Dentro da indústria há inúmeros procedimentos que fazem com que ela consiga ser um dos principais polos econômicos do mundo.

Isso não é a toa. Afinal, todos esses procedimentos nada mais são do que o uso da tecnologia e das matérias-primas para o desenvolvimento de métodos mais otimizados e mais seguros.

Um dos elementos que permite que a indústria consiga avançar é o uso contínuo dos elementos ferrosos como o ferro, as barras desse material, o inox e muitos outros, que quando tratados na metalurgia podem ser aplicados em diversos ramos.

Além dos elementos ferrosos bastante usados nas aplicações industriais, são usados outros elementos que são bastante importantes, como o uso de acessórios elétricos para o desenvolvimento das instalações elétricas.

Este artigo tem como objetivo mostrar como a chapa de ferro e outros produtos ferrosos são usados dentro das instalações elétricas.

Barramento neutro dentro do mercado

Um dos elementos usados na indústria e nas instalações elétricas é o chamado barramento neutro.

Basicamente, esse item é aplicado – principalmente – nos chamados quadros de distribuição, quadros de luz e também as chamadas cabines primárias. Essa instalação permite uma qualidade da distribuição e que ela ocorra de forma segura.

O barramento neutro é um tipo de peça elétrica e a sua principal característica é o formato em barra chata por meio do cobre eletrolítico. Isso porque ele é feito de cobre.

Além disso, o equipamento apresenta alta resistência ao calor e a corrosão, principalmente pelos materiais usados na sua produção.

A usabilidade desse tipo de equipamento é bastante vista nos pontos zeros de cada circuito, evitando os chamados curto-circuitos, evitando também os chamados transtornos energéticos em:

  • Casas;
  • Condomínios;
  • Indústrias;
  • Comércio e outros procedimentos.

Uso do aço na indústria

Um dos principais materiais usados na indústria é o aço. Ele é usado tanto na indústria como na construção civil.

O material é composto de uma liga de ferro e carbono, assim, são usados em diversos produtos como eletrodomésticos, veículos, materiais de construção e etc.

O aço tem uma grande aplicabilidade, sendo sua mecanicidade a principal característica. Isso porque essa característica permite a dobra de chapa mais eficiente.

Existem diversos tipos de aço usados na indústria sendo os principais:

1. Aço carbono

O aço nada mais é que uma liga de ferro com carbono no qual o teor de carbono é quase sempre inferior a 2,11%.

Os aços carbonos são sempre derivados da junção do ferro com o carbono, podendo esse elemento variar em quantidades significativas.

O aço carbono também pode ter outros elementos residuais como elementos de manganês, fósforo ou então silício.

No entanto, as quantidades desse tipo de substâncias não alteram as propriedades do item e aparecem em graus reduzidos.

Os aços carbonos são usados em diversos tipos de aplicação dentro da indústria.

2. Aço liga

Os aço liga, por sua vez, possui ligações diferentes entre ferro e carbono e os outros elementos constitutivos como os citados anteriormente. Nesse caso, no entanto, tais materiais podem alterar as propriedades químicas ou então mecânicas do metal.

Os outros elementos necessários para que esse aço liga tenha determinadas características são:

  • Manganês;
  • Níquel;
  • Cromo;
  • Molibdênio;
  • Vanádio;
  • Tungstênio e outros.

Além disso, há subtipos de aço liga, como os:

  • Aço baixa liga:
  • Aço média liga;
  • Aço alta liga;
  • Aço baixa liga de alta resistência.

Centro de usinagem horizontal

Como sabemos, as indústrias possuem diversas máquinas e equipamentos que sofrem alguns problemas.

Neste contexto, é necessário realizar a troca de peças. Para a fabricação dessas peças é preciso passar pelos processos de usinagem.

A usinagem nada mais é que todo o processo que garante a transformação de determinada matéria-prima como o aço para a produção desse tipo de peça.

Um dos tipos de procedimentos realizados e espaços essenciais para isso é o centro de usinagem horizontal.

A chamada usinagem horizontal nada mais é que um centro de processamento de peças em que há uma ferramenta de corte rotativa sobre um cabeçote e esse cabeçote tem uma orientação horizontal.

O centro de usinagem horizontal permite que o cabeçote horizontal rotativo com eixo paralelo se aproximem da peça pelos lados, fazendo com que ocorra o escoamento de cavacos. Assim, ajuda na melhor modelagem das peças.

Dessa forma, vimos que dentro da indústria existem diversos tipos de processos e usos de matérias-primas para que ocorra o desenvolvimento dos mais variados sistemas produtivos e peças utilizadas cotidianamente, sendo seguros e eficientes.