sistema pneumático está presente em grande parte dos maquinários industriais. Eles são essenciais na sociedade, mas poucos conhecem a devida importância desse tipo de componente.

A nomenclatura é dada aos equipamentos que fazem uso de ar comprimido para uma gama imensa de trabalhos realizados acerca do ramo industrial.

Eles podem ser encontrados dentro de indústrias, casas, centros automotivos, dentre outros locais.

Em suma, o ar comprimido é de extrema importância para equipamentos que necessitam de pressão – oriunda da ferramenta pneumática, como uma máquina de pregos, por exemplo.

Neste sentido, a pressão do ar “empurra” o prego para a superfície de aplicação.

Sendo assim, preparamos este conteúdo sobre os equipamentos pneumáticos. Aprenda tudo sobre essa tecnologia amplamente empregada no setor industrial brasileiro.

Continue com a leitura do conteúdo a partido dos demais tópicos deste artigo.

Alternativa para movimentos lineares

Os equipamentos que contam com o sistema são ideais para executar movimentos lineares.

Além disso, a fabricação dos materiais pneumáticos é mais simplificada em comparação com os aparelhos hidráulicos, o que gera uma série de vantagens para os gestores industriais.

Além disso, os equipamentos pneumáticos podem ser utilizados em locais com temperaturas elevadas, pois o mecanismo não gera faíscas, o que viabiliza a utilização em lugares com gases inflamáveis, sem que ofereça riscos perigosos.

Equipamentos como a lixadeira pneumática entram nesse quesito, uma vez que utiliza o ar comprimido para proporcionar a rotação necessária tornando possível, assim, o lixamento de superfícies.

O consumo de ar comprimido pelos equipamentos pneumáticos é bem variável, pois isso varia de acordo com a intensidade e do modelo de uso, assim como acontece com a serra circular da lixadeira citada acima.

No geral, os fabricantes estipulam uma margem de consumo, que pode ser analisada na embalagem de cada produto.

Pressão de ar

As ferramentas pneumáticas funcionam a partir de pressão de ar, gerando a força adequada ao movimento de máquinas. Deste modo, a pressão de ar é provida por um compressor que fica diretamente ligado a maquina pneumatica.

Por sua vez, a ferramenta possui mecanismo de bomba movida a gás que força mantém de forma contínua o ar para a parte interior de um tanque de aço até que o ar fique pressurizado.

Sendo assim, a máquina pneumática fica ligada a uma espécie de mangueira, da qual também é ligada a um tanque específico com auxílio de uma válvula de ar.

Ar atmosférico para o compressor

Geralmente, tanto compressor como os demais periódicos do equipamento podem ser encontrados em um revendedor eaton. Sendo assim, a função do compressor é compactar o ar da atmosfera para ser usado nas ferramentas pneumáticas.

Ou seja, o ar fica dentro em um recipiente, onde a pressão é gerada automaticamente.

Alguns detalhes do compressor devem ser levados em consideração, tais como:

  • Método de refrigeração;

  • Lubrificação;

  • Estágios de compressão;

  • Fonte de alimentação.

Assim sendo, cabe destacar que no setor industrial, é possível dizer que os modelos de compressores mais solicitados são o de parafuso e compressores de pistão.

Tipos de equipamentos pneumáticos

Os equipamentos pneumáticos podem ser classificados nas seguintes categorias:

  • Ferramentas de bico;

  • Ferramentas de impacto;

  • Ferramentas rotativas (lineares).

Sendo assim, vale ressaltar que a ferramenta de bico é aquela de sopro de jato, como as pistolas de pintura, as de impacto são aquelas como o martelo de demolição, por exemplo.

Por fim, as ferramentas rotativas são aquelas que funcionam por meio de um motor rotativo, assim como foi mencionado no começo do artigo.

Manutenção das ferramentas pneumáticas

Abaixo, segue algumas dicas de como deve ser feita a manutenção em ferramentas pneumáticas.

Ação contra ferrugem

A ferrugem costuma aparecer constantemente em tubulações antigas.

O profissional responsável pode remover esta reação com facilidade, pois basta realizar a instalação de um filtro de ar comprimido um pouco antes do equipamento pneumático.

Lubrificação

Durante a pós-conexão, há um filtro que deve ter, fundamentalmente, um lubrificante para adicionar névoa de óleo ao ar comprimido que circula pelo equipamento.

Este óleo é extremamente necessário para lubrificar o motor pneumático, especialmente durante o desempenho contínuo da máquina. As unidades de manutenção, em contrapartida, precisam ser conectadas o mais próximo possível do equipamento.

Sua medida precisa ser compatível com o fluxo de ar no ponto de captação.

Se for desejada certa pressão de serviço ou se devem ser compensadas flutuações da pressão ocasionadas pela tubulação, pode ser instalado um regulador de pressão com um manômetro na unidade de manutenção, entre o filtro e o lubrificante.

Ainda assim, para que a ferramenta apresente resultados positivos quanto a durabilidade, é preciso preparação do ar comprimido  por meio de uma unidade de manutenção.

Sendo assim, nas instruções de manuseio das ferramentas pneumáticas podem ser consultadas mais informações sobre o feito.

Portanto, isso é um pouco sobre as ferramentas pneumáticas, alguns dos itens amplamente utilizados nos setores industrial, automotivo e até mesmo caseiro.