Também conhecida como Quarta Revolução Industrial, esse conceito caracteriza a automação na indústria e integração das diversas tecnologias.

Estas são a robótica, inteligência artificial e computação em nuvem, a indústria 4.0 objetiva promover a melhora dos processos e atividades industriais.

Assim, para que haja uma combinação nas operações industriais de um sistema de câmera de monitoramento com áudio, por exemplo, há a incorporação de:

  • Internet das coisas;
  • Robótica avançada;
  • Conexão máquina-máquina;
  • Sensores e atuadores.

Inclusive, isso possibilita a geração de informações e uma conexão das etapas que envolvem a cadeia de valor, o desenvolvimento de novos produtos, projetos, produção, além do pós-venda.

Internet das coisas

Essa automação trata-se da interconexão entre objetos através da infraestrutura habilitadora, tais como eletrônicos, softwares, entre outros.

Tudo isso com capacidade de computação distribuída e disposta em redes, que passam a se comunicar e interagir, de modo remoto ou monitorados e/ou controlados, o que resulta em ganhos de eficiência.

Digitalização

Diz respeito ao uso de tecnologias digitais que transformam os processos de produção, de desenvolvimento de produtos e modelos de negócios, com o objetivo de otimizar e tornar os processos eficientes.

Logo, ela abrange o projeto e implementação de plano de digitalização, tratamento de dados, sensoriamento e aquisição.

Computação em nuvem

Considerado um dos principais na indústria 4.0, consiste na distribuição de serviços de computação, como servidores, armazenamento, bancos de dados, redes, softwares, análises e inteligência pela internet.

Para isso, é necessária a utilização de memória, capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores hospedados em data center. 

Ademais, a computação em nuvem possibilita às empresas de uniforme industrial acessarem recursos computacionais abundantes em forma de serviço, bem como a partir de distintos dispositivos remotos.

Assim, altos investimentos em equipamentos e equipe de suporte são evitados, permitindo maior foco de investimentos nas suas atividades principais.

Cyber segurança

Por fim, este é um conjunto de infraestruturas de softwares e hardwares importantes para a proteção dos ativos de informação.

Afinal, é através do tratamento de ameaças que colocam em risco a informação que é processada, armazenada e transportada pelos sistemas de informação que estão interligados em uma indústria de conserto ar condicionado.

Há ainda uma diversidade de tecnologias utilizadas na indústria 4.0, além dos benefícios trazidos junto a ela, como a alta produtividade e o baixo custo de investimento.