Antes de trabalhar com usinagem, é preciso que se realize uma preparação. Mas o que isso significa? Primeiro, é preciso que se estude a técnica que se pretende usar, para conseguir bons resultados.

Depois, é necessário comprar o maquinário necessário. Por fim, não se pode esquecer dos equipamentos de proteção individual.

O que é usinagem?

A usinagem nada mais é do que mudar a forma de um material, valendo-se de uma máquina específica para tal. Embora geralmente se esteja falando do metal, esse não é o único material que pode ser usinado.

Existem diferentes formas de realizar esse processo, dentre as quais:

  • Serramento;
  • Aplainamento;
  • Torneamento;
  • Fresamento;
  • Furação;
  • Brochamento;
  • Eletroerosão.

Assim, fica claro que o centro de usinagem pode variar muito em termos de tamanho, modelo, potência e ferramentas. Tudo depende do material escolhido e do tipo de trabalho a realizar.

Esse equipamento conta com uma mesa, com eixos e com diversas ferramentas, que podem ou não ser trocadas manualmente.

Quanto maior a quantidade de eixos, maior é a complexidade da usinagem realizada pelo centro. Assim, deve-se avaliar qual o tamanho e complexidade das peças ou móveis ali desenvolvidos.

A dica é que escolha por uma troca de ferramentas automática quando se tratar de algo maior, como móveis.

O torno mecanico é uma ótima pedida para quem está começando a usinar. É uma máquina operatriz que pode ser usada tanto para fazer quanto para dar acabamento a peças.

Suas principais características são utilizar placas para a fixação das peças e ter um barramento no qual a maioria das ferramentas se encontram.

Além disso, ele é formado por uma “caixa” e por um cabeçote fixo. A vantagem é a gama de formatos possibilitados, desde cilíndricos até os mais incomuns.

O modelo Torno vertical CNC é indicado para peças com maior altura ou diâmetro, lidando melhor com seu peso e facilitando o trabalho do operador.

É possível ainda citar outra máquina importante para transformar matéria bruta em peças, ferramentas e máquinas. Com uma técnica que se baseia em forçar um material por um orifício, também chamado de matriz, a extrusora costuma trabalhar com o plástico e com o metal.

Podendo mesmo ser chamada de prensa, a máquina é formada por uma rosca, um motor, um barril de aquecimento e uma matriz.

Assim, ela primeiro torna o material mais fácil de se moldar, aquecendo-o e depois realiza o processo de transformação de sua forma. É importante observar que ao passar pela matriz a presença de um cortador é indispensável.

Os cuidados necessários

Depois de realizar a compra dessas máquinas, também compre um óculos de proteção, um protetor auricular e botas com biqueira de aço.

Esses itens existem em diversos modelos e um bom conselho é escolher os melhores. Lembre-se de que acidentes são comuns no meio da usinagem, sobretudo se tratando de iniciantes.

Adquirir luvas de proteção também é uma ótima ideia. A biqueira de aço nos sapatos oferece proteção contra o impacto, por exemplo protegendo contra a queda de materiais.

Sobretudo quando se trata de máquinas que possuem partes giratórias expostas, como é o caso do torno, o operador deve tomar o cuidado de não utilizar roupas muito largas nem que estejam desfiando ou contenham cordões.

A roupa pode ser capturada pelas peças, resultando em acidentes com potencial para grande gravidade.

Outro cuidado a ser tomado é encontrar uma boa Assistência técnica cnc romiEsses produtos devem ser constantemente avaliados quanto ao seu funcionamento ideal e sempre que um defeito for identificado se deve contatar a assistência.

É preciso que a empresa seja de confiança, trabalhando com peças originais e fazendo um conserto duradouro. Um dos principais motivos para defeitos é a sobrecarga do sistema, então esteja sempre atento quanto ao peso máximo suportado pela máquina.

Seja uma rosca para extrusora ou uma placa para torno mecânico, tente tomar o cuidado de trabalhar com a mesma marca.

Isto é, a fabricante do centro de usinagem deve ser a mesma fabricante das peças que substituirão aquelas que apresentaram problemas. Isso porque toda a empresa opera com máquinas e técnicas diferentes, ainda que produzindo o mesmo componente.

Por fim, conclui-se que para embarcar no mundo da usinagem é preciso definir quais trabalhos se deseja realizar e tomar todas as decisões pensando nisso.

A compra de máquinas, a escolha de uma empresa de manutenção, os materiais de proteção individual, tudo isso faz parte dos preparamentos para usinar.