Rolamentos e buchas são necessários para o funcionamento ideal de qualquer aplicação de roda. Sem eles, o diâmetro da roda está sujeita a fricção constante — desgastando-a mais rapidamente e encurtando sua vida útil.

Isso é especialmente importante em rodas industriais que transportam cargas pesadas, como rodas de metal em madeireiras ou fábricas.

A palavra rolamento é um termo mecânico que se refere ao processo de transferência da energia de uma carga entre a roda e o eixo. O rolamento de cobre também se refere ao dispositivo específico colocado dentro de uma roda para minimizar o atrito entre a roda e o eixo.

As buchas têm a forma de um tubo ou manga e ajudam com o movimento ao deslizar, ao contrário do movimento de rolamento. Ainda assim, as buchas são um tipo de rolamento, pois ajudam na eficiência da rotação.

Todas as rodas precisam de rolamentos de aluminio ou buchas para funcionar suavemente a longo prazo. No entanto, o tipo e tamanho do rolamento ou bucha necessário será específico para cada aplicação e deve ser cuidadosamente selecionado.

Como funciona uma bucha?

Buchas, também chamadas de mancais de deslizamento, são apenas um tipo específico de mancais. Eles são feitos para deslizar sobre as hastes para fornecer um movimento de baixo atrito.

Eles são excelentes para absorção de choques e trabalham para minimizar o uso de energia, ruído e desgaste.

Buchas são amplamente utilizadas para rodas de serviço pesado que exigem altas tolerâncias de carga e portas em aluminio deslizantes.

As buchas são autolubrificantes e, portanto, ideais para operações de baixa manutenção ou livres de manutenção.

A autolubrificação é obtida a partir de um padrão uniforme de entalhes na superfície da bucha que atuam como reservatórios de graxa.

Algumas buchas de nylon podem operar sem o uso de lubrificantes e são especialmente úteis em indústrias de alimentos e têxteis, em que as aplicações secas são preferidas.

Tipos de buchas

Existem vários tipos de buchas no mercado com diferentes composições de materiais. Alguns podem resistir à corrosão, enquanto outros são adequados para controlar alta pressão e impacto.

Deste modo, selecione o melhor tipo de bucha baseado no aplicativo e no ambiente operacional.

Buchas de plástico

Buchas plásticas sólidas são cada vez mais populares devido às suas propriedades leves e resistentes à corrosão. Exigem pouca ou nenhuma manutenção ou lubrificação adicional.

Os plásticos modernos foram projetados para superar as preocupações anteriores, como a sensibilidade ao calor, o amolecimento, o desgaste ou a redução da vida útil em temperaturas elevadas.

Buchas Nyloil são um dos tipos mais comuns de buchas plásticas que oferecem usinabilidade e durabilidade excepcionais.

Elas funcionam bem em condições úmidas, como rodas de carro seco em instalações de secagem de madeira, no qual a água age como lubrificante para a bucha.

Buchas de bronze

As buchas de bronze são normalmente fabricadas com material de bronze fundido contínuo para garantir uma estrutura de bronze uniforme em toda a bucha. São buchas de uso geral que oferecem excelente capacidade de carga e proteção contra o desgaste.

Eles podem suportar altos níveis de calor e podem ser facilmente modificados pela adição de ranhuras de óleo e graxa, bem como plugues de grafite autolubrificantes.

A Bucha de bronze grafitado também pode ser projetada com flanges para lidar com cargas combinadas.

O bronze é um material versátil e comumente usado para buchas porque vem em muitas ligas e composições.

Buchas de bronze ou rolamentos de bronze são duros e fortes, ao contrário das buchas de latão, que são mais macias e mais facilmente deformadas.

Assim, as buchas de bronze têm maior tempo de vida do que a bucha de latão. No entanto, cabe destacar que cada model o

Elas resistem a choque e impacto, desgaste e corrosão.

As buchas de bronze exigem um lubrificante externo, por exemplo, graxa ou óleo, na instalação e durante a operação para reduzir o atrito e o desgaste.

Aplicações de bucha de bronze

Elas são mais frequentemente usadas ​​em aplicações industriais de baixa velocidade, alta carga e trabalho severo além de maquinário para fabricação de ferro e aço. Além disso, podem ser facilmente encontradas em:

  • Processamento de alimentos;
  • Moldagem por injeção;
  • Máquinas automotivas;
  • Máquinas de movimentação de terra;
  • Bombas e outras indústrias.

Deste modo, ao selecionar entre rolamentos e Bucha grafitada para aplicações de rodas, a principal consideração é a velocidade e a capacidade de carga — as rodas transportarão cargas mais pesadas em velocidades mais lentas ou cargas mais leves em velocidades mais altas?

Outra área a ter em mente é a lubrificação. Algumas aplicações livres de manutenção exigirão auto lubrificação, especialmente na indústria alimentícia e têxtil, onde as aplicações secas são procuradas.

Uma vasta seleção de rolamentos e buchas está disponível no mercado com diferentes tamanhos e opções de materiais — adequados para uma variedade de aplicações de rodas a preços variados.