O mundo industrial hoje está em constante transformação e consequentemente um fruto dessa evolução é a tecnologia. A tecnologia permite que novos processos sejam feitos, e principalmente dando agilidade e conforto para todos os processos.

Dentro da indústria esse avanço da tecnologia permitiu a criação de novos procedimentos, por exemplo, a automação industrial.

A automação industrial permite com que os setores industriais sejam mais eficientes e produtivos, pois assegura uma maior agilidade na operação.

Um exemplo prático do uso da automação industrial é na linha de montagem de automóveis, em que grande parte dos procedimentos, por exemplo, a solda, são feitas por meio de braços mecanizados, que conseguem definir a quantidade certa de solda a ser utilizada.

O que automação industrial?

Automação industrial são diversos processos que têm o intuito de fazer com que algumas tarefas sejam feitas por computadores, mais precisamente robôs.

Essa maneira de automação é muito mais do que uma simples substituição da mão de obra, mas sim uma obra de inteligência.

Hoje, o mercado vem criando diversos tipos de dispositivos e máquinas com esse intuito, que é de tornar o setor mais prático e facilitado.

Para termos uma noção de como a automação industrial atua, vamos nos ater a uma estação de metrô ou trem, a automação será responsável por:

  • Fechar as portas dos vagões;
  • Parar na estação no momento correto;
  • Anunciar o nome da próxima estação;
  • Aumentar a velocidade gradativamente.

Em uma indústria será responsável pelo transporte em esteira transportadora industrial do produto para outros setores, assim com o acendimento de luzes, ar condicionado e assim por diante.

Equipamentos para a automação

Cada projeto de automação tem um equipamento e peça específica, entretanto, temos que salientar que um projeto de automação envolve diversos profissionais, que vão desde a engenharia eletrica até um design de interior.

Dessa maneira, o que podemos falar é acerca de alguns métodos usados para a instalação de um sistema de automação industrial.

União tecnológica

Geralmente um projeto de automação industrial está atrelado a uma sistema muito sofisticados de hardware e ligado a um software desenvolvido especificamente para esse tipo de procedimento.

Dessa maneira, é possível ter o controle da máquina, por meio de um computador, além de informatizar possíveis falhas tanto no circuito eletrico como nas peças mecânicas.

Software

O software controla uma série de operações eletrônicas que contém em si lógicas programáveis, um centro de controle é chamado de CLP (Centro Lógico Programável) e facilita os processos de armazenagem.

Esse tipo de processo serve como um painel de automação industrial, pois é possível ter a visão de tudo o que está a ocorrer. O uso de um software como o CLP tem como vantagem:

  • Aplicações estáveis;
  • Velocidades máximas;
  • Segurança nos processos;
  • E versatilidade na automação industrial.

Todos esses equipamentos serão diferenciados, pois precisam de um projeto para que sejam certeiros.

Um dos componentes que são muito essenciais para que a automação ocorra de maneira segura são os protocolos de comunicação, que podem ser vários, por exemplo, compostos por inversores de frequência, controladores de temperatura, servo motores e as chamadas interface homem-máquina.

Equipamentos

Os equipamentos usados na automação industrial são variados, e vão desde equipamentos físicos, até mesmo a idealização de todo um processo.

Mas os equipamentos que mais vem sendo utilizados são os programas de computador, que em sua maioria passam pelo processo de montagem de componentes smd, que são conhecidos pelo nome de circuitos impressos.

Os circuitos impressos fazem parte de um outro tipo de equipamento que é muito importante para a indústria e demais máquinas que são os sensores.

Os sensores são indispensáveis pois ajudam na medição e no controle do processo, principalmente em métricas como pressão, calor e indução.

Os tipos principais de sensores são os de indução que permitem identificar se determinado objeto metálico irá se aproximar do núcleo de ferro do equipamento, fazendo coleta de dados que são importantes para os procedimentos de automação.

O sensor de pressão por sua vez permite a medição e o monitoramento da pressão nos fluidos, enquanto permeia as tubulações do sistema. Outro sensor que é de muita importância é o de calor, usado em variadas etapas.

Dessa maneira, concluímos que a automação industrial é de grande valia tanto para os colaboradores, já que estes facilitam o processo, como para os empresários que conseguem ter uma produção maior, com mais qualidade, aumentando assim os lucros.