A indústria é formada por vários segmentos. Dentre eles está a usinagem, setor responsável pela fabricação de peças a partir do metal.

Geralmente, essas peças serão utilizadas por outros segmentos da indústria, tornando o setor da usinagem uma base para os outros. Isso só reforça sua importância, principalmente no aspecto da qualidade do material produzido.

Em relação aos Serviços de usinagem que são desempenhados podemos destacar:

  • Aplainamento das peças;
  • Fresagem;
  • Torneamento;
  • furos e cortes;
  • Brochamento;
  • serralheria;

O mais interessante desse setor é que ele também vem sendo atingido pelo avanço tecnológico atualmente.

Com isso, muitos dos processos realizados dentro do setor estão sendo automatizados, ou seja, realizados por uma máquina a partir de um comando já pré-determinado, o que otimiza a rotina.

A robotização é uma realidade cada vez mais presente nas indústrias e é de extrema importância por contribuir para a otimização dos processos como foi dito.

Além disso, ele contribui para a redução de custo e uma maior segurança dos funcionários – já que a maioria dos serviços era feito de forma manual. Isso abria uma maior margem de acidentes, sendo que hoje é possível ter mais precisão nas operações por conta do procedimento tecnológico.

Outro elemento importante nesse processo de inovação tecnológica e de aumento de padrão é o torno. Pode-se destacar esse período de transição entre um mecanismo feito de forma tradicional para o chamado CNC – que é o comando numérico computadorizado.

O CNC se refere a um sistema que produz peças de metal, com alta precisão e tecnologia, que podem ser feitas de forma tecnológica e aplicada em vários segmentos industriais.

A importância do CNC

Ainda dentro dessa temática de Ferramentaria e usinagem, o CNC obtém destaque principalmente por conta da precisão que oferece por meio de cortes em geometria, estruturas e dobras. Ou seja, as peças são desenvolvidas, fundidas, ocorrendo o derretimento da peça para que seja encaixada em um molde e dê origem a um novo produto.

As estruturas desenvolvidas nesses projetos podem contar com até 3 dimensões e é possível desenvolver uma linha de produção que se apresente de forma eficiente.

Essa é a chamada usinagem de base, que produz as peças bases para vários segmentos da indústria.

O CNC ainda atua nas máquinas por meio de comandos numéricos (que já citamos como automatização). Pode participar desse processo também a atuação de softwares e impressões 3D, assim como o sistemas computadorizados que ajudam a criar uma peça mais especifica.

Ou seja, investir nesse sistema é muito vantajoso para uma indústria.

Por meio da atuação de meios robóticos, ele facilita muito a realização dos processos e traz vantagens para a indústria.

Além disso, esse sistema consegue fabricar outros produtos como prensas, serras e até brocas, mostrando ainda mais sua eficiência.

As ferramentas industriais

Dentro da indústria temos o que chamamos de Ferramentas gerais, que são utilizadas no setor ou produzidas por ele.

Uma das máquinas que atua no processo de usinagem é o torno mecânico. Essa máquina ajuda no processo de usinagem porque consegue atuar de forma geométrica, com alta precisão.

A máquina gira na peça que está presa para que o corte seja realizado de forma precisa sob a superfície da peça. Após o corte ser feito, o material que sobrou é removido. A peça pode ser cilíndrica ou retangular e atua na transformação do material em seu estado bruto, transformando o material.

A importância de buscar uma empresa qualificada

A indústria precisa de peças com qualidade que serão destinadas a vários setores como o de automóveis, aeronáutica, naval e em máquinas de agricultura, por exemplo.

A base de garantir a qualidade desse material passa por boas peças trabalhadas na usinagem, feitas com metal de qualidade e um serviço preciso.

Por isso, o ideal é buscar por Empresas de usinagem em SP que possuam anos de mercado, um amplo portfólio, recomendações de outros clientes e que conte com um maquinário avançado e uma equipe especializada no manuseio dessas peças, assim como na instalação desse setor dentro da indústria, se assim for necessário.

Isso é importante porque é oferecida uma garantia pelo serviço e a manutenção preventiva, visando detectar falhas logo no início e uma atuação mais efetiva.

É importante realizar também diferenciados orçamentos, com objetivo de encontrar o melhor custo-benefício, incluindo a qualidade pelo serviço prestado também.