Para cada setor de trabalho, há uma roupa adequada, ferramentas e equipamentos que devem ser utilizados, de acordo com a tarefa a ser realizada.

As equipes de Segurança do Trabalho desenvolvem projetos que indicam os equipamentos de proteção individual, para que possam ser utilizados devidamente, no local, para evitar acidentes com os trabalhadores.

Este tipo de preocupação também deve ser uma responsabilidade do próprio trabalhador, que operará em diferentes áreas, como fábricas, na operação de máquinas pesadas, ou em serviços que precisam de equipamentos de segurança diferenciados.

Equipamentos diferentes para áreas específicas

Quem trabalha na área de sistema elétrico, corre diversos riscos, caso não utilize os equipamentos corretos. Um deles é de levar um choque, que muitas vezes, pode ser fatal.

Em outros momentos, pode correr o risco de cair de uma altura equivalente a um prédio de dez andares, pois estão trabalhando nas instalações elétricas das concessionárias.

Como para cada área específica, é necessário um equipamento diferente, as empresas devem fornecer todas as ferramentas, para manter a segurança de cada funcionário.

Isto inclui capacetes, botas, óculos de proteção, e roupa com tecidos especiais. Para aqueles que trabalham nas instalações superiores, várias ferramentas devem ser fornecidas, de acordo com a tarefa a ser realizada.

Além do uso de guindastes, para alcançar o ponto mais alto de postes, o uso de cabo de aço, para esticar toda a fiação elétrica, deve ser fornecido.

Utilizado em cadeirinhas desenvolvidas para este tipo de trabalho, os funcionários ficam pendurados muito acima do solo, e precisam de toda a segurança possível, que apenas o cabo de aço pode proporcionar.

Como é um elemento que passa total confiança aos trabalhadores, eles se permitem trabalhar até mesmo nas torres de transmissão, com este tipo de equipamento.

Para ficar seguro nas cadeirinhas, eles utilizam os clips para cabo de aço para se prenderem de forma eficiente. Em conjunto com o cinto de segurança, este equipamento permite total liberdade dos braços, para que os trabalhadores possam realizar suas tarefas de forma segura.

Se for preciso que a instalação seja realizada em diferentes pontos de altura, pode ser que os equipamentos de segurança individual contem com um grampo para cabo de aço que funcione no sentido vertical.

Ele permite realizar uma manobra conhecida como rapel, que facilita o acesso a pontos mais altos e mais baixos de uma estrutura.

Todos estes movimentos devem ser realizados por profissionais devidamente preparados, que saibam manusear os equipamentos de segurança, pois eles seguem normas técnicas da NR-35 (Norma Regulamentadora para trabalho em alturas).

Por isso, sua instalação deve ser feita seguindo algumas regras, que devem ser apresentadas antes de qualquer início dos trabalhos. Dentro das funcionalidades apresentadas, é preciso destacar que:

  • Deve ser realizada análise preliminar do local de instalação;
  • Cabos de aço devem ser inteiriços;
  • Grampos devem ser fixados corretamente;
  • As distâncias de alcance devem ser respeitadas.

Além de todos estes equipamentos, outros requisitos ligados à segurança devem estar atrelados aos equipamentos principais, como trava quedas, que fica preso junto ao cinto de segurança principal.

O capacete, as botas e luvas protegem os membros superiores do corpo humano, impedindo que os cabos deem uma descarga de energia elétrica, e permitem que o trabalho seja realizado com risco mínimo de acidente.

Instalações mais resistentes

Não é apenas nos equipamentos de segurança que o aço é amplamente utilizado. Por suas características básicas, que permitem o uso deste material nos mais diferentes espaços, podemos encontrar estruturas construídas totalmente com este tipo de material, proporcionando segurança e estabilidade.

Na indústria, muitas estruturas de transporte de alimentação de máquinas é desenvolvida com o uso de tubos de aço, tanto para fornecimento de energia, como para o transporte de gases e líquidos para outros ambientes.

Estas conexões são feitas de acordo com a resistência apresentada pelo aço. Como é um elemento que tem alta durabilidade, as instalações são feitas tanto nas fundações, quanto nas partes externas das construções.

No setor residencial, encontramos diversos tipos de uso para o aço. Em vigas e colunas, que suportam toda a estrutura de uma obra, até mesmo para as fachadas, onde os portões contam com uma chapa de aço para manter a segurança interna e a privacidade do local.

Como é um material resistente e facilmente adaptável, o aço estará presente tanto no setor de segurança do trabalho, quanto na segurança patrimonial e industrial.