A automação industrial é a utilização de diversos tipos de tecnologias para o controle da produção e do processamento de diversos tipos de produtos de consumo. Uma das principais consequências da automação é a diminuição da interferência humana, o que contribui para reduzir as tarefas manuais nas fábricas.

O setor industrial, principalmente de grande porte, depende muito do uso da automação industrial, que é essencial para a produtividade e qualidade nas linhas produtivas modernas.

Por isso, é fundamental que os empreendedores e gestores compreendam o conceito e os elementos envolvidos na automação, adequando as soluções para cada caso.

Geralmente, os sistemas de controle dos sistemas automatizados são estabelecidos por uma série de dispositivos eletrônicos, cabos blindados para instrumentação e outros componentes.

O objetivo é sempre permitir mais estabilidade, precisão e produtividade para os processos e linhas de produção. Desta forma, é possível alcançar vantagens para os colaboradores e para as fábricas em geral.

Por que investir na automação industrial?

O investimento na tecnologia que permite a automatização dos processos industriais pode assustar empreendedores ou gestores de unidades menores ou com menos experiência de mercado.

Entretanto, o investimento em automação industrial é justificável devido às vantagens que proporciona às linhas produtivas, entre as quais é possível citar:

  1. Aumento da produtividade das atividades;
  2. Melhora na qualidade final dos produtos;
  3. Contribui para diminuir custos;
  4. Proporciona maior segurança para os colaboradores;
  5. Melhora a competitividade no mercado.

1. Aumento da produtividade das atividades

A automação possibilita a realização de diversos trabalhos que, antes, eram feitos manualmente, com o uso de maquinários pré-programados. Com isso, além de atuarem por conta, os sistemas operam com maior exatidão e rapidez.

Os equipamentos também podem trabalhar por longos períodos, desde que sejam realizados frequentemente os procedimentos de manutenção, em uma assistencia técnica schneider, ou de outros fabricantes.

2. Melhora na qualidade final dos produtos

Os maquinários têm capacidade para atuar continuamente, dependendo da alimentação energética, que muitas vezes é constante, com o uso de grupos geradores.

Como operam de uma maneira justa e programada, eles ainda podem atingir uma qualidade maior por mais tempo de produção.

A instalação de transmissor de pressão diferencial auxilia na medição e controle de nível, vazão e pressão dos fluídos nos maquinários, auxiliando no controle das atividades industriais.

3. Contribui para diminuir custos

A redução de custos com a implantação de sistemas automatizados nas indústrias se deve à diminuição do desperdício de produtos e redução nas falhas de produção. Ao mesmo tempo, também é reduzida a necessidade de mão de obra humana.

Como as ferramentas e equipamentos tecnológicos necessitam apenas de revisões periódicas e energia para o funcionamento adequado, agregam um ótimo custo-benefício. Um dos resultados é a redução de custos por mercadoria, dependendo do volume produzido.

4. Proporciona maior segurança para os colaboradores

Os sistemas de automação industrial tornam possível o monitoramento em tempo integral de maquinários com tecnologia hidráulica, pneumática ou eletromecânica.

Eles também emitem alertas sonoros, luminosos e sensoriais diante da possibilidade de qualquer irregularidade nas produções.

Além disso, os equipamentos substituem a mão de obra humana principalmente nas atividades consideradas perigosas, que oferecem riscos para a saúde e bem-estar dos colaboradores.

5. Melhora a competitividade no mercado

Como a automação industrial interfere diretamente na produção, os resultados para as empresas são mais produtividade, com menor custo e mais qualidade.

Desta forma, os empreendimentos se tornam cada vez mais competitivos no mercado, com bons faturamentos e atraindo cada vez mais clientes.

Como potencializar a eficiência da automação industrial?

Para gestores e empreendedores um pouco mais experientes, que já se convenceram da importância da automação industrial para suas linhas produtivas, uma das principais dúvidas é com relação a como otimizar e potencializar a eficiência dos sistemas.

Para isso, recomenda-se o uso de sensores industriais de qualidade, tornando o controle e monitoramento da produção mais precisa e eficiente.

Outra questão é o uso da tecnologia IO-Link, que otimiza a comunicação entre os processos da automação industrial, disponibilizando e transmitindo um grande volume de dados entre sensores e dispositivos.

Mais um diferencial é o poder de rastreabilidade, com o uso de tecnologia por radiofrequência RFID. O RFID industrial permite a leitura de TAGs sem o contato direto, aumentando as possibilidades e segurança no armazenamento de dados.

Para a qualidade e eficiência das instalações, é imprescindível a contratação de empresas especializadas em automação industrial, com profissionais qualificados e tecnologias para aplicar em cada uma das necessidades de uma indústria.