A vedação em equipamentos industriais com o uso de Juntas de vedação mecânicas é uma solução bem interessante para evitar vazamentos e otimizar recursos operacionais nesta área.

Na prática, os elementos que são conhecidos como juntas servem para vedar máquinas industriais, aparelhos, caixas e até tubulações. A ideia da vedação com o eixo de mecânica envolvida significa, na prática, que essas estruturas que compõem o chamado anel de vedação ficam juntas por causa do processo mecânico.

De modo geral, elas são estruturas acopladas mecanicamente, portanto, com maior capacidade de proteção e vedação dos equipamentos industriais.

Vale ainda mencionar que essa junção em formato de acoplamento pode acontecer de muitas maneiras. A mais comum é que esses materiais sejam incorporados em uma mistura de materiais como borracha, silicone, fibra de vidro e metal. Isso torna as estruturas mais firmes, com capacidade mais expressiva na vedação.

Quer saber mais sobre como a vedação pode auxiliar os equipamentos industriais? Continue lendo este artigo e saiba mais!

Acoplamento flexível: O que é?

Como o próprio nome sugere, esse formato de junção nomeado como Acoplamento flexível é um tipo de dispositivo mecânico perfeitamente ajustável nas vedações industriais. É por esse motivo que os acoplamentos são usados em materiais de metal, dobradiças, tubos, mangueiras e tantos outros equipamentos e acessórios industriais.

Na prática essa flexibilidade do formato e da maneira de proteção faz com que  esse modelo chamado de Acoplamento flexível seja muito versátil.

Em resumo, esse formato, feito em borracha, tem capacidade não só de proteger os equipamentos industriais e evitar vazamentos, mas preservar os materiais a longo prazo.

Na prática, esse formato flexível oferece inúmeras vantagens para as indústrias. São exemplos:

  • Proteção de equipamentos;

  • Resistência a longo prazo;

  • Durabilidade;

  • Otimização de recursos financeiros e operacionais para proteção.

Reservatório de ar comprimido

Há equipamentos muito específicos como o Reservatório de ar comprimido que precisam de bastante proteção. Isso porque, o ar comprimido é uma matéria-prima muito usada pela indústria de pneumáticos, com o a automotiva.

Assim, a conservação do ar no reservatório é a base para essa indústria. Diante disso, a vedação por meio de juntas mecânicas ou produtos específicos para tal finalidade como a borracha de vedação é algo muito estratégico.

Na prática, além de proteger o reservatório, esse método auxilia a indústria que conta com esses equipamentos, com as seguintes vantagens:

  • É uma solução de baixo custo;

  • É algo prático e dá resultado;

  • Pode ser instalado em qualquer tipo de reservatório;

  • Tem elasticidade e resistência.

Ainda há outras várias formas do uso da borracha como anel de vedação. Mas, de maneira geral, os anéis podem ser encontrados em peças da indústria automotiva, em produtos como panelas de pressão, em equipamentos específicos da área industrial como reservatórios, entre outros.

Além de proteger os equipamentos, esse produto apresenta outras vantagens, como:

  • Resistência;

  • Flexibilidade;

  • Alta capacidade de proteção;

  • Economia a longo prazo.

A versatilidade é uma marca registrada da borracha de vedação. Por isso, as perspectivas industriais para essa área são sempre vantajosas a longo prazo.

Além da fabricação de equipamentos industriais, da fixação em máquinas e da vedação de pneus e peças automotivas, esse produto chamado de borracha ou silicone próprio para vedação de destaca pelos benefícios a longo prazo na proteção dos equipamentos.

O silicone para vedar também é muito usado por vidraçarias e para a fixação de janelas residenciais, além de produtos automotivos.

Vale mencionar que existem técnicas específicas que prolongam as vantagens e a capacidade de vedação industrial desse tipo de material.

O cuidado diário com a borracha, o não aquecimento com produtos inflamáveis e a própria manutenção desse material são algumas possibilidades.

Anel de vedação e revestimento

Além dos exemplos citados, a borracha em formato de anel para vedar, ou outra composição, também pode ser usada para revestir peças industriais.

Uma possibilidade do anel de vedação é o revestimento de cilindros ou formação de acoplamentos industriais. As vantagens de investir na vedação são inúmeras e vão desde a preservação dos equipamentos até o reforço das juntas mecânica.

Assim, a consequência de todos esses materiais é o fortalecimento de proteção industrial dos equipamentos e acessórios industriais.

Agora que você sabe um pouco mais sobre como funcionam as Juntas de vedação mecânicas e outros materiais, é hora de repensar a forma como você cuida dos equipamentos. Esses métodos ajudam a preservar a vida útil de produtos, a economizar dinheiro e movem ótimas perspectivas industriais.