Existem no mercado vários tipos desses tubos e conexões para aplicações variadas. O modelo mais comum é o de PVC (Policloreto de Vinilo), que consiste em um tipo de plástico mais resistente e adequado para o transporte de fluidos.

Antigamente o PVC seria recomendado somente para o transporte de fluidos frios, mas hoje já é possível encontrar versões desse material que se adequa a água quente, no material comum a água em temperatura elevada faria com o plástico se deformasse, o que à longo prazo faria se deteriorar e ter seu funcionamento comprometido. Esse artigo foi criado com a intenção de tirar as principais dúvidas referente à esses tubos plásticos.

Cuidados com os tubos plásticos

Antes de entendermos as aplicações dos tubos precisamos compreender os cuidados necessários com esse tipo de material.

O plástico não é resistente às intempéries, se ficar exposto durante muito tempo ao sol, sofrerá com o ressecamento da peça e causará, por exemplo, uma maior sensibilidade do item às chuvas e choques, caso tenha a circulação da água em níveis altos de pressão, poderá causar o rompimento da peça.

Deixá-la passar também por situações bruscas de temperatura como é comum no nosso país causará bastante estrago no material, tendo dias que sofrerá com sol árduo, chuva forte e frio, o que fará com que a degeneração da peça aconteça de forma muito mais acelerada.

Então, é recomendado o uso de peças plásticas para a parte interna ou, em alguns casos, o uso de plásticos mais resistentes, como os feitos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade).

Tipos de tubos e suas principais aplicações

Vamos agora entender um pouco mais sobre os tipos de tubos e suas aplicações.

Tubo PEAD

Como o próprio nome aponta, o tubo pead é de alta densidade e são recomendados para áreas onde sofrerão com algum tipo de choque, seja término ou com pequenas pancadas provenientes de ações naturais ou de ação humana e entregam maior confiabilidade e durabilidade às conexões do local.

É o tipo de tubo mais versátil do mercado, podendo transportar praticamente todos os tipos de materiais e gases, como:

  • Lama;

  • Materiais corrosivos;

  • Produtos químicos;

  • Água potável;

  • Entre outros tipos de materiais.

O tubo de polietileno apresenta também a menor frequência de reparo quando comparado com outros tipos de tubos, o que tem feito sua adesão no mercado ser extremamente rápida.

Tubo CPVC

É um tipo de tubo derivado do PVC mas com características que deixam mais viável para alguns tipos específicos de indústrias e ramos. O tubo cpvc é um produto que possui bastante resistência química, principalmente de materiais minerais.

Uma característica que vale ressaltar desse material é que possui alta resistência à corrosão e tem, nos últimos anos, substituído materiais que realizam essa função mas que possuem um valor de mercado mais elevado, como metais e aços.

Tubo PPR

O tubo ppr (Polipropileno Copolímero Random) é altamente utilizado em ramos industriais que precisam trabalhar com água quente.

Seu processo de fabricação é pela termofusão, que une as peças para se tornarem únicas, evitando assim o risco de vazamento e mantendo o aparelho resistente às altas temperaturas.

Normalmente trabalham com temperaturas até 70° mas suportam elevações de até 95°. Essa opção de manter o seu trabalho intacto mesmo com variação de temperatura o torna um aparelho extremamente viável.

Tubo pvc 100mm

Um dos modelos mais comuns, principalmente em ramos industriais, é o tubo pvc 100mm, isso se deve ao seu tamanho adequado para variados tipos de trabalhos, os outros tamanhos geralmente são:

  • 40mm;

  • 50mm ;

  • 75mm ;

  • 150mm;

  • 200mm.

Quando analisamos esses outros tamanhos podemos perceber que os de 100mm se destacam por não serem pequenos nem grandes demais, o que permite que sejam utilizados na maior parte da vezes.

Os tubos plásticos, como podemos observar, são aparelhos que devem ser escolhidos a dedo devido as suas utilizações.

Mas é importante observar todas as condições do local, da demanda e se precaver para possíveis mudanças estruturais que possam acontecer, tendo assim sempre um material versátil e que permita, sem problemas, a reestruturação do local.

Esse processo é realizado pelos tubos plásticos sem grandes problemas e ainda acrescentam, em alguns casos, algumas otimizações para a estrutura, como a possibilidade de passagem de água quente e fria pela mesma tubulação, garantindo uma ótimo aproveitamento.