma equipe de produção, que faz uso de materiais como alumínio e aço, a fim de garantir a resistência do molde.

A fabricação de moldes é um processo extremamente delicado. Nos casos de produtos de uso diário e que não requerem precisão de injeção, como no caso de utensílios, moldes simples são elaborados.

Já para os plásticos de engenharia, utilizados em veículos, telefones, produtos eletrônicos e celulares, o molde recebe complexidade e precisão, além de exigir um excelente equipamento voltado à injeção plástica.

Existem no mercado várias empresas pelo mundo que são especializadas nesse processo de elaboração de moldes, com tecnologias que podem contar com o uso de programas de computadores, simuladores virtuais, impressoras 3D e tornos CNC.

Critérios para a escolha do aço para a fabricação de moldes:

  • usinabilidade;
  • resposta ao tratamento térmico;
  • polibilidade e resposta à texturização;
  • resistência mecânica e ao desgaste.

O que é zamak?

Zamak é o nome dado às ligas de metal constituídas de alumínio, zinco, magnésio e cobre. Esse modelo de liga é comumente utilizado pela indústria já que é um material de baixo custo e pode ser utilizado com o intuito de fundir peças que não precisam ser de grande resistência.

A injeção do Zamak é realizada por meio de moldes de aço ou de borracha de silicone, a fim de formar novas peças.

Acontece com o derretimento do Zamak em um cadinho, em uma temperatura a cerca de 400º C. Logo após, o Zamak derretido é injetado sobre pressão em uma matriz com formato da peça a ser produzida. Afim completar o processo, exerce-se uma compactação para a eliminação de microporosidades que esta possa ter.

A fundição de peças sob pressão por meio da injeção é bastante utilizada devido à sua versatilidade e pelas características mecânicas, físicas e de fundição da liga Zamak. A qualidade das peças produzidas atende às normas técnicas do mercado de forma satisfatória.

Um outro ponto favorável das peças produzidas por meio de injeção de Zamak é o fato de poderem ser revestidas através de eletrodeposição, que consiste de niquelação, cromação e cobreação.

Peças fundidas por meio da injeção também podem ser pintadas com vernizes e tintas, o que torna seu acabamento ainda mais refinado.

A fim de ter uma produção de peças de qualidade por meio deste método, faz-se necessário buscar empresas que possuam experiência comprovada nesse tipo de procedimento, que deve ser realizado por profissionais capacitados e que garantam a eficiência de todo o processo de produção.