De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em 2017, o setor industrial foi o que mais consumiu energia em todo o país. Ao todo, 36% da energia elétrica produzida no Brasil é utilizada por indústrias. Isso significa que esse setor precisa de um projeto energético muito grande e complexo.

Se formos pensar, quase todas as máquinas necessitam de energia para funcionar. Algumas, ainda, precisam ficar ligadas 24 horas por dia. Isso sem contar todo o trabalho da estrutura industrial, que normalmente é bem grande.

Assim, para construir e organizar toda a instalação elétrica, é necessário contratar uma empresa de projetos elétricos. É ela a responsável pelo planejamento inicial de como será todo o projeto eletrônico da indústria.

Essa empresa, com a atividade de engenheiros especializados, faz as seguintes atividades:

  • Planejamento escrito e detalhado;
  • Localização dos pontos que serão utilizados;
  • Trajeto dos condutores;
  • Descrição de cargas.

Planejar corretamente significa segurança

É importante que o planejamento das instalações elétricas sejam feitos por pessoas especializadas e que entendem do assunto, como dissemos acima.

Isso porque a rede de eletricidade vai muito além do funcionamento dos equipamentos. Ela também envolve a segurança do local de trabalho.

Um projeto elétrico correto pode evitar problemas como curtos-circuitos e até mesmo acidentes, como incêndios e apagões.

Isso garante a segurança dos trabalhadores e da estrutura. Outro ponto é o próprio equipamento de segurança, como câmeras e alarmes de incêndio, que também necessitam de energia para funcionar.

Além disso, equipamentos que precisam de energia contém componentes eletrônicos SMD, que são como micro chips que possuem as informações necessárias para o funcionamento das máquinas. Com instalações elétricas feitas de forma errada, esses componentes podem ser prejudicados e, consequentemente, acabar afetando o funcionamento dos equipamentos.

As partes elétricas de uma indústrias são comandadas pelo centro de controle de motores.

Na prática esse conjunto de motores que são ligados aos equipamentos de baixa e média tensão são os chamados centro de controle de motores. Ele também contém inversores de frequência e dispositivos de medição.

A importância de um eletricista na industria

Para que tudo seja feito de forma correta, o ideal é contratar um eletricista para a indústria. Assim, qualquer problema ou nova instalação, será fácil de resolver.

Outra questão importante é a manutenção das redes elétricas. Existem três fases de manutenção: a preventiva, preditiva e a corretiva. O primeiro caso é realizado de maneira periódica e a função é evitar problemas futuros.

O segundo é quando algo pode estar próximo de sofrer algum dano e, assim, passa por uma manutenção mais detalhada e específica.

Por último, quando é necessária uma manutenção corretiva, é que algo já foi danificado ou quebrado. Assim, com a contratação de um eletricista, essas ações podem ser feitas de maneira mais segura e eficaz.

O que automação tem a ver com eletricidade?

A automação industrial surgiu nos anos 50, com a movimentação automática dos equipamentos industriais. De lá para cá, muita coisa mudou.

Houveram diversos avanços tecnológicos e novas criações. Mas algo continua igual: a necessidade da eletricidade para a maioria das máquinas automatizadas.

Alguns objetos do nosso dia a dia trazem essa automação, como nossos smartphones, nossas televisões, entre outros.

No caso da automação industrial, esse projeto é ainda mais complexo. Para isso, é preciso contar com planejamento detalhado e engenheiros. Assim, a energia elétrica acaba sendo muito importante.

Para que tudo funcione de forma adequada e seja automatizado, é preciso que as instalações elétricas e as instalações de equipamentos conversem. Ou seja, é necessário que os planejamentos iniciais não contenham apenas o básico. É preciso adaptar as ideias para o que já existe e para o que ainda pode existir.

Para finalizar

A automação industrial revolucionou a forma de trabalho nas indústrias. Antes, tudo era realizado de forma manual e mais lenta.

Hoje, com a automação, as produções foram otimizadas. Com a energia elétrica é a mesma questão.

Com o avanço das tecnologias relacionadas à ela, máquinas, equipamentos e ferramentas funcionam de formas mais ágil e eficiente. Além disso, a energia acoplada à automação também trouxe mais segurança para o trabalho.

Muitas vezes deixamos de perceber como a eletricidade, de fato, é importante para nossas funções diárias, sejam elas no trabalho industrial ou em nossa vida pessoal. Por isso, compreender como algumas etapas funcionam é tão importante.